3 Modelos de relatório educação infantil de acordo com a BNCC

O modelo de relatório educação infantil de acordo com a BNCC é uma ferramenta que ajuda a entender a eficácia dos métodos de ensino utilizados pelos professores. 

Com isso, os alunos do ensino infantil podem ser avaliados não apenas por critérios técnicos e de conhecimento, mas também em relação ao seu desenvolvimento pessoal e várias outras características.

Daí se extrai a importância de utilização dessa ferramenta. Abaixo, iremos falar um pouco mais sobre os modelos de relatório educação infantil de acordo com a BNCC. Sendo assim, continue lendo para saber mais.

Como avaliar a criança na educação infantil de acordo com a BNCC?

relatório educação infantil

Para avaliar as crianças que estão na educação infantil de acordo com o BNCC, é necessário levar em consideração os aspectos trazidos pela norma. De forma simples, podemos dizer que os principais critérios levados em consideração são:

  • Campos responsáveis pela construção da experiência: a forma que a criança se enxerga e enxerga os demais; os movimentos, gestos e o corpo; os traços, cores, sons e as formas; a fala, imaginação, pensamento e escuta; o tempo, espaço, transformações e relações.
  • Direitos de desenvolvimento e aprendizagem;
  • Objetivos criados para auxiliar na aprendizagem das crianças, assim como os objetivos de desenvolvimento.

O que trabalhar na educação infantil de acordo com a BNCC?

como trabalhar com educacacao infantil de acordo com a bncc

É necessário trabalhar alguns fatores relacionados à educação infantil em conformidade com o que o BNCC estabeleceu.

Nesse sentido, os professores devem trabalhar as características individuais de cada criança, tomando nota sobre as principais. 

É importante ficar atento a todos os fatores que foram mencionados anteriormente, de modo a entender o comportamento da criança, assim como quais técnicas são mais eficazes para ajudar no seu aprendizado, adaptando-as de acordo com as características de cada uma delas.

O que devo colocar no relatório da educação infantil?

Abaixo, você confere o que não pode faltar no seu relatório educação infantil de acordo com a BNCC:

  • Observações individuais e diárias de cada uma das crianças, trazendo as suas principais características;
  • O comportamento dela em relação a si própria e a todos os colegas que fazem parte da turma;
  • O grau de desenvolvimento enfrentado ao longo do semestre;
  • Os pontos positivos, negativos e que precisam de melhora; 
  • A forma de se expressar da criança.

Como fazer um relatório de educação infantil de acordo com a BNCC?

modelos de relatorio educacao infantil bncc

O relatório educação infantil de acordo com a BNCC é um documento responsável por avaliar diversos fatores relacionados à criança, que vão desde o seu comportamento e chegam até o aprendizado. 

Nesse sentido, citamos algumas informações que precisam ser trazidas no parecer. Abaixo, você confere como fazer um relatório de educação infantil de acordo com a BNCC:

3 Modelos de relatório educação infantil de acordo com a BNCC

Modelo 1

O seguinte relatório foi desenvolvido com base em observações feitas ao comportamento do aluno ___________________ em sala de aula e ele tem como base os eixos que são pré-definidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que rege a educação no Brasil. Em primeiro lugar, sobre a criança, foi observada capacidade de brincar com outras crianças que ela possui e, através dessa observação, construímos essa análise sobre as principais características encontradas.

De um modo geral, podemos dizer que __________________ é bastante carismático e sociável, além de falante. Uma característica muito importante presente no comportamento dele durante as brincadeiras é a curiosidade que ele tem em descobrir coisas novas. Além disso, ele tem muita autonomia em seu comportamento e costuma aprender rápido os conceitos que são ensinados;

No que diz respeito a experiências “Eu, os outros e nós”, o aluno demonstrou ser bastante empático com os coleguinhas, considerando as diferenças, necessidades e sentimentos dos outros. Além disso, ele soube lidar, com a ajuda da professora, com os sentimentos conflitantes que existiram durante a execução das tarefas na sala de aula.

Já nas experiências com “corpos, movimentos e gestos”, a criança foi capaz de entender formas corporais, expressões, emoções, sensações e sentimentos diferentes, especialmente através do dia a dia ou da arte, seja ela a música, teatro ou dança. Já na parte de “Formas, cores, sons e traços”, a criança teve liberdade para experimentar as mais diferentes formas de fazer arte, como dobradura, colagem, pintura e desenho.

Na parte de “Experiências de imaginação, pensamento, fala e escuta, a criança demonstrou ter sentimentos, desejos e ideais a respeito do que vive no dia a dia, seja de forma presencial ou de outras formas, além de ter demonstrado interesse nas histórias que são contadas dentro da sala de aula. Por fim, no que diz respeito à área de relações, quantidades, tempos, espaços e experiências, a criança também demonstrou capacidade em identificar as formas como quadrado, retângulo, triângulo e círculo.

De modo geral, é possível concluir que o aluno possui um bom desempenho geral nas atividades propostas em sala de aula. Se comparado com ___________ (insira uma data para o último relatório, pode ser anual, semestral, bimestral, mensal ou semanal, por exemplo), foi possível observar uma grande melhora na desenvoltura da criança.

Assinatura (Professor): _______________________

 

Assinatura (Pai, mãe ou responsável): ___________________

Ao assinar este documento, declaro que estou ciente de todas as informações que estão citadas nele e me comprometo a contribuir no desenvolvimento do meu filho.

Data:______

 

Modelo 2

 No segundo semestre, a aluna _____________ teve um ótimo desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores.

É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e sequência lógica de ideias. Sente-se orgulhosa das atividades que consegue realizar. Busca apoio das educadoras sempre que necessário.

Compartilha seus brinquedos com os colegas. É uma menina meiga e muito carinhosa, com educadoras e colegas. Demonstra uma coordenação motora muito boa e agilidade ao realizar exercícios de correr, pular de diversas maneiras, andar coordenadamente em atividades variadas, acompanhar ritmos, rasga e amassa folha de papel facilmente.

Monta quebra-cabeças simples. Demonstra autonomia na execução de tarefas. Interessa-se pelas histórias lidas e contadas pelas educadoras e da mesma forma adora manipular livros. Interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de prazer, é criativa e dedicada na realização de suas produções, participando com muita alegria e concentração.

No refeitório passou a aceitar novos alimentos, principalmente saladas. Na hora da escovação não necessita mais de auxílio, já trocou algumas peças de roupa sozinha. Sua autonomia cresce a cada dia. Na hora do soninho adormece e acorda tranquilamente, não faz uso da chupeta. No pátio explora todos os brinquedos, já consegue embalar o balanço, a gangorra.

É criativa na hora do brinquedo, muitas vezes liderando brincadeiras de casinha, mamãe e filhinhas. Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento, você está prontinha para ir para turminha , no próximo ano. Parabéns!

 

Assinatura do professor:_________________________

Data: __/__/__

 

Modelo 3 – Simples

Aluna:

Professora:

Turma:

 

A Aluna C adaptou-se bem à turma. É uma criança tranquila e querida, relaciona-se bem com os colegas e professores (temos um vínculo afetivo de carinho e segurança), é um pouco resistente em compartilhar seus brinquedos e outros objetos pertencentes à sala (está em desenvolvimento). Alimenta-se bem e curte o momento da higiene.

É uma criança que demonstra alegria. Colabora com a limpeza da sala de aula e é cuidadosa com seu material escolar, livros e brinquedos.

 

Assinatura do professor____________________

Data: __/__/__

Conclusão

Diante de tudo que vimos até aqui, foi possível entender a importância e ao mesmo tempo a necessidade de elaboração de um relatório de educação infantil, de modo a aprender mais sobre cada uma das crianças, verificar o seu nível de aprendizado e entender até mesmo as características comportamentais dela. 

Portanto, aproveite todas as nossas dicas e modelos para elaborar o seu e melhorar ainda mais o aprendizado dos seus alunos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.