Exemplos de relatório de aulas remotas pronto são ótimos para facilitar o dia a dia dos professores, de modo que eles podem poupar bastante tempo na hora de elaborar suas atividades, uma vez que não será necessário criar todo aquele documento do zero, graças a esses exemplos. Sendo assim, ele poderá dedicar o seu tempo a outras atividades importantes ao invés de ter que perder tempo nessa elaboração, tudo isso através desses modelos que são disponibilizados na internet para qualquer pessoa usar.
Pensando justamente na ideia de trazer os exemplos de relatório de aulas remotas pronto que nossa equipe optou pela criação do presente artigo, de modo a reunir os principais modelos utilizados, facilitando a vida de todos que precisam dessa ferramenta. Dessa forma, se é do seu interesse a obtenção desses exemplos, nós recomendamos que continue esta leitura e fique por dentro dos melhores exemplos que reunimos sobre os relatórios prontos.
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O kit é dividido em 4 módulos:
- MÓDULO 1: CONHECENDO AS LETRAS Conhecendo vogais, alfabeto, alfabeto minúsculo.
- MÓDULO 2: ATIVIDADES COM AS LETRAS Aprendendo as sílabas, formando as primeiras palavras e muito mais.
- MÓDULO 3: NÚMEROS, OPERAÇÕES E FORMAS Introdução aos números, sequência lógica, operações e formas.
- MÓDULO 4: INGLÊS Atividades em inglês, aprendendo cores, números e animais.
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O que são relatórios de aulas remotas?
O relatório de aula é uma ferramenta muito importante na educação infantil. Proporciona uma avaliação mais personalizada do desempenho de cada aluno em um determinado período, como relatórios de desempenho semestral, bimestral, mensal, semanal, entre outros.
Dessa forma, os educadores podem formular as melhores estratégias e práticas de ensino para apoiar e ajudar cada aluno a superar as dificuldades, e os pais e familiares também podem participar mais da educação dos filhos. No entanto, um dos desafios colocados pela pandemia e pelo ensino à distância é como se reportar nesta nova situação.
Sendo assim, podemos resumir o relatório de aulas remotas como sendo uma forma, em meio a todas as dificuldades enfrentadas com o ensino remoto, de avaliar aquilo que o aluno está fazendo e como está sendo o seu desempenho, de modo que os professores possam identificar se aquele método de ensino remoto está realmente surtindo efeito ou se os alunos aprendem melhor quando estão nas escolas.
Para que serve os relatórios de aulas remotas?
Como já mencionamos anteriormente, o relatório de aulas remotas serve justamente para avaliar o aluno e o seu desempenho, bem como fornecer meios do professor entender se aquele método aplicado está sendo realmente efetivo, ou seja, trata-se de um termômetro que mede não só o desempenho dos alunos, mas também o desempenho do professor e das ferramentas utilizadas.
Dessa forma, nas reuniões escolares, eles podem expor os relatórios a outros professores, para que todos possam pensar em meios de melhorar as aulas remotas, seja por meio de um plano de ensino diferenciado ou através da utilização de outras ferramentas avaliativas, de modo a integrar os alunos e os professores.
Leia também: 3 modelos de parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC
Relatório pronto:
A seguir, separamos alguns exemplos de relatórios de aulas remotas prontas:
De aulas remotas
De aulas remotas ensino fundamental
Aqui temos um exemplo de relatório de aula remota do Ensino Fundamental
Relatório individual de aulas remotas
No mesmo link é possível encontrar modelos de relatório individual:
Além disso, caso opte, poderá aprender como fazer esse relatório através de um vídeo no Youtube pela Tia Keila Menezes
7 dicas para não cometer erros no seu relatório de aulas remotas
Como sabemos da importância dos relatórios de aulas remotas, nós separamos algumas dicas para ajudá-lo a não cometer erros na hora de elaborar o seu. A seguir, fique por dentro das 7 dicas para não cometer erros no seu relatório de aulas remotas:
Procure auxílio da família do aluno para ajudar no relatório
O relatório da aula reflete a observação e o monitoramento próximo de cada aluno. Com o apoio de familiares ou do responsável, existem determinados momentos e atividades que vão decorrer em casa e a professora não estará presente.
É por isso que é importante envolver os membros da família. Por exemplo, os educadores podem criar uma agenda de observação a ser preenchida por membros da família com base nas metas e habilidades esperadas e nas áreas de experiência do BNCC. Com isso, será mais fácil para as famílias acompanharem seus filhos nessas atividades.
Além disso, também é possível ouvir a opinião do responsável que acompanhará os alunos neste período e traduzir esses relatos de forma didática.
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Faça anotações durante as aulas
Para serem justos e mais fiéis, os relatos individuais das turmas remotas dos alunos não devem ser concluídos em um dia, contando apenas com a memória dos educadores. Para torná-lo mais completo e incluir exemplos claros, o professor deve fazer anotações em cada aula, de modo que ao final, seja possível criar um relatório completo.
Nem sempre é fácil saber que tipos de atividades abordar e fazer com as crianças não é mesmo? Pensando nisso trouxemos uma super dica de como ajudar seu filho a se desenvolver de uma forma rápida, veja aqui !
Faça a contextualização das atividades com o desempenho do aluno
Outra sugestão é descrever as atividades realizadas na sala de aula remota e, com base nisso, apresentar observações sobre a participação e o desempenho dos alunos de forma contextual. Isso aumentará a clareza da descrição. Se necessário, descreva quais ajustes e intervenções de ensino devem ser feitos para permitir que a criança progrida na aquisição de certas habilidades.
Não rotule o aluno e seja bastante claro
Este é o foco básico em relatórios de cursos presenciais, mistos ou a distância. O documento deve ser elaborado de forma objetiva, mantendo a clareza. Você também precisa ter cuidado para não rotular seu filho. É importante lembrar que o desenvolvimento é um processo contínuo.
Compare com relatórios anteriores
Uma vez que o processo de aprendizagem é contínuo, pode ser útil consultar os relatórios anteriores dos alunos e comparar o progresso e os pontos de melhoria.
Atente-se a questões afetivas e socioemocionais
Às vezes, você acaba escrevendo um relatório de aula que se concentra mais nas habilidades cognitivas e se esforça para ser objetivo. Porém, principalmente na educação infantil, também é importante relatar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e os aspectos emocionais observados durante as atividades e interações com os alunos.
Tenha flexibilidade
É um momento incomum para todos. As crianças também enfrentam desafios no ensino à distância. Portanto, é importante que os educadores considerem todos esses fatores ao avaliar os alunos. Por exemplo, há realmente um problema com o desempenho de alunos que às vezes se levantam de suas cadeiras em salas de aula remotas? Também é importante estar atento às questões estruturais do ambiente doméstico do aluno. Ele nem sempre terá uma mesa e cadeira adequadas para assistir o curso em frente à tela.
Conclusão
Diante do exposto, temos que os relatórios são ótimas ferramentas para ajudar a entender o que se passa na vida estudantil dos alunos, bem como entender que pontos merecem atenção, quais precisam melhorar e como se chegar a isso. Dessa forma, é necessário que o professor ponha em prática métodos que possam facilitar o aprendizado por parte do aluno, bem como aprofunde os seus conhecimentos a respeito das técnicas disponíveis para tanto.