4 Atividades de Alfabetização 1 ano para Imprimir – Português e Matemática

Alfabetizar e letrar certamente não são tarefas mais fáceis, nem mesmo para os professores mais capacitados. A prática de alfabetizar nada mais é que a construção e a apropriação da língua escrita também de sua representação e significado. Já o letramento é a habilidade de utilizar essa escrita em atividades práticas sociais e cotidianas.

Quando falamos de alfabetização e letramento, falamos do processo continuo e progressivo de ler e escrever. Esse processo começa bem antes do primeiro ano na exploração natural da linguagem e segue pelo período de codificar e decodificar o alfabeto.

Não há um consenso entre educadores quanto às etapas desse processo de alfabetização, porém uma coisa é certa: as crianças precisam se sentir parte desse processo para se familiarizarem e assim aprenderem efetivamente.

Facilitando seu plano de aula – Kit de Atividades de matemática de acordo com a BNCC 

Para facilitar o plano de aula para o primeiro ano, professor indicamos as atividades de acordo com o BNCC são mais de 115 páginas de atividades que funcionam dentro de sala de aula e em casa.

kit de atividades para alunos

folhas de atividades para o 1 ano
 

Materiais testados e validados em sala de aula (de acordo com a BNCC).

                                                >>> Confira aqui <<<

Como alfabetizar uma turma de primeiro ano?

Para que professor saiba como dar continuidade nesse processo, é fundamental que ele leve em consideração os conhecimentos prévios das crianças tais como:

  • o nível da escrita;
  • o conhecimento das letras do alfabeto e a distinção entre letras e números;
  • a compreensão da diferença entre escrita e outras formas gráficas;
  • o domínio de convenções gráficas (letra maiúscula, minúscula, cursiva);

Quais são as atividades do primeiro ano de acordo a BNCC?

É importante ressaltar que mesmo que as crianças ainda não tenham apropriação da escrita alfabética, momentos diários com livros, jornais, revistas, cartazes e textos de diversos gêneros (musicas, cantigas, poemas, receitas, bulas…) familiarizam a criança com as práticas sociais de leitura e escrita. Diversos textos possibilitam as crianças a se envolverem em situações reais que a incentive no aprendizado.

  • As atividades precisam ser lúdicas e estarem inseridas no contexto social da criança e que tenha significado (faça sentido) no seu cotidiano;
  • Atividades que ela possa exercitar e observar a dimensão sonora das palavras;
  • Atividades voltadas á identificação das letras;
Atividades 1 ano ensino fundamental Português

Atividades 1 ano ensino fundamental Português

O ensino fundamental é muito importante para um desenvolvimento saudável do aprendizado nas demais fases do ensino, por tanto entender qual a atividade de alfabetização 1 ano de português deve ser passada é fundamental.

O que ensinar de português no 1 ano do ensino fundamental?

atividades alfabetização 1 ano

  1. Escrever nomes e as iniciais;
  2. Compreensão de leituras cotidianas;
  3. Nome próprio e número de letras;
  4. Reconhecer palavras e nomes de objetos;
  5. Reconhecimento de sílabas e seus sons;

Atividades de matemática 1 ano 

Atividades de matemática 1 ano 

A matemática também está inserida diretamente no cotidiano de qualquer ser humano e de alguma forma a criança já teve contato com ela bem antes de estar no primeiro ano do ensino fundamental. Também é importante que o professor avalie os conhecimentos prévios e assim dê prosseguimento no aprendizado.

  • Evidencie os nomes das crianças e peça para contarem as vogais, depois as consoantes;
  • Disponibilize na sala de aula cartazes com dia da semana, hora de cada atividade, contar em voz alta a quantidade de alunos presentes no dia, contar a quantidade de alunos ausentes. Numerar carteiras, assentos;
  • Leve objetos para a sala de aula e quantifique-os. Vá somando mais objetos ao longo do dia e subtraindo-os.

Facilitando seu plano de aula – Kit de Atividades de matemática de acordo com a BNCC 

Para facilitar o plano de aula para o primeiro ano, professor indicamos as atividades de acordo com o BNCC são mais de 115 páginas de atividades que funcionam dentro de sala de aula e em casa.

kit de atividades para alunos

folhas de atividades para o 1 ano

Como é o material?

  • folhas de atividades para o primeiro ano em cima de uma mesa branca115 Atividades de Matemática alinhadas à BNCC (com códigos) para alunos do 1° ano do ensino fundamental ( PARA IMPRIMIR)
  • SEQUÊNCIA NUMÉRICA
    Trabalhando a fixação dos números
  • QUANTIDADES
    Utilizando números como indicador de quantidade ou de ordem.
  • PAREAMENTO
    Contar de maneira exata e ou aproximada utilizando diferentes estratégias.
  • ADIÇÃO
    Trabalhando na resolução de problemas
  • SUBTRAÇÃO
    Trabalhando na resolução de problemas
  • COMPOR E DECOMPOR
    Compondo e decompondo números com até duas ordens
  • PROBLEMINHAS
    Resolvendo problemas de Adição e Subtração com o suporte de imagens.
  • ANTECESSORES E SUCESSORES
    Trabalhando os números (antes de depois).
  • SISTEMA MONETÁRIO
    Atividades para trabalhar o sistema monetário.
  • E MUITO MAIS…

Materiais testados e validados em sala de aula (de acordo com a BNCC).

                                                >>> Confira aqui <<<

Como ensinar matemática para crianças do primeiro ano?

Como ensinar matemática para crianças do primeiro ano?

Como já mencionamos, e destacamos ao longo deste conteúdo, as crianças aprendem com mais facilidade quando as atividades estão inseridas no seu contexto social e diário. Momentos de interação, troca de experiências, práticas sociais de seu cotidiano levados para a sala de aula se transformam em estímulos que são transformados em aprendizado.

A sala de aula e a escola como um todo precisa proporcionar contato com situações reais e utilizar o meio em que ela está inserida como ferramenta de promoção de um aprendizado lúdico, prático, interativo e sólido.

3 Brincadeiras que estimulam o aprendizado das crianças no primeiro ano

  1. Amarelinha – uma brincadeira clássica e que permite a criança ir jogando o objeto nos números sem pisar na casa pré-numerada desenvolve a familiaridade com os números;
  2. Telefone sem fio – rende boas risadas e ainda prende a atenção das crianças na fala uma das outras estimulando a expressão, oralidade, interação e a fonética.
  3. ‘’Com que letra começa” –  o professor disponibiliza imagens de objetos dentro de bexigas e escolhe uma criança por vez para escolher uma e furar a bexiga tirando ali o objeto que a criança dirá com qual letra começa;

Conclusão

Podemos concluir então, que o primeiro ano do ensino fundamental é uma base importante para a apropriação da leitura e da escrita que se solidificará nos anos seguintes. Por meio de um aprendizado lúdico, estimulante e progressivo, a criança que tem o seu contexto social como parte do seu aprendizado, experimenta de forma natural o conhecimento.

A ênfase da ação pedagógica deve estar voltada para a apropriação da escrita e leitura e o desenvolvimento dessas habilidades que se solidificarão ao longos dos anos seguintes.

Leia também: 10 Atividades de alfabetização 2° ano para economizar tempo o

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *