Leitura Infantil: 14 formas de fazer os pequenos se apaixonarem por livros

Ler é uma das nossas ferramentas mais poderosas para interagir com o meio ambiente e compreender o mundo. Nesse sentido, as crianças devem estar familiarizadas com os livros desde o primeiro ano de nascimento. 

Seja em casa ou na escola, como uma atividade de alfabetização do 5 ano, por meio da narrativa e da alfabetização infantil, a literatura incentiva as diferentes habilidades das crianças. Por exemplo, os livros apoiam o desenvolvimento da linguagem, a expansão do vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário.

Desta forma, a educação deve salvar o repertório fornecido pela história de cada criança para apresentar às crianças as diferenças culturais e humanas. Além disso, eles podem ser ensinados a lidar com problemas de forma ética e ajudá-los a lidar com emoções e sentimentos no processo de desenvolvimento. Além disso, podem proporcionar facilidades com atividades de alfabetização do 5 ano.

Importância da leitura na educação infantil

leitura infantil

A atividade de alfabetização 5 ano de leitura na Educação Infantil é um hábito importante que precisa ser desenvolvido, pois, traz grandes benefícios para o desenvolvimento pessoal.

Despertar o interesse pelos livros não é apenas uma forma de cuidado, atenção e amor, mas também uma atitude importante que ajuda a cultivar os hábitos de leitura das crianças. 

Como lembrou o romancista André Maurois, “a leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”. É essencial que esse sentimento faça parte da vida de uma criança!

Autores que falam sobre a importância da leitura na educação infantil

leitura infantil
Créditos: leiturinha.com.br

Muitos autores de livros e historinhas falam sobre a importância da leitura infantil em seus gestos, por exemplo, na constante criação de novas obras com o intuito de despertar o interesse dos pequenos pela leitura. Monteiro Lobato, por exemplo, é um desses autores e suas obras, mesmo as mais antigas, ainda são relevantes hoje em dia. Não é necessário mais que suas obras, para compreender o que os autores pensam sobre a leitura na educação infantil.

Por que ler para uma criança?

A leitura infantil é um excelente momento para, se aproveitadas as vantagens oferecidas por este hábito, por exemplo, fortalecer o vínculo afetivo com os adultos, explorar as emoções, estimular a criatividade, etc., pois além de ajudar a desenvolver a imaginação, a criatividade e a linguagem das crianças, também pode ampliar seu conhecimento em relação ao mundo.

Porém, em contrapartida, tem que tomar cuidado com as desvantagens, que estão ligadas mais ao cuidado de prestar atenção às crianças, pois ao ler para uma criança despreparada ou ler histórias que possam lhes causar medo, pode fazer com que a criança perca seu interesse pela leitura.

Conhece o Clube da leitura infantil?

leitura infantil
Créditos: educandotudomuda.com.br

O Clube da leitura infantil é basicamente um estabelecimento onde deve ser feita uma assinatura para ter acesso a conteúdos que estimulem a educação dos pequenos. Existem muitas opções no mercado. 

Geralmente funciona assim: você escolhe a faixa etária do seu filho (ou seu desenvolvimento literário) e, a seguir, diz quantos títulos e por quanto tempo deseja receber a cada mês. Desde então, ele recebe exemplares em casa todos os meses. Alguns clubes fornecem diretrizes específicas dos trabalhos.

Conheça + de 20 livros de história para leitura infantil

Veja a seguir os livros que se adequam para cada uma das situações do cotidiano.

Para dormir

Para iniciantes

Livros online gratuitos [PDF]

Para Alfabetização

Os livros são com certeza, uma boa opção de atividade para alfabetização, sendo adequada para várias séries, como, por exemplo, atividade de alfabetização do 5 ano. Veja a seguir os livros que podem ser úteis para a alfabetização(alguns já foram citados em outro tópico, pois são versáteis):

Como ler para uma criança?

Ler para uma criança muitas vezes depende de cuidados especiais, pois não são todas que possuem um grau de entendimento mais avançado, e a depender da idade, certas leituras podem causar confusão na mente das crianças. Portanto, para ler para uma criança, é preciso ter em mente algumas técnicas, para não errar neste momento.

14 Formas de incentivar a leitura cada idade

leitura infantil

Pensando em te ajudar no incentivo da leitura das crianças de cada idade, trouxemos algumas formas mais eficazes:

Para os bebês de até 2 anos

  • Faça gestos, expressões faciais e mude o tom de acordo com a história;
  • Imite os sons produzidos pelos bebês e observe suas reações;
  • Leia pequenos trechos diariamente para fortalecer o hábito, em vez de ler o livro inteiro de uma vez e esperar um pouco antes de repeti-lo;
  • Mostre as figuras do livro e diga em voz alta o nome do que está olhando.

Para as crianças de 3 a 5 anos

  • Ao ler, faça perguntas para promover a compreensão da história. Por exemplo: “Quem é?”, “Onde estão eles?”.
  • Preste atenção as perguntas e ouça com atenção os comentários das crianças, pois eles revelam sua compreensão da história e como se sentem;
  • Fale sobre como o personagem se sente e pergunte se a criança se sentiu da mesma maneira;
  • Incentive as crianças a contar histórias à sua maneira.

Para as crianças de 6 a 8 anos

  • Incentive seu filho a ler este livro em voz alta e ajude-o onde tiver dificuldade;
  • Para não se cansar, você pode ler cada página ou as falas de cada personagem;
  • Tenha cuidado para não enfatizar demais a leitura e torná-la uma obrigação. Este será cada vez mais cobrado na escola, mostrando assim que este é um momento de lazer em casa.

Para as crianças de 9 anos ou mais

  • Continue lendo histórias para o seu filho dormir pode ser uma boa hora. Mesmo após a alfabetização, é importante ouvir a leitura de um adulto, pois a criança vai olhar e aprender com leitores mais experientes e sempre se beneficiar dessa interação;
  • Agende um tempo para ler juntos: todos podem ler seus próprios livros e, em seguida, compartilhar o que leram;
  • Deixe seu filho ler para você ou para irmãos e irmãs. Ela ficará muito feliz em poder desempenhar esse novo papel (as crianças gostam de se sentir crescidas e de ver como elas crescem!).

Portanto, a leitura na educação infantil é muito importante para o desenvolvimento saudável dos pequenos para o futuro. Pois, como vimos, é capaz de expandir a mente, abrindo portas para a criatividade e novos conhecimentos. Como já falamos, as crianças que tiverem o hábito de ler, podem ter mais facilidade na resolução de atividades de alfabetização do  5 ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *