20 livros de história infantil para dormir – Confiram aqui as melhores!

É durante o sono que nosso organismo exerce funções de equilíbrio e disposição o que torna essas funções essenciais para o bem estar. O equilíbrio psicológico, emocional e metabólico depende também das nossas horas de sono. Em cada fase da vida a quantidade de horas de sono necessárias para o descanso são diferentes. Um adulto, por exemplo, necessita em média de 7 a 8 hora de sono por dia, um adolescente em torno de 8 a 10 horas enquanto, um bebê recém-nascido necessita de 16 a 20 horas em média por dia. Fato é que, horas adequadas de sono são imprescindíveis para manter a saúde e o bem estar.

A hora de dormir embora tão necessária pode se tornar um pesadelo para os pais principalmente com bebês ou crianças muito pequenas. Alguns rituais são ferramentas poderosas e eficazes para auxiliar em noites de sono bem dormidas dos pequenos e na tranquilidade dos pais. Afinal, quem tem criança na rotina sabe quão estressante esse momento pode ser e a dificuldade que é para “desligar” os pequenos da tomada. Livro de história infantil para dormir, pode contribuir com esse momento muitas vezes tenso que é a hora do sono. Quer saber como a leitura entra como uma divertida aliada?

O Sono das Crianças

Principalmente nos primeiros anos de vida, o sono das crianças não mantém a regularidade como normalmente mantém o sono dos adultos que é uma sequência interrupta de horas de sono.

Uma pesquisa australiana concluiu que uma em cada três crianças tem problema de sono e que podem desenvolver problemas de comportamento, déficit de atenção, alterações de memória, dificuldades de aprendizado na escola entre outros agravantes.

A rotina de sono da criança precisa ser ajustada pelos pais ou responsáveis e a “higiene do sono” (termo usado para se referir a práticas que auxiliam na melhora de qualidade do sono das crianças), precisa ser praticada.

Diminuir a exposição às telas, manter uma rotina alimentar equilibrada, propiciar um ambiente com menos luzes, silencioso e ventilado são hábitos que auxiliam na higiene do sono. É nessa hora que a leitura também entra. Mas quais os benefícios da história infantil para dormir? Vamos conhecê-los?

Leia também: Leitura infantil Brasileira

Benefícios da Leitura Antes de Dormir

Benefícios da Leitura Antes de Dormir
Créditos:estudokids.com.br

Inúmeros são os benefícios da leitura na rotina.

 Ler história infantil antes de dormir pode ajudar e muito no sono da criança. Um estudo realizado em 2009 pela Universidade de Sussex no Reino Unido mostrou que ler é mais eficaz que caminhar e ouvir música.

Conheça abaixo 6 benefícios da leitura de história infantil para dormir:

  • Proporciona a diminuição dos batimentos cardíacos (desaceleração);
  • Redução da atividade mental;
  • Relaxamento;
  • Proporciona troca de afeto e interação gerando segurança emocional;
  • Bem-estar;
  • Gera sentimentos e emoções positivas tornando a leitura um momento rico em memórias;

20 Livros de História Infantil Para Dormir

A seguir fizemos uma seleção de 20 livros de história infantil para dormir para ler com os pequenos:

Leia também: História Infantil Curta para Dormir

Leia também: História Para Dormir Fábula

Conclusão

Para as crianças, “cair no sono” pode ser um desafio e tanto. Porém o sono além de uma necessidade fisiológica é essencial para revigorar, para a consolidação da memória, recuperação de músculos, entre tantas outras necessidades fundamentais. A história infantil para dormir entra como aliada nesse momento de descanso proporcionando relaxamento e desaceleração, criando uma esfera de tranquilidade e bem-estar, além de fortalecer os vínculos e estreitar os laços afetivos. E aí, pronto para embalar o sono dos pequenos?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *