Processo de alfabetização: PRIMEIROS PASSOS para iniciar

De acordo com a BNCC, o processo de alfabetização deve acontecer até o segundo ano do ensino fundamental, para garantir ao estudante o direito fundamental de ler e escrever. 

Embora você não conheça o idioma deste menu (francês, aliás), você pode entender o contexto do que está escrito lá. Isso porque você é um adulto alfabetizado, em outras palavras, segundo Magda Soares, ele consegue fazer uso funcional da linguagem, incluindo os aspectos socioculturais e interativos da alfabetização. 

É claro que uma jornada de alfabetização não pode ser empreendida sem considerar os antecedentes de alfabetização. De muitas maneiras, precisamos usar textos e palavras que sejam significativas para a realidade de cada grupo. Por exemplo, um menu faz sentido para os adultos, mas pode não fazer sentido para as crianças porque, na maioria das vezes, os pais pedem sua própria comida. 

Os nomes próprios são grandes aliados, porque são as primeiras palavras de referência das crianças e “concretizam” sua identidade no alfabeto. A identidade, a memória e a estrutura familiar são contextos importantes para o desenvolvimento das habilidades primárias do processo de alfabetização. 

Principais dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização 

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No processo de alfabetização, aprender a ler e a escrever é um grande passo a ser dado e o mais importante para que a criança possa se desenvolver. No entanto, neste processo há grandes desafios a serem enfrentados, tanto para a comunidade escolar quanto para os familiares. 

Durante o processo de alfabetização o professor se depara

Um dos principais desafios e dificuldades no processo de alfabetização enfrentadas, principalmente por professores, é a inclusão de estudos na rotina familiar. 

Isso porque a família da criança possuem dificuldades em incluir os estudos na rotina da criança, a maioria porque trabalham e não possuem tempo o suficiente para ajudar a criança a desenvolver suas habilidades. Isso faz com que o aluno tenha dificuldade durante o aprendizado, assim como o professor terá um obstáculo maior para ensinar o aluno a leitura.

Como se dá o processo de alfabetização?

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Ajudar uma criança a aprender a ler começa com a alfabetização, o que significa mostrar à criança todas as grandes coisas que a leitura pode fazer por ela. Uma das primeiras maneiras de fazer isso é conectar a escrita a objetos visuais. Por que isso é importante?

Aprender um novo idioma é como precisar de imagens associadas a letras e palavras em uma frase. 

No início, sem essas imagens, seria impossível entender o que está sendo escrito em uma frase. As letras e palavras são apenas símbolos, e a imagem ajuda a pessoa a entender o que a frase significa. Ensinar as crianças a ler começa mostrando-lhes a diferença entre letras, símbolos e desenhos. 

É crucial que eles entendam que podemos registrar o que dizemos escrevendo, e que letras e símbolos são diferentes. Em seguida, é importante mostrar como funciona a leitura (da esquerda para a direita). 

É importante dar a uma criança um dedo para segurar enquanto ela lê, e fazê-la prestar atenção à estrutura da leitura. Depois que eles entendem as letras e sabem a ordem das letras, é hora de ensiná-los as primeiras letras do alfabeto. Jogos e atividades recreativas (músicas, contos em livros e jogos na internet, por exemplo) são boas maneiras de introduzir isso.

Ciclo de alfabetização: o que é?

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O ciclo de alfabetização que compreende do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, concebe a alfabetização em outro ângulo, no caso é no letramento. Dessa forma, o estudante além de aprender a escrita e a leitura, terá a necessidade de viver experiências e práticas em diversas culturas. 

Isso faz com que o pequeno seja considerado ele um produtor de cultura. Assim, o principal objetivo do ciclo de alfabetização é fazer a ligação da cognição e da ludicidade. 

Quando se inicia o processo de alfabetização?

Alguns profissionais acreditam que esperar aprender a ler beneficia o desenvolvimento cognitivo, enquanto outros especialistas acreditam que uma criança deve passar a primeira infância ao ar livre e brincando. Não há um tempo acordado para o início da alfabetização na primeira infância, embora haja um consenso de que deve começar na pré-escola. 

A educação infantil engloba uma ampla gama de habilidades e qualidades pessoais que são essenciais para o desenvolvimento da criatividade. Enquanto as crianças estão na pré-escola, elas estão em uma faixa etária que favorece o desenvolvimento de muitas habilidades pessoais e sociais. 

É importante considerar o equilíbrio entre o incentivo ao desenvolvimento motor e a alfabetização precoce, pois os pré-escolares não precisam aprender formalmente nesta fase. É preciso haver materiais que apresentem o início da escrita: letras e palavras, de forma lúdica e sensorial, sem deixar de permitir a exploração e descoberta pessoal.

E o processo de letramento?

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O processo de letramento está inteiramente ligado às práticas sociais, isso além da escrita. Em outras palavras, o processo de letramento é uma habilidade que a criança desenvolve para usar a escrita e leitura socialmente, isso faz com que o indivíduo tenha a capacidade de organização em discursos, interpretação e compreensão de textos, assim como traz a reflexão ao indivíduo. 

Ciclo de letramento: o que é?

O ciclo de letramento também é apresentado junto ao ciclo de alfabetização durante os três anos iniciais dos estudantes do ensino fundamental de nove anos. Assim, são ciclos que não devem ser passíveis de interrupção conforme as diretrizes da BNCC.

Processo de alfabetização na pandemia

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A pandemia foi um fator que dificultou o processo de alfabetização, isso porque, nessa fase da criança é crucial para o seu desenvolvimento escolar: o desenvolvimento da escrita e leitura. 

Durante a pandemia foi necessário o distanciamento social e, portanto, a iniciação das aulas remotas. Isso proporcionou sérias dificuldades para os anos, como a não autonomia por parte do aluno no ensino remoto, por causa da idade principalmente.

Assim como, a falta de concentração durante aulas remotas, muitos sem acesso à internet e sem auxílio de familiares para a ajuda da alfabetização desses pequenos. 

Iniciar o processo de alfabetização: 5 passos

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Para iniciar o processo de alfabetização deve seguir os seguintes passos:

  1. Contar histórias;
  2. Atividades e jogos dinâmicos e criativos que incentivem os alunos a aprenderem, como músicas, caça-palavras, jogos da internet, livros, entre outros. Além disso, as atividades contribuem significativamente para o processo de alfabetização.
  3. Rotinas de estudos para casa, como a leitura para alfabetização;
  4. Avaliações diagnósticas;
  5. Planejamento, metas e objetivos do professor para que o aluno possa aprender.

A partir do conteúdo apresentado, entendemos a importância do processo de alfabetização para os pequenos. Portanto, como um bom planejamento e atividades para os estudantes, é possível influenciar em um processo de alfabetização de qualidade, para que a criança possa aprender a ler e escrever, e ser introduzido na sociedade como um ser produtor de cultura.

Conclusão

Agora que vocês entenderam um pouco mais sobre o processo de alfabetização com certeza ficará mais fácil os primeiros passos para iniciar. 

Mas se mesmo assim ainda ficaram com dúvidas deixe nos comentários para te ajudarmos.  

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