Como fazer Atividades para dislexia – 2º ano – Vejam as ideias a seguir

Desenvolver atividades para uma pessoa disléxica é um processo que deve ser feito com muita atenção. A dislexia é um transtorno que afeta a aprendizagem de um indivíduo, dificultando a leitura, decodificação e reconhecimento das palavras. Diante disso, nada melhor do que se empenhar para oferecer a essas crianças o mundo de possibilidades que os cercam. E uma das alternativas para isso, são as atividades voltadas para esse público. 

Elas podem ser uma das alternativas mais eficazes para ajudar na vida escolar, junto com o acompanhamento de um profissional. Vale ressaltar que a dislexia é uma condição que não aparece apenas na infância, os alunos que lidam com esse transtorno de aprendizagem também sentem no ensino superior. Portanto, as atividades para as pessoas que sofrem com esse tipo de transtorno exigem um entendimento maior da condição por parte dos professores.

Muito se fala sobre o transtorno de aprendizagem, porém, pouco se sabe sobre ele. Para entendermos melhor sobre o que é o transtorno de aprendizagem é necessário fazer uma pesquisa aprofundada do assunto, e assim saber como lidar com uma criança ou adulto que tenha esse transtorno.

Como já foi dito, a dislexia é uma dificuldade que a criança tem de aprender a ler e a escrever. A dislexia pode se apresentar em diferentes graus e afetar algumas áreas como ler em voz alta, gramática, mistura de informações e dificuldade geral em processar conteúdo.

É um transtorno do neurodesenvolvimento, isto é, são afetadas as condições fisiológicas e a forma de como as informações são difundidas pelo sistema nervoso central. Isso se dá devido a alteração nos neurotransmissores, moléculas que permitem a passagem de sinais de um neurônio a outro, assim o indivíduo enfrenta dificuldades em compreender  as coisas que lhe é apresentada de forma escrita.

A dislexia é classificada pelo CID- 10 como um prejuízo na compreensão escrita que não pode ser explicado por dificuldades acadêmicas, transtornos emocionais, deficiência visual, entre outros fatores. Esse transtorno também pode ser classificado como falta de inteligência: não é que o indivíduo não compreende o assunto, mas que ele enfrenta dificuldade de ler e escrever sobre.

Como ensinar o alfabeto para uma criança com dislexia?

Como ensinar o alfabeto para uma criança com dislexia?
Créditos: educamais

O aluno com dislexia precisa ter uma atenção maior, o professor terá que se dedicar mais a ele e desenvolver atividades diferenciadas que facilitem o entendimento de forma rápida. Para ensinar o alfabeto ao aluno com dislexia, o professor precisa escrever letras chamativas, com mais colorido, deve chamar o aluno para se aproximar mais do quadro, tratar esse aluno com naturalidade e falar olhando diretamente para ele.

Como ensinar um Disléxico a ler e escrever?

Como ensinar um Disléxico a ler e escrever?
Créditos: educamais

Primeiramente, é necessário reconhecer um aluno disléxico, depois, o professor precisa transformar a sala de aula em uma “oficina”, preparada para exercitar o raciocínio do aluno, ou seja, onde ele possa aprender de forma mais apropriada. Veja algumas dicas de como ensinar um aluno com dislexia:

  • O professor precisa tratar esse aluno com naturalidade;
  • É necessário usar a linguagem direta, clara e objetiva;
  • O professor deve falar olhando diretamente para o aluno;
  • É necessário que o professor o estimule, incentive-o, fazendo ele acreditar em si mesmo, sentir-se forte, seguro e capaz;
  • O professor deve verificar frequentemente se ele realmente está entendendo o conteúdo;
  • Também é preciso observar se ele está interagindo com os colegas;
  • Entre outros.

Quais as atividades que estimulam as crianças com dislexia?

Quais as atividades que estimulam as crianças com dislexia?

O aluno com dislexia precisa de uma atenção maior, por isso, suas atividades precisam ser diferentes. Veja como é as atividades de um aluno com dislexia:

  • As aulas precisam ser cantadas, visto que a música é um importante aliado no tratamento de vários males;
  • Os jogos eletrônicos também são grandes aliados e é uma alternativa para diminuir os efeitos da dislexia;
  • As atividades escolares em dispositivos eletrônicos também são alternativas para diminuir os efeitos da dislexia;
  • Jogos de caça-palavras;
  • Quebra-cabeça e palavras-cruzadas.

 

Essas são as atividades recomendadas para uma criança com dislexia, pois ativa a memória.

Como a psicomotricidade pode auxiliar na dislexia?
Créditos: atividadeparaeducacaoespecial.com

 

A psicomotricidade estuda o significado do corpo ao longo da civilização humana. O corpo humano sempre foi valorizado desde a antiguidade, exemplo, na cultura grega havia um culto excessivo relacionado principalmente às imagens das esculturas presentes em locais públicos.

Portanto, as atividades lúdicas, baseadas na psicomotricidade, contribuem de forma satisfatória para o desenvolvimento psicomotor do indivíduo com dislexia e pode ser uma ferramenta importante para o seu desenvolvimento no âmbito escolar.

Atividades para dislexia no 2 ano

Atividades para dislexia no 2 ano
Créditos: docsity.com

As atividades para alunos do 2 ano com transtorno de aprendizagem são bem elaboradas e consiste em formar palavras, exercícios com palavras erradas para que o aluno identifique a escrita que está correta, esconde- esconde de letras em palavras, nome de imagens de forma correta, letras desordenadas, entre outros.

Atividades de alfabetização para alunos com dislexia 

Atividades de alfabetização para alunos com dislexia 
Créditos: ganhesempremais.com.br

Um aluno com dislexia precisa de atividades que chamem sua atenção. As aulas cantadas, os jogos eletrônicos, atividades com letras desordenadas, caça-palavras e muitos outros.

Conclusão

atividades 2 ano para dislexia
Créditos:professoragraziella.com.br

O distúrbio de ordem neurológica que afeta a consciência fonológica de muitas crianças e até mesmo adultos causa-lhes danos no processo da leitura e escrita. Nesse sentido, os professores devem ficar atentos aos sintomas e buscar ajudá-los de forma simples, sem deixar que o aluno se sinta menosprezado.

As atividades adequadas para esse tipo de défice são excelentes aliadas para uma melhora significativa do aluno.

 

Leia também: Atividades para dislexia para imprimir: Melhores para trabalhar na escola

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *