A dislexia é um distúrbio que afeta o aprendizado devido à diminuição da capacidade de reconhecer certas palavras. Isso se deve a problemas em reconhecer os sons da fala e entender como eles se relacionam com letras e palavras.
Outro problema que acompanha a dislexia é a inacessibilidade de qualquer leitura, resultando em uma maneira um pouco lenta e insegura de leitura em geral e menor compreensão. Por isso, a necessidade de se tentar as atividades para dislexia 3 ano.
Esse tipo de transtorno afeta principalmente crianças em idade escolar, pois é nessa idade que elas começam a ter dificuldade em aprender o alfabeto, soletrar palavras ou classificar sons. No entanto, isso não significa que a dislexia não afeta a idade adulta.
Em contrapartida, é importante notar que ter dislexia não significa que as pessoas sejam menos inteligentes ou diferentes, embora não existam tratamentos específicos que possam reduzir muitas das dificuldades envolvidas em atividades cognitivamente estimulantes.
Quais os tipos de dislexia?
A dislexia é considerada uma dificuldade de aprendizagem cujo sintoma primário é a dificuldade de leitura e/ou escrita.
As pessoas disléxicas têm mais dificuldade em associar corretamente letras e sons e formar ou escrever palavras na ordem silábica desejada. No geral, existem três tipos de dislexia:
Dislexia auditiva
Na dislexia auditiva, o disléxico possui dificuldades para perceber completamente o som, o que afeta diretamente sua compreensão do que ouve. Como resultado, essa dificuldade também dificulta a reprodução de palavras e sons.
Dislexia visual
Neste tipo, como o nome sugere, os indivíduos enfrentam dificuldade em visualizar as palavras corretamente e reconhecer o lado correto das letras e números, a chamada imagem espelhada.
Como passa por dificuldade para interpretar corretamente a maior parte do que lê, os indivíduos também acabam lendo e interpretando incorretamente.
Dislexia mista
A dislexia mista envolve tanto a deficiência visual quanto a deficiência auditiva. Além de não conseguir visualizar as palavras apresentadas, às pessoas com dislexia também não conseguem entender ou interpretar corretamente a pronúncia das palavras que ouvem.
3 atividades para dislexia no 3 ano
Como podemos conferir, a dislexia afeta diretamente a capacidade de compreensão e aprendizagem dos alunos, o que gera a necessidade de investir em atividades adequadas para o melhor aprendizado desses alunos. Com isso em mente, listamos a seguir 4 opções de atividades para dislexia 3 ano:
- Letras desordenadas: no tabuleiro onde as letras das palavras foram previamente desordenadas, o jogador terá que ordená-las. O objetivo principal desta atividade é trabalhar o vocabulário e a memória;
- Esconde-esconde de letras em palavras: esta se trata de uma atividade baseada na ação de encontrar palavras que contenham a letra indicada anteriormente. Se trata de exercício muito útil para pessoas com dislexia que começaram a distinguir entre as letras e estão trabalhando na atenção seletiva;
- Palavras erradas: o objetivo deste exercício é que uma criança reconheça um grupo de palavras com erros ortográficos, exceto uma que esteja bem ortográfica;
- Formar palavras: consiste em colocar algumas letras desordenadas no quadro para que a criança possa escolher as letras uma a uma e organizar as palavras. Dessa forma, você trabalhará vocabulário, memória de trabalho e a heminegligência.
Atividades para dislexia 4 ano
Não existem muitas alterações em relação às atividades para dislexia 3 ano e as atividades para dislexia 4 ano. Assim, basta seguir a mesma linha das atividades da série anterior, considerando sempre a evolução dos alunos para aumentar o grau de dificuldade.
Como conclusão, vale destacar que trabalhar com alunos com dislexia é mais um desafio para os professores, que além ter uma atenção especial exige elaborar atividades específicas. Mas, nada que afete a tranquilidade de quem gosta de trabalhar em sala de aula!
Leia também: Como fazer Atividades para dislexia – 2º ano – Vejam as ideias a seguir