Plano de aula animais educação infantil: Qual o objetivo de trabalhar com animais nessa fase?

plano de aula animais
Créditos: escoladossonhosclaudia.blogspot.com

Os animais são queridinhos pelas crianças desde sempre. Aqueles seres que emitem sons, se movem e apresentam diversos tamanhos e formas, colocam brilho no olhar da criançada e dão vida à sua imaginação.

Além do encantamento e da curiosidade que os animais despertam nas crianças, existe uma infinidade de possibilidades a serem exploradas através desse interesse genuíno e natural. Nesse artigo, vamos mostrar diversas formas de ter os animais como aliado no ensino da educação infantil e o quanto toda essa combinação pode ser enriquecedora na aprendizagem.

Qual Objetivo de Trabalhar Animais na Educação Infantil?

plano de aulas
Créditos: oespacoeducar.com.br

A educação infantil é a primeira etapa da educação. Nessa etapa, as interações, a convivência, brincadeira, exploração, expressão e a participação tem um significado ainda mais construtivo. 

É nessa fase que a criança vai assimilando sua relação com o outro e com tudo o que a cerca. Sendo assim, toda e qualquer atividade que permita que a criança construa de forma ativa, aproprie-se de conhecimento e desenvolva-se, essa atividade está pedagogicamente de acordo. E o mais importante: ensina e contribui muito para o seu desenvolvimento!

Leia também: Atividade de Natal para educação infantil – Veja as 6 melhores atividades de natal para imprimir

Mas antes, você sabia que pode ter acesso a mais de 300 atividades educativas por menos de 40,00 + Bônus?

O kit é dividido em 4 módulos:

  • MÓDULO 1: CONHECENDO AS LETRAS Conhecendo vogais, alfabeto, alfabeto minúsculo.
  • MÓDULO 2: ATIVIDADES COM AS LETRAS Aprendendo as sílabas, formando as primeiras palavras e muito mais.
  • MÓDULO 3: NÚMEROS, OPERAÇÕES E FORMAS Introdução aos números, sequência lógica, operações e formas.
  • MÓDULO 4: INGLÊS Atividades em inglês, aprendendo cores, números e animais.

ADQUIRINDO O KIT HOJE, GANHE GRATUITAMENTE 4 BÔNUS

Acesse aqui por menos de 40,00.

Sendo assim, o objetivo de trabalhar animais da educação infantil é unir o útil ao agradável já que, conforme mencionamos, as crianças têm uma afeição genuína e natural com os animais.

Leia também: [Guia] Como fazer relatório de aulas remotas na educação infantil?

O Que Trabalhar Sobre Animais na Educação Infantil?

plano de aula educação infantil
Créditos: oespacoeducar.com.br

Não é possível trabalhar com as crianças na educação infantil e não incluir a ludicidade. Atividades lúdicas são brincadeiras cujo objetivo principal é promover a interação, o desenvolvimento e o aprendizado de forma divertida. 

As atividades lúdicas com objetivos definidos turbinam o aprendizado e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo das crianças. É preciso elaborar um plano de aula e pautar:

  • idade das crianças;
  • tema da aula;
  • o objetivo a ser alcançado;
  • o conteúdo;
  • quais recursos utilizar (lousa, papel, vídeo, material reciclado..);
  • o método (como será abordado o tema) ;

Tendo os animais como premissa, podemos trabalhar:

  • Comunicação (fala, mímica,…);
  • Criatividade (desenvolvimento intelectual);
  • Percepção do espaço;
  • Coordenação Motora;
  • Memorização;
  • Raciocínio Lógico;
  • Imaginação;
  • Dança, movimento, autoconhecimento;
  • Exercício da liberdade de cada indivíduo;
  • Independência;
  • Autoconfiança;
  • Solução de problemas;

E diversas outras possibilidades.

Nem sempre é fácil saber que tipos de atividades abordar e fazer com as crianças não é mesmo? Pensando nisso trouxemos uma super dica de como ajudar seu filho a se desenvolver de uma forma rápida, veja aqui !

Leia também: 3 modelos de parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

Como Trabalhar Animais na Educação Infantil de acordo com a BNCC?

plano de aula animais bncc
Créditos: espacoeducar.net

A criança aprende de diversas formas, isso é um fato. De acordo com a BNCC, a criança aprende brincando, participando ativamente das propostas, explorando, expressando-se e conhecendo-se. Partindo desse princípio, todas as atividades que possibilitem trabalhar todas essas diretrizes, são bem vindas.

Aprender sobre texturas, cores, formas, tamanhos, diferenças, semelhanças, sons, diversidade, pesos, espaços, mímicas, músicas, danças, linguagens, manipulação e outras demais experiências, enriquecem o aprendizado. 

Atividades feitas em papel (escrever letras, pintar o animal, desenhar o animal, pontilhar, colar,…) são aliadas e têm papel importante na aprendizagem e no desenvolvimento da criança.

