Você deseja entender melhor sobre o plano de aula corpo humano educação infantil bncc? Então você veio ao lugar certo. Pois, além de abordar o assunto do plano adequado, vamos entender melhor o que diz a BNCC e como trabalhar o corpo humano na educação infantil.
O que a BNCC fala sobre o corpo humano?
A BNCC enfatiza a importância do corpo, gestos e do movimentos, estipula que na primeira etapa da educação básica devem ser assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento: expressar-se, conhecer-se, brincar, participar, conviver e explorar.
É nessa fase que as crianças usam seus corpos para explorar o mundo, o espaço e os objetos ao seu redor; expressando emoções, interagindo com os outros e realizando movimentos físicos (sentar, escalar, engatinhar, dar cambalhotas, etc.) ações de muita importância para o desenvolvimento neuropsicomotor.
Aqui, os movimentos corporais são vistos como um poderoso recurso para que as crianças identifiquem sensações, identifiquem limites e possibilidades, tenham espaço para a imaginação e ampliem seu arsenal de movimentos.
Com base nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC define cinco domínios de experiência, também interdependentes e interligados, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Essa é a relevância dos temas aqui discutidos, e uma dessas áreas de experiência é nomeada por ela:
- O eu, o outro e o nós — interação;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons e formas;
- Escura, fala, pensamento e imagina;
- Espaços, tempos, quantidade, relações e transformações.
Como trabalhar as partes do corpo humano na Educação Infantil?
Não é novidade para ninguém, que trabalhar qualquer assunto na educação infantil requer mais cuidado e um certo grau de conhecimento. Pois, além de não exagerar no conteúdo, é necessário aplicar uma metodologia adequada, para a melhor absorção. No entanto, para isso, existem as normas da BNCC.
Por isso, é importante montar um plano de aula do corpo humano na educação infantil bncc, que te ajudará no momento de trabalhar as partes do corpo humano na Educação Infantil.
Como trabalhar o corpo humano na educação infantil de acordo com a BNCC?
Como conferimos acima, a BNCC possui algumas diretrizes relacionadas ao ensino do corpo humano na educação infantil. No entanto, para possuir um plano de aula corpo humano educação infantil bncc, é necessário entender bem estas diretrizes e conhecer atividades que seguem tais normas. Então, confira algumas sugestões!
Considerando que a música é amada pelas crianças e que tudo pode ser ensinado a elas através dela, você pode pesquisar uma música que possa te ajudar a ensinar partes do corpo humano de uma maneira divertida. E para isso, a música Desengonçada de Bia Bedran, se trata de uma boa opção, pois dentre outras coisas do assunto, aborda o entendimento de direita e esquerda.
Além disso, existem outras sugestões:
- Brincar andando nos pés do professor e verbaliza o lado DIREITO, ESQUERDO de acordo com cada passo — Espaço, tempo, quantidade, relações e transformação;
- Crie o Corpo Humano com Tangram — Traços, sons, cores e formas;
- Completando o Corpo Humano em Atividades Simétricas — Espaço, tempo, quantidade, relações e Transformação;
- Conte histórias de bailarinas e soldadinhos de chumbo e imite os movimentos dos personagens — Corpo, gestos e movimentos;
- Executar contagem – Espaço, tempo, quantidade, relações e transformação;
- Nomeie verbalmente as partes do corpo e aponte-as em planos corporais previamente montados — Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Observar o corpo de um colega e replicá-lo com massinha — Traços, sons, cores e formas, assim como, O eu, o outro e o nós;
- Olhe para o corpo no espelho e nomeie verbalmente suas partes — Corpo, gestos e movimentos.
Por que trabalhar o corpo humano com as crianças?
Um dos principais motivos para trabalhar com crianças sobre o tema do corpo humano é que elas já desenvolvem uma curiosidade inata sobre o assunto. O que, no entanto, pode ser estimulado e ajudar a abordar outros temas semelhantes, como saúde, higiene, identidade e diferenças raciais.
Como este se trata de um assunto tão amplo, vários currículos preferem abordá-lo como um projeto, capaz de abordar e avaliar cada momento e experiência da criança em várias etapas.
Qual habilidade trabalha o corpo humano na Educação Infantil?
Não existe apenas uma habilidade para trabalhar corpo humano na Educação Infantil de acordo com o BNCC. No entanto, para elaborar um plano de aula corpo humano educação infantil bncc, o conhecimento de tais habilidades ajuda muito.
Para citar alguns exemplos, vamos citar: EI02TS03, EF02LP08, EF01CI02 e existem outras. Portanto, cada uma delas possui um objetivo e forma de trabalhar diferentes.
Qual o objetivo de trabalhar as partes do corpo na educação infantil?
Ao falar em objetivo de trabalhar as partes do corpo na educação infantil, quase que de maneira automática, o que vem em mente é: “as crianças devem aprender as partes do corpo humano”.
Mas, na verdade, isso vai muito além do que a necessidade de aprender, e é sempre bom considerar um plano de aula corpo humano educação infantil bncc. No entanto, a seguir temos alguns objetivos a considerar no momento de trabalhar o corpo humano na educação infantil:
- Aumentar a conscientização sobre cuidados com a saúde física e higiene;
- Demonstrar equilíbrio e lateralidade movendo-se, andando, correndo, pulando, etc. no espaço físico da escola;
- Desenvolvimento amplo de coordenação motora durante as atividades e promover a confiança em suas próprias habilidades motoras;
- Expressar sua criatividade em atividades artísticas e aumentar seu conhecimento criativo;
- Identificação das partes do corpo, se familiarizar com elas e valorizar suas funções;
- Ouvir e cantar músicas para desenvolver a memória musical, sentimentos e pensamentos;
- Participar de atividades práticas relacionadas ao cuidado e higiene dental, reconhecendo a importância da escovação na prevenção da cárie dentária.
1 ideia de Plano de aula corpo humano na educação infantil de acordo com a BNCC
Para esta ideia serão consideradas duas habilidades:
- EI02CG03: deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), com combinação de movimentos e seguindo orientações;
- EI02TS03: usar fontes sonoras variadas disponíveis no ambiente em jogos de canto, canções, melodias e músicas.
Convide todos para sentar no tapete da sala. Diga às crianças sobre o que você vai falar, ou seja, várias partes do corpo, descobrir o que as mãos, pés, boca podem fazer, entre outras coisas, através de algumas brincadeiras usando imagens, vídeos e música.
Forneça às crianças várias fotos da parte do corpo no centro da roda. Essas imagens precisam valorizar a diversidade racial e cultural, garantindo o acesso e a exploração das crianças respeitando as diferenças.
Convide-os a escolher uma imagem e realizar uma ação usando essa parte do corpo. Aconselhe os outros a imitar as ações de um colega. Alternadamente, permite que várias crianças escolham a imagem como precursora da ação, no entanto, permitindo que elas se expressem livremente. Participe do jogo e realize uma ação com partes do corpo. Então, com isso você incentiva as crianças a fazer escolhas.
Conclusão
Portanto, como conclusão, podemos afirmar que o plano de aula corpo humano educação infantil bncc não envolve apenas as normas da BNCC ou entender como trabalhar o assunto nesta fase da educação. Pois, como vimos acima, envolve uma série de atividades e conhecimentos. Então, esteja sempre aberto a novos conhecimentos e com disposição para estudar!
Leia também: Plano de aula cores educação infantil 4 anos – Como trabalhar, apresentar cores, habilidade e modelos