Atividades para dislexia para imprimir: Melhores para trabalhar na escola

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, que influencia diretamente as habilidades básicas do indivíduo quanto a leitura e linguagem. Nesse sentido, o disléxico será afetado diretamente em suas atividades escolares e consequentemente em seu desempenho acadêmico. Por isso, na escola, é importante adaptar as Atividades para dislexia para imprimir, considerando o contexto da aprendizagem.

O que é dislexia?

o que é dislexia?
Créditos: educamais.com.br

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta diretamente as habilidades básicas do indivíduo quanto a linguagem e leitura.

Desse modo, a dislexia é considerada um transtorno específico da aprendizagem, visto que, os sintomas afetam o desempenho acadêmico do disléxico.

Além disso, na linguagem oral, pode haver sintomas, como: problemas para formar  palavras de forma correta, confundindo palavras semelhantes, trocar a ordem dos sons; atraso no desenvolvimento da fala, erros de pronúncias e outras.

Como também, na leitura, pois podem ter sintomas como: erros no reconhecimento de palavras; dificuldade para decodificar palavras; leitura oral incorreta e devagar; compreensão de texto prejudicada; vocabulário diminuído.

Ademais, na escrita existem: dificuldade de produção textual, erros de ortografia e soletração, substituições, omissões ou inversões de letras e sílabas.

Por isso, na escola é necessário montar Atividades para dislexia para imprimir, que consideram o transtorno e facilitem o processo de aprendizagem.

O que causa a dislexia?

o que causa a dislexia
Créditos:psicosol.com.br

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, com causa multifatorial. Isso significa que diferentes fatores influencia no surgimento do transtorno, inclusive a genética e fatores ambientes.

Ademais, na parte genética, seu componente hereditário é bem forte, sendo de origem neurobiológica.

Como é realizado o diagnóstico da dislexia?

Como é realizado o diagnóstico da dislexia?
Créditos: pinterest.com

O diagnóstico da dislexia é realizado por uma equipe multidisciplinar – psicólogo, médico, psicopedagogo, neurologista, fonoaudiólogo.

Além disso, antes de fechar o diagnóstico de dislexia, será necessário descartar a ocorrência de deficiências auditivas, visuais, escolarização inadequada, déficit de atenção, problemas psicológicos, emocionais que interfiram na aprendizagem.

Tipos de dislexia 

tipos de dislexia
Créditos: psicosol.com.br

Existem três tipos principais de dislexia, incluindo:

  1. Dislexia mista: é a união de dois ou mais tipos de dislexia. Com isso, o disléxico poderá ter, por exemplo, dificuldades auditivos ou visuais ao mesmo tempo;
  2. Dislexia visual: dificuldade para diferenciar os lados esquerdo e direito, e erros na leitura devido à má visualização de palavras;
  3. Dislexia auditiva: acontece devido à carência de percepção de sonos, que também acarreta em dificuldades com a fala.

Como trabalhar com alunos que têm dislexia? 

Como trabalhar com alunos que têm dislexia? 
Créditos: divulgaçãodinamica.com.br

O disléxico terá dificuldades na escola e isso afetará seu processo de aprendizagem e desempenho acadêmico.

Consequentemente, para trabalhar com os alunos disléxicos, será necessário adaptar as Atividades para dislexia para imprimir. Para isso:

Dicas para elaborar atividades para crianças com dislexia

Dicas para elaborar atividades para crianças com dislexia
Créditos:cangurunews.com.br

Uma alternativa de Atividades para dislexia para imprimir é que sejam multissensoriais e que envolvam o uso de sentidos, como audição, tato e visão.

Nesse sentido, elas auxiliam as crianças disléxicas a absorver e processar os dados e ajudar na identificação e sequenciação do processo de leitura e escrita.

Além disso, os exemplos de atividades multissensoriais, são: escrever frases e palavras com materiais táteis como glitter, cola, lego, macarrão, miçangas.

Como adaptar atividades para alunos com dislexia?

Como adaptar atividades para alunos com dislexia?
Créditos: blog.rhemaeducacao.com.br

As Atividades para dislexia para imprimir devem ser avaliações sem textos longos ou que sejam compostos exclusivamente longos.

Além disso, é importante usar apenas uma fonte simples em toda a prova, como fonte Arial 11 ou Times New Roman 12.

Ademais, utilize sinais, símbolos, desenhos, gráficos, esquemas, modelos e semelhantes que possam estar relacionados a conceitos trabalhados.

Como também, dê preferência a avaliações orais, em tom de conversa, onde o aluno disléxico tenha a oportunidade de expressar o que sabe sobre os assuntos abordados.

Por fim, poderá ser utilizado jogos e adaptá-los, como forma de promover a aprendizagem.

Atividades para dislexia para imprimir 

Atividades para dislexia 2 ano

Atividades para dislexia 2 ano
Créditos: educamais.com.br

No segundo ano, pode-se utilizar como Atividades para dislexia para imprimir o recurso das músicas.

Desse modo, ao captar os fonemas por meio das músicas, a criança poderá passar a ler de forma correta.

Leia mais: Como fazer Atividades para dislexia – 2º ano – Vejam as ideias a seguir

Atividades para dislexia 3 ano 

Atividades para dislexia 3 ano 
Créditos: terocupsararaquelcosta.blogs.sapo.pt

As Atividades para dislexia para imprimir para o terceiro ano, podem utilizar de recursos lúdicos conhecidos, como jogos de caça-palavras, palavra-cruzada, forca.

Desse modo, esses jogos em forma de atividades, promovem a aprendizagem, enquanto a criança se diverte.

Atividade para dislexia 4 ano

Atividade para dislexia 4 ano
Créditos: pinterest.com

No quarto ano, pode-se continuar com as Atividades para dislexia para imprimir, utilizando jogos, como palavras-cruzadas, forca. É importante considerar os gostos da criança na elaboração de atividades, para ter sua atenção.

Atividade para dislexia 5 ano

Atividade para dislexia 5 ano
Créditos: pinterest.com

No quinto ano, as Atividades para dislexia para imprimir podem ser um pouco mais elaboradas, mas ainda sim, é importante considerar seus interesses.

Desse modo, pode-se utilizar jogos presentes no cotidiano da criança, brincadeiras como pular corda e  amarelinha.

Atividade para dislexia 7 anos

Atividade para dislexia 7 anos
Créditos: soescola.com

No sétimo ano, as crianças estão um pouco maiores e cada vez mais imersas na era digital, por isso, pode-se utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem.

Nesse sentido, pode-se utilizar tablets, computadores, jogos, aplicativos.

Atualmente, existe uma infinidade de aplicativos que podem ser utilizados nesse sentido de aprendizagem.

Jogos para dislexia para imprimir 

Jogos para dislexia para imprimir 
Créditos:pinterest.com

As Atividades para dislexia para imprimir, podem ser jogos, até porque é algo que motiva muito as crianças/adolescentes.

Desse modo, pode-se incorporar nas aulas, jogos como: figura e fundo, lince, jogos dos sete erros e caça-palavras.

Além disso, as Atividades para dislexia para imprimir, por meio de jogos, trabalham a percepção visual, leitura, escrita, associar o som a forma das palavras.

Conclusão

As Atividades para dislexia para imprimir devem ser condizentes com as dificuldades do aluno disléxico, promovendo uma aprendizagem equitativa.

Desse modo, as Atividades para dislexia para imprimir podem ser realizadas por meio de jogos que chamam a atenção do aluno e auxiliam nesse processo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *