4 Atividades de alfabetização 3° ano – o que trabalhar?

Crianças são seres pensantes e que sentem o mundo que os rodeia. Através de um processo gradativo e contínuo de evolução baseado em métodos consistentes de ensino, elas são capazes de interagir com o meio em que estão inseridos. Pais e educadores são peças fundamentais nesse processo que ocorre não apenas no círculo escolar, mas em toda a sua trajetória.

Nesse artigo iremos ajudá-los a propor atividades tanto coletivas quanto individuais para auxiliá-los nessa fase tão importante da criança do 3° ano. 

Alfabetizar crianças do 3° ano: como fazer?

A criança do 3° ano já tem amadurecido seu desenvolvimento motor o que possibilita a ela maior facilidade na execução de tarefas cotidianas e escolares. Seu desenvolvimento cognitivo, emocional é contínuo e depende de estímulos que devem acontecer em todos os seus meios de convivência. 

A escola é um dos primeiros ambientes de socialização dessa criança onde ela convive umas com as outras. Essa interação permite que ela construa novas experiências e se desenvolva.

A alfabetização está em sua fase final tendo em vista que, os dois primeiros anos do ensino fundamental permitiram que as famílias fossem familiarizadas com a habilidade de ler e escrever. Ainda assim, as etapas de aprendizagem continuam avançando e precisamos estar voltados para o aperfeiçoamento de suas habilidades. 

Mas que são as crianças do 3° ano? A seguir iremos discorrer sobre como são de modo geral essas crianças.

Conhecendo a criança do 3° ano

É indispensável avaliar de forma geral uma turma, mas sem ignorar a individualidade de cada criança. Partindo do princípio de que cada criança tem seu tempo de aprendizado dentro de uma determinada faixa etária, todas as propostas apresentadas em sala deverão atender como um todo cada indivíduo. 

A criança de 3° ano está entre 7 e 8 anos de idade. Ela passa por uma fase mais expansiva e agitada. Tem mais rapidez nas suas ações, reações e atitudes se comparada a crianças mais novas. Sendo assim ela apresenta:

  • Desenvolvimento cognitivo bem mais apurado;
  • Mais solidez na sua personalidade;
  • São mais acelerados sendo assim brincam, leem, escrevem, andam,comem  e tendem a fazer tudo o que podem em um ritmo mais acelerado do que o necessário;
  • São mais críticos em relação a si e ao outro verbalizando mais facilmente as diferenças entre si e o outro;
  • São mais impacientes;
  • São mais conectados com os familiares diretos e necessitam de sua aprovação;
  • São mais curiosos em desvendar questões relacionadas a “ efeitos” e “consequências” de uma determinada situação;
  • São mais impacientes;
  • Tem uma preferência esportiva ou atividade muito mais definida;
  • Gostam de pesquisa, desafios, enigmas;
  • Gostam menos de histórias fantasiosas;
  • Adeptos de brincadeiras e atividades em grupo;
  • Passam mais tempo concentrados numa mesma atividade;
  • Mais sociáveis;
  • Se cansam menos;

O que trabalhar nas atividades de alfabetização no 3° ano?

Não tem como fugir: é impossível passar com sucesso pelo processo de alfabetização sem mergulhar no universo das letras, sílabas, palavras, frases e textos. Atividade como leitura, escrita, interpretação de textos são essenciais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas habilidades. 

Porém alfabetizar não atravessa apenas o universo da língua portuguesa. A matemática é uma área de conhecimento universal que envolve os números em suas mais diversas classificações.

Álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística são suas unidades temáticas que deverão ser apresentadas para os alunos do 3° ano de diversas formas.

Um ambiente “letrado”, com livros, cartazes, revistas, números é muito mais convidativo e tornam-se estímulos nesse processo de aprendizagem.

Jogos, atividades lúdicas, desafios matemáticos, entre outras coisas aumentam o interesse dos alunos pelo conteúdo apresentado.

10 Atividades de alfabetização 3° ano

A seguir, separamos 10 atividades de alfabetização do 3° ano para que sejam feitas com os alunos. São elas:

  • Produção textual – Pergunte ao aluno qual seu esporte favorito. Peça para ele escrever um texto sobre o assunto;
  •  Leia com a turma – discuta o tema da leitura, deixe-os apontar, por exemplo, o momento, a ação e o local relacionados à produção do texto em questão. Também realiza atividades de revisão de diferentes tipos de textos, de modo a finalmente distinguir cada um deles (bulas, receitas, notícias, poemas). 
  •  “Continue a história” – prepare um texto criativo com início e meio e peça para o aluno criar o fim da história e contar para os demais;
  • Cruzadinha;
  • Desafios/jogos matemáticos;
  • Desafios/jogos de regras gramaticais e ortográficas;
  • Leve dezenas de palavras soltas e aleatórias e não permita que seus alunos vejam antes. Separe-os em duplas e peça que cada dupla pegue 4 palavras e diga em voz alta uma frase coerente usando aquelas palavras. Faça algumas rodadas. Além de trabalhar oralidade, trabalho em grupo e desafio, renderá boas risadas;
  • “Parlendas fatiadas” – leve parlendas (versos ritmados) fatiados em pedaços e peça para os alunos colocarem em ordem.
  • Faça uma roda, leia uma história em voz alta e ao final, entregue perguntas aleatórias entre eles para que respondam também em voz alta. As perguntas podem se repetir entre eles.
  • “SOS” das palavras – escreva no quadro ou cartolina palavras com erros ortográficos e peça para as crianças corrigirem – pode colocar as regras ortográficas visíveis, pois não há por que o aluno descobrir sozinho a grafia correta das palavras; 
  • Situações-problema com operações matemáticas;

Baseado nas sugestões acima, separamos abaixo algumas atividades para imprimir.

Confira atividades de alfabetização 3° ano para imprimir:

Atividades de Português

atividade para criança de 3 anos
atividade infantil

Atividades de Matemática

atividades para alfabetização
atividades de matemática

Diante disso, vemos a importância de conhecer o aluno do 3° ano e aplicar atividades que despertem seu interesse pelo aprendizado. Crianças nessa faixa etária são agitadas, empolgadas e dispostas a encarar desafios.

 Aproveite essa fase expansiva e proponha atividades grupais de muito movimento e interação que com certeza serão proveitosas e enriquecedoras para os seus alunos. 

Esperamos que tenha gostado desse artigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *