CANTINHO DA LEITURA: 7 IDÉIAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS

O Brasil não é um dos países que mais lê no mundo. Uma pesquisa publicada por “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural, aponta que a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52% em 2019. A principal causa apontada por essa queda é o tempo usado para a leitura, pois esse tempo está sendo usado nas redes sociais.

Além das dificuldades apontadas, sabemos que o acesso aos livros não é democrático: a carência de bibliotecas comunitárias, a inacessibilidade da população vulnerável, os preços dos livros e a falta de políticas públicas que atendam essa necessidade também contribuem para dados como esses.

Sabemos que a leitura tem um papel fundamental na primeira infância e é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento intelectual, emocional e social do indivíduo e que precisa ser apresentada para as crianças (preferencialmente desde o ventre) como um caminho riquíssimo e prazeroso de aprendizado e grandes descobertas.

É importante proporcionar para as crianças momentos de interação e vivência com a leitura, mas como criar esses momentos no nosso dia a dia? Continue lendo e confira.

Quer ter acesso a mais de 300 atividades educativas por menos de 40,00 + Bônus?

Conheça a Professora Corujinha

Qual o objetivo do Cantinho da leitura na Educação Infantil?

O cantinho da leitura tem ganhado cada vez mais olhares e adeptos. Esse cantinho nada mais é que um espaço reservado para o momento da leitura. Esse ambiente ou “cantinho” precisa ser voltado de fato para esse fim.

Ele tem como objetivo chamar a atenção da criança para a leitura e proporcionar momentos agradáveis e que despertem cada vez mais seu interesse por essa prática.

Como o espaço de leitura ajuda as crianças?

Vale lembrar que crianças não são pequenos adultos. Crianças estão em seu processo natural de desenvolvimento e precisam ter suas etapas conhecidas e respeitadas. Embora algumas pesquisas apontem tempo médio de concentração por idade, há controvérsias sobre os dados apresentados, pois o que pode ser considerado é:

NO QUÊ a criança prende sua atenção e o PORQUÊ. Crianças maiores conseguem concentrar-se MAIS que as crianças menores, porém definir um tempo de concentração sem analisar á que a criança está sendo exposta, é um tanto inconsistente.

Partindo desse princípio, é importante pensar nas crianças como peça fundamental desse momento. O cantinho da leitura precisa despertar curiosidade.

Prepare o cantinho preferencialmente sem interferências diretas dos brinquedos (aquele momento exige concentração no que foi proposto que nesse caso é a leitura que embora precise ser divertida, não é o “brincar” propriamente dito, não estamos montando uma brinquedoteca).

Ponha móveis baixos e assentos confortáveis, como pufes, almofadas ou tapetes. Capriche nas cores e na iluminação. Caso o cantinho da leitura precise ser dividido com outros espaços, prefira deixar as crianças de costas para o ambiente externo evitando assim que elas se distraiam olhando para outras coisas e se desconcentrem.

Esse espaço ajudará a criança a ter apreço por esse momento, a criar sempre uma expectativa positiva para a leitura. Além de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social, proporcionará momentos de interação, concentração, momentos de livre expressão e o uso da imaginação.

Leia também: Benefícios da leitura para as crianças

Decoração: 7 ideias de espaço de leitura para fazer com as crianças

Cantinho da leitura simples

Cantinho da leitura simples
Créditos: soloinfantil.com.br

Algumas famílias não aderem ao cantinho da leitura por terem uma ideia de que esse espaço precisa ser um local de fato. Mas não é bem assim. O cantinho não exige sofisticação e pode ser uma simples caixa de papelão. Reúna as crianças e decore uma caixa. Veja se preferem pintar, fazer colagens, adesivar ou desenhar nela. Agora é só colocar os livros dentro e está pronto.

Cantinho da leitura no quarto

cantinho da leitura no quarto
Créditos: blogdaletrinhas.com.br

Muito provavelmente o quarto da criança já tem referências que indicam um pouco de si, para criar um cantinho da leitura que ela se identifique, peça para a criança falar suas cores favoritas e use-as de alguma forma (no tapete, na almofada que irão se sentar, no puff…).

Peça para que ela faça desenhos para serem colados na parede do cantinho e que crie uma “placa de identificação” como “CANTINHO DE LEITURA DA (nome da criança)” com os materiais desejados. Pode ser em papel sulfite, cartolina, papelão, EVA, numa lousinha. Deixe que ela use a imaginação e a auxilie nesse processo.

Cantinho da leitura em casa

cantinho de leitura na escola
Créditos: soescola.com

Em casa, as crianças fazem inúmeras coisas. Assistem TV, fazem as tarefas escolares, brincam, alimentam-se, ouvem música, descansam, enfim, ali elas vivem.

Ler também precisa ser um hábito familiar. Além de estreitar os laços socioafetivos, ler ajuda a criar lindas memórias e a cultivar a prática além de contribuir em seu desenvolvimento como já citamos.

Reserve um tempo de preferência diariamente num canto mais silencioso e com menos interferências na casa e sente-se com a criança para um momento de leitura.

Caso esse cantinho não tenha condições de ser fixo, incentive a criança a elaborar uma plaquinha com qualquer material (papelão, papel sulfite, cartolina, EVA) e que no momento da leitura, ela leve a plaquinha e identifique aquele momento de vocês como o cantinho da leitura.

Quer ter acesso a mais de 300 atividades educativas por menos de 40,00 + Bônus?

Conheça a Professora Corujinha

Cantinho da leitura em espaços públicos

Cantinho da leitura
Créditos: blog.brasilbrokers.com.br

Mas ler em ambientes públicos é proveitoso? As crianças conseguirão se concentrar? Por mais incrível que pareça, é possível. Crianças amam experimentar o novo e explorar novos espaços.

Além de abrir o leque de ambientes para o cantinho da leitura, o contato com a natureza e com o ambiente externo dá abertura à novas vivências permitindo também oportunidade à novos diálogos.

Claro que, levar as crianças para um momento de leitura no metrô de São Paulo no horário de pico não é a melhor ideia. Ma basta ter a coerência em escolher lugares e momentos em que as limitações delas sejam respeitadas e que as oportunidades de aprendizagem sejam ampliadas.

Elas associarão a leitura como um caminho flexível de aprendizados e novas vivências.  Para que esse momento fique ainda melhor, visite o local antecipadamente e analise suas condições. Leve toalhas e tapetes para serem colocadas no chão, almofadas, guarda-sóis se necessário, água e permita que os pequenos vivam essa experiência.

Cantinho de leitura na escola

Muitas escolas já adotaram o cantinho da leitura como seu queridinho no ambiente escolar. E não é para menos: a leitura tem um papel fundamental no processo de aprendizagem além de auxiliar o professor em suas propostas disciplinares.

Seja um gibi, um conto, um poema, um livro interativo, um livro de uma disciplina específica entre tantas outras temáticas para leitura, a proposta sempre será o incentivo à interação, á troca de informações, opiniões e pontos de vista. E mesmo para as crianças de maternal e recreação, o aspecto visual, as palavras e sons emitidos, terão uma influência positiva e direta no desenvolvimento das crianças que terão a oportunidade desse contato.

Sendo assim, crie um momento para que elas se sintam integrantes daquele espaço. Se possível, permita que elas deixem o nome em algum cantinho ou que tenha foto da turma. Dê a oportunidade para que semanalmente alguém escolha um livro para a leitura, ou que um deles leia para a turma.

Envolva-os nesse momento. Outra coisa bem bacana caso a escola não tenha uma sala para a leitura, biblioteca ou estantes, junte os alunos para a elaboração das estantes da sala. Use caixas de papelão, caixotes de feira, palets e mãos à obra. O cantinho da leitura ficará ainda mais criativo.

Painel para cantinho da leitura

Criança combina com cores. Um ambiente infantil não precisa ser poluído e atolado de informações, mas pode sim ser muito colorido e atrativo.

Com a ajuda das crianças e usando qualquer material disponível, prepare um painel bem colorido para o cantinho da leitura com a identificação do espaço e com frases que as atraiam para o local. Frases como: “prontos para mais uma aventura?”, “o que será que vamos aprender agora?” “embarque nessa viagem!”, podem transportar a criança facilmente para esse momento.

Como nem sempre sabemos por onde começar uma arte, assista a dica da Juliana e veja como confeccionar um lindo painel e assim dar um charme todo especial para o seu cantinho da leitura:

Cantinho de leitura feito com caixote

cantinho da leitura
Créditos: soloinfantil.com.br

Já citamos aqui os caixotes como uma excelente opção de estante. Além de serem facilmente encontrados em locais como feiras livres e hortti-frutti, geralmente esses materiais são leves e versáteis.

Podem ser utilizados crus ou pintados, deitados ou em pé. O que vale é abusar da criatividade. Se possível, permita que a criança participe de todo o processo (desde a aquisição do caixote até a arrumação dos livros nele). Isso deixará o espaço muito mais interessante, familiar, criativo, único e com personalidade.

Cantinho do bebê no quarto dos pais

cantinho da leitura
Créditos: mulherportuguesa.com

E os bebês precisam de cantinho da leitura? Sem dúvida nenhuma. Começamos esse post falando da importância da leitura e reforçamos mais uma vez: os estímulos e as vivências com a leitura quanto antes acontecerem, melhor.

Alguns bebês começam suas noites de sono ali no quarto dos pais e esse é o local que pode acontecer o momento de leitura. Diminua os ruídos e interferências externas e inicie esse momento. Essa rotina influenciará positivamente a relação dos pais com o bebê e estreitará ainda mais os laços afetivos.

Leia também: 30 livros para bebês de 0 meses a 1 ano

A leitura trás inúmeros benefícios comprovados. Decorar o espaço em que ela acontece deixará esse momento ainda mais inspirador. Um espaço calmo, relaxante e cheio de referências tem o poder de deixar esse momento ainda mais prazeroso.

Dedique um tempo para investir no seu cantinho da leitura e, em qualquer lugar que ela acontecer, será ainda mais especial e cheio de memórias afetuosas para as crianças.

Leave a Reply

Your email address will not be published.