O ensino fundamental é a etapa mais longa da educação básica com 9 anos de duração. Os alunos entram no 1° ano do ensino fundamental com 6 anos de idade e saem adolescentes de 14 anos. Essas etapas não estão relacionadas obviamente a aspectos cognitivos apenas.
Mudanças físicas, afetivas, sociais entre tantas outras estão entre elas. O quinto ano é um marco muito significativo. Uma das grandes diferenças também é que agora o aluno passará a ser orientado por vários professores e não apenas por um professor como acontecia nos anos anteriores.
Nesse artigo iremos discorrer sobre as características dessa etapa de aprendizagem na vida do aluno e sua importância. Mas quais são as características do aluno do 5° ano? Veremos a seguir.
Conhecendo o aluno do 5° ano
Sempre é válido ressaltar que cada criança é um indivíduo único com suas características e particularidades. É importante que os professores considerem as diferenças entre eles atendendo a diversidade e heterogeneidade da sua turma facilitando assim o aprendizado individual e coletivo.
Outro ponto importante é que o aluno do 5° ano está no início da sua pré-adolescência. Esses alunos têm entre 10 e 11 anos de idade. A fase da pré-adolescência vai dos 10 aos 14 anos de idade o que é consideravelmente uma fase de salto em seu desenvolvimento. Sendo assim vale considerar de forma geral para essa faixa etária:
- Sua personalidade está bem marcada;
- O envolvimento familiar é maior e ele apresenta com muita consistência suas críticas, argumenta, descreve melhor a personalidade dos pais e familiares;
- Hora prefere passar muito tempo fisicamente com os amigos hora prefere passar muito tempo sozinho;
- Começa a ter um pensamento mais lógico, complexo e mais maduro;
- Consegue fazer análises mais complexas considerando diferentes perspectivas para uma mesma situação.
- Capacidade de desenvolver novas habilidades num ritmo constante;
- Coordenação, equilíbrio e movimento muito desenvolvidos;
- A autoestima tem um papel crucial além da segurança pessoal;
- O comportamento varia de “pequenos adultos” a picos bastante infantis;
- Tem uma necessidade de apoio dos pais nas execuções de suas tarefas;
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Como ensinar para um aluno do 5° ano?
O progresso do conhecimento escolar acontece basicamente pela consolidação do que foi aprendido nos anos anteriores. As demandas de cada fase escolar até podem ser diferentes, mas é certo que as experiências das crianças em seu ciclo escolar, social, cultural, os meios de comunicação, tecnologia a quem ela tem acesso precisam ser usadas ao seu favor.
Assim sendo, seu pensamento crítico, lógico e criativo será estimulado fazendo-os argumentar e reagir àquilo que lhe foi proposto. Basicamente é: mergulhe no universo dos quais seus alunos pertencem e use isso em favor do processo de aprendizagem.
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O que trabalhar nas atividades do 5° ano?
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essa fase, amplia-se a autonomia de cada indivíduo, a compreensão de normas e o interesse pela vida social. É nesse momento também que deve ser assegurada uma transição contínua entre as duas fases do ensino fundamental (que agora caminha para os anos finais).
A mudança pedagógica que se dá devido às repartições curriculares (um professor especialista para cada componente curricular), costuma amedrontar os alunos do 5° ano devido às novas exigências de cada professor em específico.
Visto que esses alunos já têm mais autonomia, são mais críticos, conectados e apresentam um pensamento mais lógico, é importante fortalecer essa autonomia de cada aluno apresentando-lhes situações que o façam interagir com diferentes conhecimentos.
O apelo digital é uma realidade. Cada vez mais precocemente crianças e pré-adolescentes estão conectados á era digital e suas atrações. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Infantil do CS Mott Children´s Hospital nos Estados Unidos, cerca de metade dos pais de pré-adolescentes entre 10 e 12 anos relataram que seus filhos usaram aplicativos de mídia social nos últimos seis meses.
O ambiente digital tem o poder de divertir, entreter, aproximar pessoas e ganhou um papel fundamental e sem volta no ensino escolar nos últimos tempos. Em contrapartida a todas as vantagens, temos a falta de acesso á internet com fins educacionais á crianças e adolescentes vulneráveis aumentando a exclusão e evasão escolar.
O outro agravante é para as crianças, pré-adolescentes e adolescentes que têm acesso livre e sem supervisão à conteúdos inadequados e a superexposição dentre tantos outras questões como cyberbullying (agressões, ofensas feitas por meios digitais), assédios entre outros malefícios.
Baseado nessa atual realidade, um dos desafios das escolas e dos educadores para com os alunos do 5° ano, é estar conectado e propor uma participação mais consciente na cultura digital e assim contribuir para o desenvolvimento do aluno aproveitando assim o potencial de comunicação desse universo tão digital.
De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), no 5° ano o aluno deve ser capaz de discorrer sobre diversas temáticas e progressivamente serem apoiados e estimulados para olharem criticamente para elas.
A seguir destacaremos os conteúdos apresentados nessa nova etapa do ensino fundamental para os alunos do 5° ano:
Português
- Morfologia e lexicologia;
- Sintaxe;
- Fluência de leitura e apresentação de senso crítico;
- Oralidade (variação linguística);
- Produção de texto com conhecimento linguístico, gramaticais e ponto de vista crítico;
- Diferenciar o caráter das palavras (mesma palavra com diferentes significados);
- Acentuação correta;
- Opinar, defender ponto de vista;
Matemática
- Números naturais;
- Números racionais não negativos;
- Figuras planas e sólidos geométricos;
- Medida;
- Expressões algébricas e propriedades das operações;
- Representação e interpretação de dados;
Ciências
- A Terra como um planeta especial;
- O solo;
- Rochas e minerais;
- A água;
- Ar;
- Diversidade nos animais (Características dos organismos em função dos ambientes onde vivem);
- Regimes alimentares;
- Reprodução nos animais;
- Fatores abióticos e os animais;
- Biodiversidade animal;
- Diversidade nas plantas (Fatores abióticos e as plantas);
- Diversidade vegetal;
- Célula;
- Classificação dos seres vivos;
Geografia
- A diversidade do Brasil;
- População brasileira e a mistura de povos;
- Cultura brasileira e a mistura cultural;
- Brasil e seus contrastes sociais;
- A regionalização do Brasil e sua divisão política e regional;
- O Brasil e a América do Sul;
- O Brasil na América;
- Portugueses e espanhóis na América;
- O relevo da América do Sul e suas principais economias;
- O Brasil no mundo;
História
- O início da República no Brasil;
- A República de Vargas;
- A República populista;
- A história recente do Brasil;
Inglês
- Artigos;
- Nomes;
- Adjetivos;
- Advérbios;
- Pronomes;
- Preposições;
- Verbos;
10 maneiras de trabalhar com alunos do 5° ano
A seguir, listamos 10 maneiras de trabalhar com os alunos do 5° ano. São elas:
- Fazer uso de artigos, textos, músicas, narrativas, crônicas, notícias atuais e populares abordando conhecimentos linguísticos e gramáticas propondo análises com uso de senso crítico;
- Usar a matemática abordando dados matemáticos reais de questões atuais e de interesses dos alunos como tecnologia, música e aplicativos de celular;
- Abordar questões tecnológicas e da era digital;
- Abordar assuntos e dados atuais sobre questões climáticas e ambientais;
- Proponha atividades que lhes permitam fazer escolhas e tomar decisões – isso fortalece a autoestima;
- Proponha atividades brincantes – toda criança aprende melhor brincando;
- Use técnicas de comunicação (enfatize os prós e não apenas os “contras”), ofereça alternativas, busque conhecer o que a criança gosta e leve questões relacionadas ao assunto para a sala de aula, fale sobre situações hipotéticas e deixe-os se expressarem livremente;
- Tenha senso de humor nas abordagens em sala de aula – isso chamará a atenção dos alunos;
- Em qualquer disciplina, inicie com abordagens que se aproximem da realidade dos alunos – a era digital é uma oportunidade que abre caminho para a abordagem de diversos assuntos;
- Ouça os alunos – qualquer fala é uma oportunidade de discorrer sobre um assunto relevante de aprendizado individual e coletivo;
Concluímos que o processo de aprendizagem é uma constante. Os alunos do 5° ano de forma geral já são crianças hiper conectadas e antenadas. A tecnologia e a era digital já é uma realidade irreversível.
O uso da tecnologia e o mergulho nessa era, o desenvolvimento de novas habilidades, a aprendizagem de forma divertida e o desenvolvimento da linguagem e comunicação precisam estar alinhados a um ensino consistente para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento dos alunos. O 5° ano é uma das etapas de transição do ensino e precisa ser uma base sólida para o inicial do fundamental II.
Esperamos que tenha gostado desse artigo.
Nem sempre é fácil saber que tipos de atividades abordar e fazer com as crianças não é mesmo? Pensando nisso trouxemos uma super dica de como ajudar seu filho a se desenvolver de uma forma rápida, veja aqui !