Alfabetizar e letrar certamente não são tarefas mais fáceis, nem mesmo para os professores mais capacitados. A prática de alfabetizar nada mais é que a construção e a apropriação da língua escrita também de sua representação e significado. Já o letramento é a habilidade de utilizar essa escrita em atividades práticas sociais e cotidianas.
Quando falamos de alfabetização e letramento, falamos do processo continuo e progressivo de ler e escrever. Esse processo começa bem antes do primeiro ano na exploração natural da linguagem e segue pelo período de codificar e decodificar o alfabeto.
Não há um consenso entre educadores quanto às etapas desse processo de alfabetização, porém uma coisa é certa: as crianças precisam se sentir parte desse processo para se familiarizarem e assim aprenderem efetivamente.
Como alfabetizar uma turma de primeiro ano?
Para que professor saiba como dar continuidade nesse processo, é fundamental que ele leve em consideração os conhecimentos prévios das crianças tais como:
-O nível da escrita;
-O conhecimento das letras do alfabeto e a distinção entre letras e números;
– a compreensão da diferença entre escrita e outras formas gráficas;
-O domínio de convenções gráficas (letra maiúscula, minúscula, cursiva);
Quais são as atividades do primeiro ano?
É importante ressaltar que mesmo que as crianças ainda não tenham apropriação da escrita alfabética, momentos diários com livros, jornais, revistas, cartazes e textos de diversos gêneros (musicas, cantigas, poemas, receitas, bulas…) familiarizam a criança com as práticas sociais de leitura e escrita. Diversos textos possibilitam as crianças a se envolverem em situações reais que a incentive no aprendizado.
-As atividades precisam ser lúdicas e estarem inseridas no contexto social da criança e que tenha significado (faça sentido) no seu cotidiano;
– Atividades que ela possa exercitar e observar a dimensão sonora das palavras;
-Atividades voltadas á identificação das letras;
Atividades 1 ano ensino fundamental Português
O ensino fundamental é muito importante para um desenvolvimento saudável do aprendizado nas demais fases do ensino, por tanto entender qual a atividade de alfabetização 1 ano de português deve ser passada é fundamental.
O que ensinar de português no 1 ano do ensino fundamental?
- Escrever nomes e as iniciais;
- Compreensão de leituras cotidianas;
- Nome próprio e número de letras;
- Reconhecer palavras e nomes de objetos;
- Reconhecimento de sílabas e seus sons;
Atividades de matemática 1 ano
A matemática também está inserida diretamente no cotidiano de qualquer ser humano e de alguma forma a criança já teve contato com ela bem antes de estar no primeiro ano do ensino fundamental. Também é importante que o professor avalie os conhecimentos prévios e assim dê prosseguimento no aprendizado.
-Evidencie os nomes das crianças e peça para contarem as vogais, depois as consoantes;
-Disponibilize na sala de aula cartazes com dia da semana, hora de cada atividade, contar em voz alta a quantidade de alunos presentes no dia, contar a quantidade de alunos ausentes. Numerar carteiras, assentos;
-Leve objetos para a sala de aula e quantifique-os. Vá somando mais objetos ao longo do dia e subtraindo-os.
Como ensinar matemática para crianças do primeiro ano?
Como já mencionamos, e destacamos ao longo deste conteúdo, as crianças aprendem com mais facilidade quando as atividades estão inseridas no seu contexto social e diário. Momentos de interação, troca de experiências, práticas sociais de seu cotidiano levados para a sala de aula se transformam em estímulos que são transformados em aprendizado.
A sala de aula e a escola como um todo precisa proporcionar contato com situações reais e utilizar o meio em que ela está inserida como ferramenta de promoção de um aprendizado lúdico, prático, interativo e sólido.
Brincadeiras que estimulam o aprendizado das crianças no primeiro ano
-Amarelinha – uma brincadeira clássica e que permite a criança ir jogando o objeto nos números sem pisar na casa pré-numerada desenvolve a familiaridade com os números;
-Telefone sem fio – rende boas risadas e ainda prende a atenção das crianças na fala uma das outras estimulando a expressão, oralidade, interação e a fonética.
-‘’Com que letra começa” – o professor disponibiliza imagens de objetos dentro de bexigas e escolhe uma criança por vez para escolher uma e furar a bexiga tirando ali o objeto que a criança dirá com qual letra começa;
Conclusão
Podemos concluir então, que o primeiro ano do ensino fundamental é uma base importante para a apropriação da leitura e da escrita que se solidificará nos anos seguintes. Por meio de um aprendizado lúdico, estimulante e progressivo, a criança que tem o seu contexto social como parte do seu aprendizado, experimenta de forma natural o conhecimento.
A ênfase da ação pedagógica deve estar voltada para a apropriação da escrita e leitura e o desenvolvimento dessas habilidades que se solidificarão ao longos dos anos seguintes.
Leia também: atividades de alfabetização 2 ano.