Todos os dias pais e educadores de modo geral se deparam com os desafios que rondam a infância. A fase de alfabetização (que gira em torno dos 6 aos 8 anos da criança), completa esse desafio.
Cabe aos pais e professores o trabalho de ajuda-los a lidar com essa fase de desenvolvimento da melhor maneira possível. Muitas vezes falta criatividade para atender a todas essas demandas.
Nesse artigo iremos ajuda-los a propor atividades tanto coletivas quanto individuais para auxilia-los nessa fase tão importante.
Conhecendo a criança do 2° ano
Em primeiro lugar, você deve saber como são de modo geral essas crianças e quais os potenciais e dificuldades da sua turma de 2° ano. Seja intencional: tenha em mente o que de fato você quer que as crianças aprendam.
O aluno do 2° ano está entre 6 e 7 anos de idade e está passando por uma fase de transição bem significativa.
Embora o desenvolvimento de cada criança se dê no seu próprio tempo é importante analisar com cautela esse contexto de “tempo” pois cada criança tem sim seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem no sentido de ter suas próprias características específicas e por cada uma delas está inserida em um ambiente social e cultural diferente. Porém, esse tempo acontece seguindo uma curva de desenvolvimento esperado para cada faixa etária.
Pais e professores precisam estar atentos para o que é esperado para cada fase e assim procurar ajuda profissional caso seja necessário visto que esse “tempo de desenvolvimento” não pode ser indefinido.
A escola tem um papel fundamental para romper barreiras educacionais e de aprendizagem e por isso vamos ajuda-lo a desempenhar esse papel com atividades para o 2° ano.
Período de Aperfeiçoamento
Nessa faixa etária, a criança passa por uma espécie de “período de aperfeiçoamento”. Nessa fase ela já passou da primeira etapa da educação infantil e já caminha com mais consistência no ensino fundamental. Essas crianças de modo geral são sociáveis, criativas, mais expressivas e captam com muita clareza as influências ao seu redor.
Criança do 2° ano: quais são suas características?
As características mais notáveis nas crianças nessa fase são:
- Sua personalidade está bem mais formada;
- Está com o desenvolvimento cognitivo mais apurado (percepção motora, coordenação, raciocínio…);
- A criança está mais sociável, tem amigos e grupos preferidos;
- Passa mais tempo concentrado numa única tarefa;
- Acompanha instruções mais longas e de maior complexidade com maior facilidade e realiza as tarefas propostas;
- Busca independência;
- Desenvolve com mais precisão tarefas que façam uso de raciocínio lógico;
- Têm preferências mais claras;
- Descreve com mais detalhes os acontecimentos;
- Soluciona situações-problema com facilidade;
- Expõe opinião mais facilmente usando a oralidade;
O que trabalhar nas atividades de alfabetização no 2° ano?
Atividades de acordo com o BNCC
Você pode trabalhar com o kit 2 ano com códigos das habilidades, nele encontrará:
- 75 páginas de português
- 104 de matemática
- 19 páginas de geografia
- 19 de ciências
- 15 de história
- 18 páginas de ensino religioso
Confira mais aqui
Sempre é importante considerar à individualidade de cada aluno e suas competências. Vale frisar a importância de que, qualquer atividade proposta, será melhor aproveitada se a mesma estiver inserida no contexto sociocultural dos alunos.
Assim como falamos no artigo atividades para alfabetização, a sala de aula precisa ser um ambiente alfabetizador e estimulante. Precisa também proporcionar momentos de interação e troca de experiências.
Todas as atividades propostas precisam ser pensadas para que contribua no desenvolvimento e o aperfeiçoamento das habilidades coletivas e individuais de cada aluno.
Habilidades como ler e escrever precisarão estar cada vez mais refinadas e o aluno já terá um domínio maior delas. Produção de textos, fonemas, questões silábicas, ortográficas, gramaticais devem acontecer de forma mais contextualizada para que os alunos assimilem melhor.
A matemática deverá ter uma abordagem bem significativa. Soma, subtração, divisão, multiplicação, comparação, sequência, agrupamento (unidade, dezena, centena), grandezas e medidas são basicamente as temáticas a serem trabalhadas.
A alfabetização se dá efetivamente nos três primeiros anos do ensino fundamental e compreende crianças entre 6 e 8 anos de idade, portanto seguindo a faixa etária e os marcos de desenvolvimento dos alunos do 2° ano, as atividades deverão ficar mais interessantes e desafiadoras ao longo desses anos.
10 Atividades de alfabetização 2° ano
A seguir, separamos 10 atividades de alfabetização do 2° ano para que sejam feitas com os alunos. São elas:
- Produção de textos – dê um tema e peça para o aluno escrever um texto sobre o assunto;
- Pinte um círculo para cada sílaba das palavras de acordo com o objeto;
- Complete as lacunas de acordo com as palavras correspondentes;
- Cruzadinha;
- Bingo das frases – monte frases curtas e distribua as cartelas de bingo entre os alunos;
- “SOS” das palavras – escreva no quadro ou cartolina palavras com erros ortográficos e peça para as crianças corrigirem – pode colocar as regras ortográficas visíveis pois não há por quê o aluno descobrir sozinho a grafia correta das palavras;
- Complete a sequência numérica de acordo com os números iniciais;
- Dê o número antecessor e o sucesso;
- Situações-problema com operações matemáticas básicas (adição, subtração, divisão e multiplicação);
- Numeração decimal – decompor os números;
Confira atividades de alfabetização 2° ano para imprimir:
A seguir, separamos algumas atividades de alfabetização do 2° ano citadas acima:
Essas são atividades que podem auxiliar o aluno nesse momento e economizar o tempo do professor, para adquirir o kit do 2 ano com atividades de acordo com a BNCC, clique e acesse o link. Sabemos da grande importância do professor nesse processo, por isso queremos te ajudar perder menos no planejamento, e mesmo assim melhorar qualidade das aulas.