Mas outros materiais bem como outros espaços que vão muito além de uma sala de aula também contribuem de forma significativa para o aprendizado. Todo e qualquer animal existente na biosfera pode servir de referência para as atividades e propiciar diferentes propostas na educação infantil.

Leia também: Atividades para o dia das crianças: Veja ideias e dicas para pôr em prática

15 Ideias de Planos de Aula Animais na Educação Infantil

plano de aulas para o infantil
Créditos: oespacoeducar.com.br

A seguir veremos 15 ideias de planos de aula com animais na educação infantil:

-Tamanhos e pesos: em campo (zoológicos ou outros espaços com animais), ou em sala,através de vídeos ou imagens, peça para criança sinalizar o maior, o menor, aquele que é o mais leve, o mais pesado,etc.

– Diferentes habitat´s: em campo (zoológicos ou outros espaços com animais),ou em sala, através de vídeos ou imagens, peça para criança sinalizar os diferentes habitat´s dos animais.

-Semelhanças e diferenças: em campo (zoológicos ou outros espaços com animais),ou em sala, através de vídeos ou imagens, peça para criança sinalizar as semelhanças e/ou diferenças entre os animais.

-Usando materiais variados: peça para a criança fazer um animal existente usando materiais diversos.Esses materiais podem ser materiais reciclados, elementos encontrados na natureza entre outros.

-Mímica: peça para a criança imitar um animal e os demais terão que tentar adivinhar; 

-Sons: através de áudio ou com uma criança imitando, peça para os demais adivinharem qual animal emite aquele som ou ruído.

-Músicas: Através de uma música tocada por meio de vídeo, um músico,etc..), peça para a criança criar uma dança para um animal e usar seu corpo para representar;

-Massas de modelar: Manipulando qualquer massa de modelar atóxica, peça para criança fazer um animal.

– Texturas: “Quem sou eu?” Através de diferentes texturas usando materiais diversos, simule a pele ou pêlo de um animal e peça para a criança tentar adivinhar qual é o animal .

-Identificando e associando as letras: “Com qual letra começa” – mostre o animal em campo (zoológicos ou outros espaços com animais), ou em sala, através de vídeos ou imagens e peça para o aluno identificar com qual letra começa. 

-Identificando e associando os números: “Quantas letras tem o nome” – mostre o animal em campo (zoológicos ou outros espaços com animais), ou em sala, através de vídeos ou imagens e peça para o aluno contar quantas letras tem o nome do animal.

-Preferências: “Qual é o seu alimento preferido?” – mostre o animal em campo (zoológicos ou outros espaços com animais), ou em sala, através de vídeos ou imagens e divida com o aluno qual o alimento preferido daquele animal. 

Primeiro ouça os, dê dicas e depois peça para que eles registrem, identifiquem, pintem, façam (usando materiais diversos ou até mesmo em uma folha). Peça que eles falem de seus próprios alimentos preferidos também.

-Raciocínio Lógico: “como esse animal se vira na natureza” – – mostre o animal em campo (zoológicos ou outros espaços com animais), ou em sala, através de vídeos ou imagens um determinado animal e exemplifique fazendo as crianças pensarem. 

Exemplo: “Esse animal tem dentes grandes e afiados. Porque será que eles precisam desses dentões?” “Esse animal tem um rabo enorme, será que esse rabo ajuda ele em alguma coisa?” Ouça todas as respostas e veja que boa parte das respostas seguirá uma lógica baseada naquele animal. Isso faz a criança pensar “fora da caixa”.

-Diferenças: Diferenciar os animais selvagens dos animais domésticos.

-Dobradura: Conte histórias que tenham animais em sua narrativa e distribua papéis e façam dobraduras com eles (deixando cada criança ir fazendo e seguindo o passo a passo). Auxilie quando necessário.

Os vídeos têm sido grandes aliados nos planos de aula na educação infantil. O Canal ABC123 ALFABETO PORTUGUÊS entende que criança aprende brincando e auxilia pais e professores através de seus vídeos, contribuindo assim para o desenvolvimento da criança, seja na escola ou no ambiente familiar.

As atividades em folhas são tradicionais e trabalham também diversas possibilidades:

Segue algumas ideias de atividades para fazer em casa – Clique no link.

Conclusão

Para que um plano de aula tenha sucesso, é preciso que ele seja pensado principalmente no público alvo. A combinação de um plano de aula ajustado e criativo permitirá que as crianças aprendam brincando fazendo com que o aprendizado seja muito mais eficiente. 

Animais na educação infantil não só fazem as crianças se interessarem facilmente pelo tema proposto, como também identificam as diferenças, desenvolvem a imaginação e o eu criativo além de desenvolverem uma consciência ecológica desde muito cedo.

Ou seja, trabalhar animais na educação infantil é certeiro, divertido e muito proveitoso.

Leia também: 4 ideias de atividades com a letra C

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *