Atividades animais domésticos e selvagens para imprimir – Vejam aqui as melhores

Os animais despertam os interesses das crianças desde sempre. Aqueles seres que emitem sons, se movem, pulam, voam, saltam, e apresentam diversos tamanhos, cores e formas, colocam brilho no olhar da criançada e dão vida à sua imaginação.

Além do encantamento e da curiosidade que os animais despertam nas crianças, existe uma infinidade de possibilidades a serem exploradas através desse interesse genuíno e natural.

Nesse artigo, vamos mostrar diversas formas de ter os animais como aliado no ensino escolar e o quanto toda essa combinação pode ser enriquecedora na aprendizagem.

Qual Objetivo de Trabalhar Animais Domésticos e Selvagens na Educação Infantil?

Sabemos que a educação infantil é a primeira etapa do ensino escolar. Nessa etapa, as interações, a convivência, brincadeira, exploração, expressão e a participação tem um significado ainda mais construtivo. É nessa fase que a criança vai assimilando sua relação com o outro e com tudo o que a cerca.

Sendo assim, toda e qualquer atividade que permita que a criança construa de forma ativa, aproprie-se de conhecimento e desenvolva-se, essa atividade está pedagogicamente aprovada. E o mais importante: ensina e contribui muito para o seu desenvolvimento!

Sendo assim, o objetivo de trabalhar animais domésticos e selvagens da educação infantil é unir o útil ao agradável já que, as crianças têm uma afeição genuína e natural aos animais domésticos e selvagens.

Não é possível trabalhar com as crianças na educação infantil e não incluir a ludicidade. Atividades lúdicas são brincadeiras cujo objetivo principal promove a interação, o desenvolvimento e o aprendizado de fora divertida.

As atividades lúdicas com objetivos definidos turbinam o aprendizado e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

300 atividades educativas para imprimir

Objetivo de trabalhar animais domésticos e selvagens na Educação Infantil de Acordo com a BNCC

A criança aprende de diversas formas, isso é um fato. De acordo com a BNCC, a criança aprende brincando, participando ativamente das propostas, explorando, expressando-se e conhecendo-se. Partindo desse princípio, todas as atividades que possibilitem trabalhar todas essas diretrizes, são bem vindas.

Aprender sobre texturas, cores, formas, tamanhos, diferenças, semelhanças, sons, diversidade, pesos, espaços, mímicas, músicas, danças, linguagens, manipulação e outras demais experiências, enriquecem o aprendizado.

Atividades feitas em papel (escrever letras, pintar o animal, desenhar o animal, pontilhar, colar,…) são aliadas e tem papel importante na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, mas outros materiais bem como outros espaços que vão muito além de uma sala de aula também contribuem de forma significativa para o aprendizado.

Todo e qualquer animal existente na biosfera pode servir de referência para as atividades e propiciar diferentes propostas na educação infantil.

É preciso elaborar um plano de aula e pautar:

  • idade das crianças;
  • tema da aula;
  • o objetivo a ser alcançado;
  • o conteúdo;
  • quais recursos utilizar (lousa, papel, vídeo, material reciclado..);
  • o método (como será abordado o tema) ;

Tendo os animais como premissa, podemos trabalhar:

  • Comunicação (fala, mímica,…);
  • Criatividade (desenvolvimento intelectual);
  • Percepção do espaço;
  • Coordenação Motora;
  • Memorização;
  • Raciocínio Lógico;
  • Imaginação;
  • Dança, movimento, autoconhecimento;
  • Exercício da liberdade de cada indivíduo;
  • Independência;
  • Autoconfiança;
  • Solução de problemas;

E diversas outras possibilidades.

Podemos abordar: tamanhos e pesos, habitat´s, semelhanças e diferenças, alimentação, etc.

6  Atividades de Animais Domésticos e Selvagens para crianças para imprimir de 1 ano, 2 ano, 3 ano e 4 ano

Atividades Animais Domésticos e Selvagens
Qual Objetivo de Trabalhar Animais Domésticos e Selvagens na Educação Infantil?
Objetivo de trabalhar animais domésticos e selvagens na Educação Infantil de Acordo com a BNCC
Atividades de Animais Domésticos e Selvagens para crianças para imprimir de 1 ano, 2 ano, 3 ano e 4 ano

atividades animais
atividades animais domesticos e selvagens

Conclusão

Para que um plano de aula tenha êxito, é preciso que ele seja pensado na idade das crianças. A combinação de um plano de aula ajustado e criativo permitirá que as crianças aprendam brincando fazendo com que o aprendizado seja muito mais eficiente.

Desenvolver o ensino usando animais domésticos e selvagens nas propostas, não só fazem as crianças se interessarem facilmente pelo tema como também identificam as diferenças, desenvolvem a imaginação, além de desenvolvem uma consciência ecológica desde muito cedo.

Ou seja, trabalhar animais domésticos e selvagens é interessante, desenvolve a aprendizagem e é muito proveitoso.

Leave a Reply

Your email address will not be published.