15 Melhores Histórias Bíblicas Infantis Para Dormir- Vejam as melhores aqui!

História Bíblica Infantil
Créditos:gestacaobebe.com.br

Cada vez mais famílias têm dado atenção para a leitura de histórias com as crianças. Muitas vezes o único tempo que as famílias encontram para essas leituras são durante a noite e assim as histórias para dormir são ainda mais procuradas.

A bíblia é um livro sagrado do cristianismo que levou aproximadamente 7 séculos para ser completamente escrito.

Conta com inúmeras histórias, doutrinas e crenças e é dividido em Velho Testamento (baseado na tradição judaica) e Novo Testamento (o evangelho depois de Jesus Cristo). Embora escrita a cerca de 4 mil anos por aproximadamente 40 autores diferentes e em épocas diferentes, a bíblia é um compilado de livros ricos em histórias que interligam-se e contempla diversas discussões da atualidade. Não é a toa que é o livro mais vendido de todos os tempos, despertando o interesse de pessoas de todas as idades, religiões e crenças por todo o mundo. Mas como apresentar as histórias bíblicas para as crianças? Quais histórias não podem faltar? Descubra a seguir.

Como Contar História Bíblica Para Crianças?

História Bíblica para criança
Créditos:magazineluiza.com.br

Diversas histórias bíblicas e seus personagens são citados e até protagonizados em filmes, séries e novelas. Por esses meios, na maioria das vezes, as histórias são abordadas para a compreensão do adulto e não para a compreensão total da criança. Porém boa parte das histórias bíblicas podem ser trazidas para o universo infantil e mostradas como lindas lições de vida e com uma bela moral no final. A história bíblica para crianças, como qualquer outra história, deve ser contada com a entonação correta e com emoção trazendo assim maior impacto para a criança que a ouve.

Caso a história bíblica seja longa e o leitor queira continuar depois, se possível, termine a primeira parte em um momento de suspense, pois isso deixará a criança entusiasmada para a segunda parte da história.

Também é bacana mostrar para as crianças que em cada época mudam-se tradições e costumes.

Agora que você já sabe como contar as histórias bíblicas, quais histórias escolher?

Como Selecionar Histórias Bíblicas para Dormir?

A bíblia conta com inúmeras histórias. Alguns personagens têm suas histórias contadas desde o seu nascimento até sua morte (o que pode muitas vezes levar longos capítulos bíblia adentro), outras tem sua vida adulta bem detalhada. Mas como selecionar boas histórias bíblicas para as crianças sem comprometer sua atenção e interesse?

A seguir destacaremos três requisitos para escolher história bíblica infantil para dormir:

  • Opte por histórias mais curtas;
  • Dê preferência por histórias menos complexas;
  • Se possível, faça uso de livros e bíblias ilustradas, isso chamará a atenção da criança.

Nem sempre é fácil saber que tipos de atividades abordar e fazer com as crianças não é mesmo? Pensando nisso trouxemos uma super dica de como ajudar seu filho a se desenvolver de uma forma rápida, veja aqui !

Confira agora as 15 melhores histórias bíblicas infantis para dormir que toda criança irá amar!

15 Melhores Histórias Bíblicas Infantis Para Dormir

1- A Criação

Conta o início de tudo. Deus criando céu e Terra até a Criação do homem.

  • Onde encontrar na bíblia: Gênesis 1.

2- Adão e Eva

Foi o primeiro casal segundo a bíblia. Eles viviam plenamente no jardim do Edén até que Eva, influenciada por uma serpente comeu o fruto proibido por Deus. Ela também deu à Adão e foram expulsos do Jardim.

  • Onde encontrar na bíblia: Gênesis 2.

3- Noé e a Arca

Noé era um homem que obedecia a Deus. Ele e sua família foram escolhidos para construir uma enorme arca e para alertar as pessoas sobre uma grande chuva que viria sobre a terra.

  • Onde encontrar na bíblia: Gênesis 6,7.

4- Davi Vence o Gigante Golias

Um arrogante gigante desafia e zomba do povo de Israel. Davi, um franzino rapaz aceitou o desafio de enfrenta-lo.

  • Onde encontrar na bíblia: I Samuel 17.

5- Moisés e o Mar Vermelho

Após pragas atingirem o Egito, Faraó decide libertar o os escravos israelitas, mas logo arrependido, Faraó marcha com seu exército para os persegui-los. O povo foi encurralado, pois á frente só tinha o mar. Através de Moisés, o povo atravessa o mar são e salvo.

  • Onde encontrar na bíblia: Êxodo 14.

6- A Princesa que Resgatou o Menino

A bíblia não cita seu nome, mas a princesa era a filha de Faraó. Enquanto ela banhava-se no Nilo, encontrou um menino em uma cesta. Ela se afeiçoou por ele e o adotou mudando o rumo da história do menino. Esse menino era Moisés que mais a frente seria o líder do povo de Deus.

  • Onde encontrar na bíblia: Êxodo 2.

7 – Raabe, uma Mulher de Fé

Uma mulher que ajudou os israelitas escondendo os espiões.

  • Onde encontrar na bíblia: Josué 2, 6.

8- Ana, uma Mulher Persistente

Ana foi uma mulher estéril que clamava a Deus pois deseja ser mãe. Através de sua fé, oração e persistência, o desejo do seu coração é atendido.

  • Onde encontrar na bíblia: I Samuel 1 e 2.

9- Jonas e o Grande Peixe

Essa narrativa bíblica conta a história de Jonas, um homem que é chamado por Deus para viajar até Nínive e alertar seus moradores que Deus estava prestes a castigá-los. Com medo da reação dos moradores, Jonas pega um navio para uma cidade chamada Társis. Devido a sua desobediência, acaba enfrentando uma grande tempestade, lançado ao mar e vai parar da boca de um grande peixe.

  • Onde encontrar na bíblia: Jonas 1 e 2.

10 – A ressurreição de Lázaro

Lázaro era amigo de Jesus e estava muito doente. Alguns dias depois Lázaro morre mas, Jesus o ressuscita.

  • Onde encontrar na bíblia: João 11.

11- O Nascimento de Jesus

Conta sobre as primeiras horas da vida do menino Jesus. O menino nasceu humildemente na cidade de Belém, numa manjedoura entre os animais.

  • Onde encontrar na bíblia: Mateus 1.

12- Jesus Acalma a Tempestade

Jesus dormia em um barco junto com seus discípulos e de repente surge uma tempestade que chegava a inundar o barco. Jesus, com seu poder acalma a tempestade e todos fiam maravilhados.

  • Onde encontrar na bíblia: Mateus 8: 23-27; Marcos 4: 35-41.

13- Jesus Transforma Água em Vinho

Em uma festa de casamento, o vinho acaba e Jesus que é um dos convidados, transforma milagrosamente a água em vinho.

  • Onde encontrar na bíblia: João 2.

14- Jesus Multiplica Pães e Peixes

Após um dia de ensinamentos, Jesus vê uma multidão faminta. Ele pede as discípulos irem em busca de comida. Eles encontram um menino com 5 pães e 2 peixes. Jesus multiplica esse alimento e todos saem satisfeitos.

  • Onde encontrar na bíblia: Mateus 14:13-21; Marcos 6:30-44; Lucas 9: 12-17;

Versículos bíblicos como encontramos no livro dos Salmos, Provérbios entre outros, podem não contar de fato uma narrativa mas trazem mensagens riquíssimas inclusive para as crianças. Pensando nisso, a Editora Luz e Vida lançou em 2016 o livro “Smilinguido e Sua Turma – Uma História Por Dia.  

Smilinguido é uma formiga bondosa e muito esperta, personagem principal da editora. Os livros além de promover o diálogo entre pais e filhos, é voltado ao aprendizado de valores morais universais, de uma maneira descontraída, amorosa e leve. São 365 histórias datadas (uma para cada dia do ano) com versículos bíblicos que dão base à temática abordada em cada uma das histórias.

Ao final de cada história, o livro trás perguntas que permitem a assimilação do conteúdo pela criança. Demais não é?

15- Daniel na Cova dos Leões

Por um decreto real, ninguém poderia adorar a nenhum Deus, somente o rei poderia ser adorado. Quem desobedecesse seria lançado em uma cova de leões famintos. Daniel é pego orando a Deus e portanto, jogado na cova.

  • Onde encontrar na bíblia: Daniel 6.

Leia também: História Infantil Curta para Dormir

Leia também: História Infantil para Dormir

Conclusão

A história bíblica infantil para dormir além de ser uma grande fonte de conhecimento trás lindas histórias clássicas de sabedoria e aprendizado. Seus ensinamentos e reflexões são lições atemporais que encantarão crianças de todas as idades e deixarão esses momentos em família ainda mais especiais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *