3 modelos de parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

Fazer um parecer descritivo de educação infantil de acordo com a BNCC é uma forma bastante eficiente de avaliar um aluno durante os primeiros anos de sua jornada letiva. Isso porque, tendo em vista que esse público ainda é muito jovem, os parâmetros para avaliar a eficiência do que é retido em sala de aula precisam ser bem diferentes do que é usado, por exemplo, com alunos maiores. 

Exemplos parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

Um parecer descritivo deve ser usado como uma espécie de diário com o objetivo de acompanhar o avanço e a evolução de uma criança na construção das habilidades que são importantes para a BNCC. Nesse contexto, o parecer deve atender as necessidades da sua turma, por exemplo, se as crianças apresentam maior dificuldade em habilidades de fala, então o foco principal deve ser nas habilidades de fala e assim sucessivamente.

No entanto, de um modo geral, podemos dar como exemplo o seguinte parecer descritivo da educação infantil:

O seguinte parecer foi desenvolvido com base em observações feitas ao comportamento do aluno ___________________ em sala de aula e ele tem como base os eixos que são pré-definidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que rege a educação no Brasil. Em primeiro lugar, sobre a criança, foi observada capacidade de brincar com outras crianças que ela possui e, através dessa observação, construímos essa análise sobre as principais características encontradas.

  1. De um modo geral, podemos dizer que __________________ é bastante carismático e sociável, além de falante. Uma característica muito importante presente no comportamento dele durante as brincadeiras é a curiosidade que ele tem em descobrir coisas novas. Além disso, ele tem muita autonomia em seu comportamento e costuma aprender rápido os conceitos que são ensinados;
  1. No que diz respeito a experiências “Eu, os outros e nós”, o aluno demonstrou ser bastante empático com os coleguinhas, considerando as diferenças, necessidades e sentimentos dos outros. Além disso, ele soube lidar, com a ajuda da professora, com os sentimentos conflitantes que existiram durante a execução das tarefas na sala de aula. Já nas experiências com “corpos, movimentos e gestos”, a criança foi capaz de entender formas corporais, expressões, emoções, sensações e sentimentos diferentes, especialmente através do dia a dia ou da arte, seja ela a música, teatro ou dança. Já na parte de “Formas, cores, sons e traços”, a criança teve liberdade para experimentar as mais diferentes formas de fazer arte, como dobradura, colagem, pintura e desenho. Na parte de “Experiências de imaginação, pensamento, fala e escuta, a criança demonstrou ter sentimentos, desejos e ideais a respeito do que vive no dia a dia, seja de forma presencial ou de outras formas, além de ter demonstrado interesse nas histórias que são contadas dentro da sala de aula. Por fim, no que diz respeito à área de relações, quantidades, tempos, espaços e experiências, a criança também demonstrou capacidade em identificar as formas como quadrado, retângulo, triângulo e círculo.

De modo geral, é possível concluir que o aluno possui um bom desempenho geral nas atividades propostas em sala de aula. Se comparado com ___________ (insira uma data para o último relatório, pode ser anual, semestral, bimestral, mensal ou semanal, por exemplo), foi possível observar uma grande melhora na desenvoltura da criança.

Assinatura (Professor): _______________________

Assinatura (Pai, mãe ou responsável): ___________________

Ao assinar este documento, declaro que estou ciente de todas as informações que estão citadas nele e me comprometo a contribuir no desenvolvimento do meu filho.

Data:______

BNCC sobre avaliação na Educação Infantil

O BNCC possui alguns parâmetros para avaliar o desenvolvimento de crianças que ainda estão na educação infantil. Isso porque, como explicado anteriormente, tendo em vista que nessa fase da vida os pré-requisitos são outros e, com eles, não é possível medir o aprendizado aplicando uma prova para medir os conhecimentos dos alunos, a avaliação infantil acontece de forma diferente. Basicamente, os critérios que são levados em consideração são:

  • Os campos que constroem experiências (1. O eu, o outro e o nós · 2. Corpo, gestos e movimentos · 3. Traços, sons, cores e formas · 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação · 5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações);
  • Os direitos de aprendizagem e direitos de desenvolvimento;
  • Os objetivos criados para a aprendizagem da criança e os objetivos de desenvolvimento;

Leia também: 3 exemplos de relatório de aulas remotas pronto

Importância do parecer descritivo no desenvolvimento da criança

Um parecer descritivo tem muita importância no desenvolvimento de uma criança. Isso porque ele oferece parâmetros confiáveis para que os professores do ensino infantil possam avaliar as crianças e saber se as aulas estão sendo efetivas na construção do ensino aprendizado delas. 

Avalie seus alunos em diferentes aspectos

Existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração na hora de fazer uma avaliação dos alunos da educação infantil. Entre esses aspectos, estão os que já foram citados anteriormente e que são os obrigatórios de serem levados em consideração de acordo com a BNCC. Além desses, é importante que você, professor, seja capaz de criar parâmetros exclusivos para as suas aulas de acordo com a turma.

Como fazer parecer descritivo de acordo com a BNCC:

Em linhas gerais, é muito fácil fazer um parecer descritivo.

Para educação infantil?

Para a educação infantil, é importante que você tenha parâmetros bem consolidados e consiga avaliar os seus alunos diariamente com base neles. Se não for possível fazer um acompanhamento diário, semanal pode ser interessante.

Para aulas remotas escolares

Nas aulas remotas, é um pouco mais difícil de fazer o parecer descritivo, no entanto, com um pouco de criatividade você vai conseguir montar dinâmicas capazes de examinar os parâmetros abordados anteriormente.

Em 2021

Em 2021, período no qual houve maior flexibilização da pandemia, para fazer o parecer descritivo o professor precisa ter três planos na manga: um para fazer dentro da sala de aula, um para o modelo híbrido de ensino e outro para fazer de forma remota.

Na pandemia

Durante a pandemia, foi preciso se reinventar muito para se adaptar à nova realidade. Sendo assim, dar a oportunidade de conhecer os seus alunos dentro do mundo virtual pode ser muito importante nesse período.

Para crianças de 5 anos

No que diz respeito à crianças de 5 anos, abaixo, separamos algumas formas de você fazer o seu parecer descritivo na educação infantil.

Como elaborar um parecer descritivo na educação infantil:

  • Faça observações diárias e individuais de cada criança e tome nota das principais características;
  • Faça perguntas para si próprio sobre a criança;
  • Seja claro e objetivo no seu relatório;
  • Tente mostrar pontos positivos e de melhoria;
  • Não use expressões consideradas ruins ou de baixo calão. Também não aponte o dedo: tente apresentar as possibilidades que a criança tem de melhoria;
  • Seja justo;

Para mais informações sobre como fazer o seu parecer descritivo, acesse o canal Doutora Escola Guaciara Fornaciari, pois, nele, existem diversas dicas incríveis do que pode ser feito para te ajudar a fazer o parecer, além de diversos outros assuntos.

Como iniciar um  relatório de educação infantil?

No artigo “Melhores formas de iniciar um relatório individual na educação infantil”, que também está neste blog, falamos um pouco sobre como você deve fazer para iniciar o relatório de educação infantil de forma correta. Nele, falamos sobre as melhores palavras que você deve usar para fazer esse relatório, quais são os benefícios de fazer ele, além de diversas outras coisas, confira!

Parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

Abaixo, você pode encontrar mais alguns modelos de parecer descritivos:

parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC
Créditos: pinterest.com/patriciadamasp
parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC
Créditos: pinterest.com/patriciadamasp
parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC
Créditos: 1.bp.blogspot.com

Conclusão: Professor: conheça seus alunos e aprimore sua didática

Neste artigo, nós abordamos as principais formas de fazer o parecer descritivo de educação infantil de acordo com a BNCC de seus alunos. Nesse contexto, se você deseja saber mais sobre o tema da educação e quer baixar atividades infantis, acompanhe este site, pois, aqui, temos diversos materiais muito interessantes.

Referências: Importância do Relatório Descritivo do Aluno e como fazê-lo | Blog do Educamundo 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *