Atividade de alfabetização

Neste artigo, vamos falar sobre do fato o que é alfabetização e como contribuir para que a criança seja alfabetizada e letrada de uma forma mais eficiente e assertiva.

Você sabe o objetivo da alfabetização nos anos iniciais?

Parece óbvio que os primeiros anos do ensino fundamental precisem ser o norteador para ensinar crianças a dominarem a leitura e a escrita. Porém não podemos ignorar que existem etapas que, se negligenciadas, influenciarão diretamente numa alfabetização transformadora. O objetivo principal da alfabetização é ensinar a criança a ler e a escrever corretamente e que a soma dessas práticas faça sentido em seu meio social.

Papel da alfabetização

Pesquisas apontam que o brasileiro lê pouco. Isso já escancara um desafio para os educadores brasileiros que precisam trabalhar esse hábito em seus alunos.

Claro que isso é um reflexo direto da situação do ensino brasileiro que sofre com falta de investidas em suas políticas públicas na área da educação.

Fato é que essa prática precisa ser estimulada desde cedo para que a leitura seja um hábito prazeroso e visto como transformador tanto para o leitor como para a sociedade em que ele está inserido.

Alfabetizar de forma lúdica

O termo lúdico vem do latim “ludus” que quer dizer “jogo”. E “jogar” nesse contexto, nada mais é que “brincar”.  E pedagogicamente falando, é se apropriar da brincadeira como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

O professor é o mediador, é quem estimula as perguntas, solicita ações, é quem põe a criança como o centro desse processo de aprendizagem, quem cria um ambiente alfabetizador. É papel do professor fazer leitores e escritores por meios de ações, atividades que os estimulem.

Não vivemos numa sociedade igualitária É preciso acreditar que é possível inserir diversos grupos sociais nas práticas de prestígio do uso da escrita e da leitura para que se tornem usuários e críticos dessas práticas dando protagonismo a ele para que assuma seu lugar de fala que é o lugar de todo cidadão.

É importante se aproximar da criança de forma que ela sinta que é parte daquele processo. É importante valorizar, conversar sobre ela, sua família, seu lugar de origem, suas histórias e assim criar brincadeiras que o contexto cultural daquela criança seja um aliado e o quanto aquilo faz sentido para ele e para o seu meio social.

As diferenças individuais também são importantes para a troca de experiências.

18 Atividades para alfabetização

A seguir mostraremos algumas dicas sobre trabalhos de alfabetização:

  • Promover atividades que permita que as crianças falem. Exercitar a oralidade;
  • Exiba vários materiais;
  • Narrativa. Nesse processo, a leitura é fundamental, pois proporciona às crianças um mundo infinito de palavras, combinando diversos significados.

Fornece uma experiência positiva ao usar texto;

  • Abuse de recortes, letras e números móveis em EVA, e em diversos materiais. Incentive os alunos a tocar nas letras e números;
  • Use imagens, ilustre histórias e textos;
  • Crie momentos em que eles contem histórias pessoais;

Partilhe assuntos que cada um possa trabalhar através de situações afetivas (atividades com receitas preferidas, atividade que fale do animal de estimação de cada um, brinquedo preferido…)

Atividades de alfabetização para os primeiros anos do ensino fundamental

É importante reforçar que, a cada ano do ensino fundamental as crianças desenvolverão as atividades com maior ou menor facilidade. Caberá aos educadores adequar cada atividade de acordo com o nível de aprendizado de cada criança ou turma no momento.

Confira abaixo:

  • Atividades com vídeos, músicas e desenhos;
  • Jogos diversos (jogo da memória feito com imagens e palavras, dominó,)
  • Atividades com sílabas;
  • Cruzadinha;
  • Caça-palavras;
  • Ligar palavras a imagens e a número de letras;
  • Estímulos visuais tais como calendário, lista de aniversariantes do mês, cantinho da leitura, relógio;
  • Trava-língua;
  • Caça ao Tesouro;
  • Complete a palavra ou frase;
  • Ditado;
  • Bingo das palavras e dos números;
  • Atividades de comparação entre objetos (dê preferência à objetos que você possa levar fisicamente para a aula);
  • Atividade com os nomes dos colegas e familiares;
  • “Com que letra começa”;
  • Atividades com rimas;
  • Atividades que brinquem com os sons das palavras;
  • Atividades fora da sala de aula. Além de permitir uma nova experiência, o cenário fora da rotina possibilita novas descobertas. Crianças são naturalmente curiosas e se interessam pelo novo.

Sendo assim

Visto que a aprendizagem é um processo e que a construção do saber depende de fatores pessoais, psicológicos, culturais e sociais, é importante respeitar a individualidade de cada um e considerar as brincadeiras lúdicas como ferramentas indispensáveis para um aproveitamento prático, consistente e que seja além de tudo, divertido.

Disponibilizamos três exemplos de atividades para serem feitas nos três primeiros anos de alfabetização (que compreendem o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino fundamental).

Esperamos que tenham gostado deste artigo.

Leia também: 4 Atividades de alfabetização 1 ano

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