4 Atividades de alfabetização 1 ano

Alfabetizar e letrar certamente não são tarefas mais fáceis, nem mesmo para os professores mais capacitados. A prática de alfabetizar nada mais é que a construção e a apropriação da língua escrita também de sua representação e significado. Já o letramento é a habilidade de utilizar essa escrita em atividades práticas sociais e cotidianas.

Quando falamos de alfabetização e letramento, falamos do processo continuo e progressivo de ler e escrever. Esse processo começa bem antes do primeiro ano na exploração natural da linguagem e segue pelo período de codificar e decodificar o alfabeto.

Não há um consenso entre educadores quanto às etapas desse processo de alfabetização, porém uma coisa é certa: as crianças precisam se sentir parte desse processo para se familiarizarem e assim aprenderem efetivamente.

Como alfabetizar uma turma de primeiro ano?

Para que professor saiba como dar continuidade nesse processo, é fundamental que ele leve em consideração os conhecimentos prévios das crianças tais como:

-O nível da escrita;

-O conhecimento das letras do alfabeto e a distinção entre letras e números;

– a compreensão da diferença entre escrita e outras formas gráficas;

-O domínio de convenções gráficas (letra maiúscula, minúscula, cursiva);

Quais são as atividades do primeiro ano?

É importante ressaltar que mesmo que as crianças ainda não tenham apropriação da escrita alfabética, momentos diários com livros, jornais, revistas, cartazes e textos de diversos gêneros (musicas, cantigas, poemas, receitas, bulas…) familiarizam a criança com as práticas sociais de leitura e escrita. Diversos textos possibilitam as crianças a se envolverem em situações reais que a incentive no aprendizado.

-As atividades precisam ser lúdicas e estarem inseridas no contexto social da criança e que tenha significado (faça sentido) no seu cotidiano;

– Atividades que ela possa exercitar e observar a dimensão sonora das palavras;

-Atividades voltadas á identificação das letras;

Atividades 1 ano ensino fundamental Português

alfabetização 1 ano

O ensino fundamental é muito importante para um desenvolvimento saudável do aprendizado nas demais fases do ensino, por tanto entender qual a atividade de alfabetização 1 ano de português deve ser passada é fundamental.

O que ensinar de português no 1 ano do ensino fundamental?

alfabetização 1 ano
  1. Escrever nomes e as iniciais;
  2. Compreensão de leituras cotidianas;
  3. Nome próprio e número de letras;
  4. Reconhecer palavras e nomes de objetos;
  5. Reconhecimento de sílabas e seus sons;

Atividades de matemática 1 ano 

alfabetização 1 ano

A matemática também está inserida diretamente no cotidiano de qualquer ser humano e de alguma forma a criança já teve contato com ela bem antes de estar no primeiro ano do ensino fundamental. Também é importante que o professor avalie os conhecimentos prévios e assim dê prosseguimento no aprendizado.

-Evidencie os nomes das crianças e peça para contarem as vogais, depois as consoantes;

-Disponibilize na sala de aula cartazes com dia da semana, hora de cada atividade, contar em voz alta a quantidade de alunos presentes no dia, contar a quantidade de alunos ausentes. Numerar carteiras, assentos;

-Leve objetos para a sala de aula e quantifique-os. Vá somando mais objetos ao longo do dia e subtraindo-os.

Como ensinar matemática para crianças do primeiro ano?

alfabetização 1 ano

Como já mencionamos, e destacamos ao longo deste conteúdo, as crianças aprendem com mais facilidade quando as atividades estão inseridas no seu contexto social e diário. Momentos de interação, troca de experiências, práticas sociais de seu cotidiano levados para a sala de aula se transformam em estímulos que são transformados em aprendizado. A sala de aula e a escola como um todo precisa proporcionar contato com situações reais e utilizar o meio em que ela está inserida como ferramenta de promoção de um aprendizado lúdico, prático, interativo e sólido.

Brincadeiras que estimulam o aprendizado das crianças no primeiro ano

-Amarelinha – uma brincadeira clássica e que permite a criança ir jogando o objeto nos números sem pisar na casa pré-numerada desenvolve a familiaridade com os números;

-Telefone sem fio – rende boas risadas e ainda prende a atenção das crianças na fala uma das outras estimulando a expressão, oralidade, interação e a fonética.

-‘’Com que letra começa” –  o professor disponibiliza imagens de objetos dentro de bexigas e escolhe uma criança por vez para escolher uma e furar a bexiga tirando ali o objeto que a criança dirá com qual letra começa;

Conclusão

Podemos concluir então, que o primeiro ano do ensino fundamental é uma base importante para a apropriação da leitura e da escrita que se solidificará nos anos seguintes. Por meio de um aprendizado lúdico, estimulante e progressivo, a criança que tem o seu contexto social como parte do seu aprendizado, experimenta de forma natural o conhecimento.

A ênfase da ação pedagógica deve estar voltada para a apropriação da escrita e leitura e o desenvolvimento dessas habilidades que se solidificarão ao longos dos anos seguintes.

Leia também: atividades de alfabetização 2 ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *