3 modelos de parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

capa de curso de parecer

Fazer um parecer descritivo de educação infantil de acordo com a BNCC é uma forma bastante eficiente de avaliar um aluno durante os primeiros anos de sua jornada letiva.

Isso porque, tendo em vista que esse público ainda é muito jovem, os parâmetros para avaliar a eficiência do que é retido em sala de aula precisam ser bem diferentes do que é usado, por exemplo, com alunos maiores. 

 

Exemplos parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

Um parecer descritivo deve ser usado como uma espécie de diário com o objetivo de acompanhar o avanço e a evolução de uma criança na construção das habilidades que são importantes para a BNCC. Nesse contexto, o parecer deve atender as necessidades da sua turma, por exemplo, se as crianças apresentam maior dificuldade em habilidades de fala, então o foco principal deve ser nas habilidades de fala e assim sucessivamente.

No entanto, de um modo geral, podemos dar como exemplo o seguinte parecer descritivo da educação infantil:

O seguinte parecer foi desenvolvido com base em observações feitas ao comportamento do aluno ___________________ em sala de aula e ele tem como base os eixos que são pré-definidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que rege a educação no Brasil. Em primeiro lugar, sobre a criança, foi observada capacidade de brincar com outras crianças que ela possui e, através dessa observação, construímos essa análise sobre as principais características encontradas.

  1. De um modo geral, podemos dizer que __________________ é bastante carismático e sociável, além de falante. Uma característica muito importante presente no comportamento dele durante as brincadeiras é a curiosidade que ele tem em descobrir coisas novas. Além disso, ele tem muita autonomia em seu comportamento e costuma aprender rápido os conceitos que são ensinados;

  1. No que diz respeito a experiências “Eu, os outros e nós”, o aluno demonstrou ser bastante empático com os coleguinhas, considerando as diferenças, necessidades e sentimentos dos outros. Além disso, ele soube lidar, com a ajuda da professora, com os sentimentos conflitantes que existiram durante a execução das tarefas na sala de aula. Já nas experiências com “corpos, movimentos e gestos”, a criança foi capaz de entender formas corporais, expressões, emoções, sensações e sentimentos diferentes, especialmente através do dia a dia ou da arte, seja ela a música, teatro ou dança. Já na parte de “Formas, cores, sons e traços”, a criança teve liberdade para experimentar as mais diferentes formas de fazer arte, como dobradura, colagem, pintura e desenho. Na parte de “Experiências de imaginação, pensamento, fala e escuta, a criança demonstrou ter sentimentos, desejos e ideais a respeito do que vive no dia a dia, seja de forma presencial ou de outras formas, além de ter demonstrado interesse nas histórias que são contadas dentro da sala de aula. Por fim, no que diz respeito à área de relações, quantidades, tempos, espaços e experiências, a criança também demonstrou capacidade em identificar as formas como quadrado, retângulo, triângulo e círculo.

De modo geral, é possível concluir que o aluno possui um bom desempenho geral nas atividades propostas em sala de aula. Se comparado com ___________ (insira uma data para o último relatório, pode ser anual, semestral, bimestral, mensal ou semanal, por exemplo), foi possível observar uma grande melhora na desenvoltura da criança.

Assinatura (Professor): _______________________

Assinatura (Pai, mãe ou responsável): ___________________

Ao assinar este documento, declaro que estou ciente de todas as informações que estão citadas nele e me comprometo a contribuir no desenvolvimento do meu filho.

Data:______

 

BNCC sobre avaliação na Educação Infantil

O BNCC possui alguns parâmetros para avaliar o desenvolvimento de crianças que ainda estão na educação infantil. Isso porque, como explicado anteriormente, tendo em vista que nessa fase da vida os pré-requisitos são outros e, com eles, não é possível medir o aprendizado aplicando uma prova para medir os conhecimentos dos alunos, a avaliação infantil acontece de forma diferente. Basicamente, os critérios que são levados em consideração são:

  • Os campos que constroem experiências (1. O eu, o outro e o nós · 2. Corpo, gestos e movimentos · 3. Traços, sons, cores e formas · 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação · 5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações);
  • Os direitos de aprendizagem e direitos de desenvolvimento;
  • Os objetivos criados para a aprendizagem da criança e os objetivos de desenvolvimento;

Nem sempre é fácil saber que tipos de atividades abordar e fazer com as crianças não é mesmo? Pensando nisso trouxemos uma super dica de como ajudar seu filho a se desenvolver de uma forma rápida, veja aqui !

Leia também: 3 exemplos de relatório de aulas remotas pronto

Importância do parecer descritivo no desenvolvimento da criança

Um parecer descritivo tem muita importância no desenvolvimento de uma criança. Isso porque ele oferece parâmetros confiáveis para que os professores do ensino infantil possam avaliar as crianças e saber se as aulas estão sendo efetivas na construção do ensino aprendizado delas. 

Avalie seus alunos em diferentes aspectos

Existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração na hora de fazer uma avaliação dos alunos da educação infantil. Entre esses aspectos, estão os que já foram citados anteriormente e que são os obrigatórios de serem levados em consideração de acordo com a BNCC. Além desses, é importante que você, professor, seja capaz de criar parâmetros exclusivos para as suas aulas de acordo com a turma.

Como fazer plano de aula de acordo com a BNCC?

Um plano de aula que segue a BNCC vai te ajudar a economizar tempo na hora de realizar os relatórios e parecer descritivo.

Abaixo, separamos para você algumas atividades para montar o plano de aula.

1º ano

Para a educação infantil, é importante que você tenha parâmetros bem consolidados para que consiga ajudar no desenvolvimento dos alunos do primeiro ano diariamente. Por isso, separamos algumas atividades para te ajudar, confira em:  4 Atividades de alfabetização 1 ano – As melhores para fazer com as crianças

2º ano

Todas as atividades propostas precisam ser pensadas para que contribua no desenvolvimento e o aperfeiçoamento das habilidades coletivas e individuais de cada aluno.  Confira 10 atividades de alfabetização do 2° ano de acordo com o BNCC . e também outros assuntos como: características do 2 ano, o que trabalhar na alfabetização desses alunos e mais.

3º ano

Nesse artigo iremos ajudá-los a propor atividades tanto coletivas quanto individuais para auxiliá-los nessa fase tão importante da criança do 3° ano. Confira em:  4 Atividades de alfabetização 3° ano – o que trabalhar?

4º ano

Nesse artigo iremos falar dessa etapa de aprendizagem para os alunos do 4°ano e como você pode contribuir para que esse processo seja ainda mais significativo. Confira em: Alunos do 4° ano – Desenvolvimento das crianças nessa fase 

5º ano

Nesse artigo iremos discorrer sobre as características dessa etapa de aprendizagem na vida do aluno e sua importância. Mas quais são as características do aluno do 5° ano?  Veja a seguir: Alunos do 5° ano: atividades de acordo com BNCC

 

Como elaborar um parecer descritivo na educação infantil?

Deseja elaborar pareceres descritivos que se adaptem as suas necessidades e mesmo assim estão de acordo com a  BNCC?
 
Conheça o curso da Impare – Como  elaborar pareceres descritivos da educação infantil de acordo com a BNCC.

Veja algumas dicas para elaborar parecer descritivo:

capa de curso de parecer

  • Faça observações diárias e individuais de cada criança e tome nota das principais características;
  • Faça perguntas para si próprio sobre a criança;
  • Seja claro e objetivo no seu relatório;
  • Tente mostrar pontos positivos e de melhoria;
  • Não use expressões consideradas ruins ou de baixo calão. Também não aponte o dedo: tente apresentar as possibilidades que a criança tem de melhoria.

Como iniciar um  relatório de educação infantil?

No artigo “Melhores formas de iniciar um relatório individual na educação infantil”, que também está neste blog, falamos um pouco sobre como você deve fazer para iniciar o relatório de educação infantil de forma correta. Nele, falamos sobre as melhores palavras que você deve usar para fazer esse relatório, quais são os benefícios de fazer ele, além de diversas outras coisas, confira!

Parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

Abaixo, você pode encontrar mais alguns modelos de parecer descritivos:

Parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

 

Créditos: pinterest.com/patriciadamasp

parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

 

Créditos: pinterest.com/patriciadamasp

parecer descritivo educação infantil

 

Créditos: 1.bp.blogspot.com

Professor: conheça seus alunos e aprimore sua didática

Neste artigo, nós abordamos as principais formas de fazer o parecer descritivo de educação infantil de acordo com a BNCC de seus alunos.

Nesse contexto, se você deseja aprofundar no assunto e desenvolver sua própria para elaborar parecer descritivos que se adaptem as suas necessidades e mesmo assim estão de acordo com a  BNCC conheças o curso da Impare – Como  elaborar pareceres descritivos da educação infantil de acordo com a BNCC.

capa de curso de parecerUm curso voltado para docentes e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil.

Ele foi organizado para atender as demandas do processo de escrita de Pareceres Descritivos que contemplem crianças com a faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses (ou seja: Bebês, Crianças bem pequenas e Crianças pequenas).

Confira: Curso como elaborar parecer

Referências: Importância do Relatório Descritivo do Aluno e como fazê-lo | Blog do Educamundo 

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