Plano de aula Trânsito para Educação Infantil

Infelizmente os números de mortes causados por acidentes de trânsito são assustadores. Segundo a OMS, uma média de 1 milhão e 350 mil vidas são perdidas todos os anos nas estradas. Sendo a maior causa de morte de pessoas de 5 a 29 anos no mundo.

Desde cedo crianças aprendem sobre comportamento, ações e reações. Falar de trânsito embora pareça um assunto para adultos, é um assunto muito necessário desde a educação infantil. Crianças são cidadãos e precisam crescer responsáveis e conscientes.

Mas como abordar esse tema com leveza na educação infantil e deixa-lo interessante para as crianças? Veremos a seguir!

Como falar sobre o trânsito para Educação Infantil?

Sabemos que, qualquer tema a ser abordado na educação infantil precisa ser realizado com ludicidade e criatividade. Então é importante:

 -Falar em uma linguagem simples e clara;

-Usar letras e objetos grandes e que chamem a atenção;

-Usar cores;

-Usar ilustrações, figuras, objetos, imagens;

-Fazer uso de vídeos divertidos;

-Brincar de “faz de conta” propondo situações reais no dia-a-dia no trânsito para as crianças lidarem;

-Apresentações teatrais divertidas sobre o trânsito;

-Use os trajetos que as crianças costumam fazer de casa até a escola como referência;

Qual o objetivo de trabalhar a semana nacional do trânsito e sinais de trânsito?

Antes de conscientizar a criança de que ela possivelmente será um motorista, ciclista ou motociclista, ela precisa ser consciente de que ela é um cidadão e que cada cidadão é um ser humano. Sendo assim, através de valores universais, conscientizamos a criança sobre valores humanos como respeito, cooperação, solidariedade, responsabilidade, prudência, conscientização, entre outros.

O objetivo de trabalhar a semana nacional do trânsito é de fato conscientizar sobre os direitos e deveres dos cidadãos sejam eles pedestres ou motoristas. Auxiliando assim a construir uma mobilidade mais gentil, segura, respeitosa e com menos acidentes. O “ir e vir” acontece o tempo e está ligado diretamente à rotina dos pequenos. Crianças vão à escola como pedestres ou levadas por seus pais ou responsáveis que conduzem o veículo. Sendo assim, o assunto torna-se ainda mais prático e tratado com maior efetividade.

Os sinais de trânsito são por si só uma ilustração das regras de trânsito e tem importância fundamental nessa construção de saber. Brincar é o trabalho da infância e apresentar a elas as regras de trânsito através de brincadeiras é com certeza o meio mais adequado de fazê-las conhecer e absorver. É importante que a criança tenha a oportunidade de expressar-se e o professor identifique o que ela já sabe sobre trânsito e assim a aula será melhor aproveitada.

Leia também: 3 exemplos de relatório de aulas remotas pronto

O que trabalhar no trânsito na Educação Infantil

Todos os valores universais ligados á empatia, responsabilidade, respeito cordialidade, entre outros, podem e devem ser abordados na educação infantil.

Através de jogos de tabuleiro, jogos da memória, atividades em folha, teatrinhos e demais atividades é possível trabalhar:

  • Memória;
  • Atenção;
  • Respeito;
  • Cordialidade;
  • Segurança;
  • Responsabilidade;
  • Regras;
  • Coletividade;
  • Formas Geométricas;
  • Cores;
  • Coordenação Motora;

Entre outras possibilidades.

As atividades em folha ainda são muito procuradas. Sugerimos atividades para imprimir para serem trabalhadas com as crianças, clique no link para ter acesso.

Plano de aula trânsito na educação infantil com base na BNCC

De acordo com a BNCC, é importante trabalhar o eu, o outro e o nós com as crianças da educação infantil. É importante também que a atividade permita que a criança expresse ideias, desejos, sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita espontânea e que ela comunique suas ideias e sentimentos á outras pessoas. Através de traços, cores, sons e formas (as placas de trânsito e suas formas, por exemplo), é possível que a criança desenvolva senso crítico, conhecimento de si e do outro e interprete suas experiências e vivências.

A escuta, a fala, pensamento e imaginação fazem parte do universo da criança desde quando são bebês e vão ganhando cada vez mais solidez conforme crescem. Promover experiências que possibilitem o falar, o ouvir potencializa suas relações e cria oportunidades para que a criança amplie seus conhecimentos sobre o assunto. Sendo assim, o plano de aula trânsito precisa proporcionar para as crianças, tais experiências.

Leia também: [Guia] Como fazer relatório de aulas remotas na educação infantil?

5 Atividades Plano de Aula Trânsito – Educação Infantil

A seguir propomos 5 atividades com o tema trânsito para serem feitas na educação infantil:

atividades de transito educação infantil
transito educação infantil
atividades de transito
transito de forma ludica

Conclusão

A necessidade de falar de trânsito com as crianças começa na educação infantil. O trânsito é formado pela circulação de veículos e das pessoas que estão nas ruas. E a partir disso, todos estão envolvidos diretamente.

Através de atividade práticas e lúdicas, é possível despertar ainda mais nas crianças o senso de empatia, solidariedade, respeito, obediência às regras, cordialidade, respeito e responsabilidade. Além de contribuir com seu desenvolvimento cognitivo. Além de prepararmos adultos mais conscientes para um trânsito mais seguro.

Leia também: 3 modelos de parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

Leave a Reply

Your email address will not be published.