Parecer descritivo educação infantil 4 anos: Para que serve, como fazer e modelos prontos para imprimir

O parecer descritivo educação infantil 4 anos consiste em um registro documental que possibilita analisar os avanços do estudante dessa faixa etária.

Desse modo, no documento mencionado consta a trajetória escolar e de aprendizado do aluno descrita detalhadamente.

Além disso, estão contidos os marcos de chegada para cada período de avaliação.

No parecer é necessário constar detalhadamente o desenvolvimento da criança, suas conquistas, avanços, dificuldades e intervenções que devem ser realizadas visando melhorar o processo de aprendizagem.

Confira a seguir, o que é um parecer descritivo e como avaliar.

Para que serve o parecer descritivo educação infantil para criança de 4 anos?

Parecer descritivo educação infantil 4 anos

O parecer descritivo educação infantil 4 anos se trata de um registro frequente e serve para possibilitar analisar de forma detalhada e fundamentada os avanços do estudante.

Nesse sentido, no parecer são registrados o curso de aprendizado do aluno: o que foi aprendido, como foi aprendido e o que precisa ser aprendido.

Em cada período de avaliação é necessário delimitar os marcos de chegada do aluno.

Além disso, o parecer permite determinar a relação entre os avanços, as dificuldades e avanços do aluno. 

E com base nesses dados é possível observar o aprendizado do aluno, seus avanços e principalmente suas dificuldades para que sejam realizadas intervenções que permitam o desenvolvimento escolar do aluno.

Desse modo, as intervenções serão mais assertivas e irão permitir o desenvolvimento e evolução do aluno no processo de aprendizagem.

Mas, é importante mencionar que o parecer não tem o objetivo de rotular o aluno e sim buscar soluções para suas dificuldades de aprendizado.

Por fim, no parecer estarão presentes as dificuldades do aluno em uma avaliação macro – aspectos de aprendizagem, cognitivos, sociais, físicos.

O que avaliar na educação infantil de 4 anos?

O que avaliar na educação infantil de 4 anos

Na avaliação de um parecer descritivo educação infantil de 4 anos são necessários avaliar inicialmente as matérias vistas pelo aluno. 

Normalmente, são vistos conteúdos relacionados a português, matemática, artes e outras disciplinas vistas pelo aluno.

Além disso, na presente avaliação também é necessário descrever a interação do estudante e o aprendizado nas aulas.

Na avaliação do parecer também estará contido outros aspectos importantes do desenvolvimento infantil: aspectos emocionais, cognitivos e sociais, pois o aluno está desenvolvendo seu caráter, adquirindo consciência de sociedade, convivência e espaço.

Ademais, a análise do parecer deve ser uma análise profunda e fundamentada, onde cada aspecto é descrito detalhadamente.

Nesse sentido, no aspecto físico, é necessário descrever a utilização e aplicação de força; desenvolvimento e expressão do corpo; aspectos de higiene e saúde.

No aspecto emocional é necessário observar as expressões e comportamentos de emoção, como a criança demonstra, vivência e lida com suas emoções.

Quanto aos aspectos sociais, será necessário avaliar o relacionamento com o professor, os colegas, o grupo e os demais adultos.

E quanto aos aspectos cognitivos será importante avaliar a aprendizagem tradicional, aplicação do conhecimento e compreensão das informações.

Por fim, todos esses aspectos precisam ser analisados, pois cada criança é única e tem suas próprias características e desenvolvimento.

Como começar um parecer descritivo sobre educação infantil?

Como começar um parecer descritivo sobre educação infantil

O parecer descritivo da educação infantil de 4 anos deve ser um documento organizado, mas também compreensível. Ou seja, sua linguagem deve se adequar para o endereçado.

Além disso, ao escrever o parecer é necessário adotar uma abordagem específica – expressões que transmitem com clareza a mensagem a ser passada.

Desse modo, ao descrever o parecer descritivo o objetivo é destacar as conquistas e avanços do aluno, mas também suas dificuldades que precisam ser desenvolvidas.

Ao escrever sobre as dificuldades do aluno, o professor precisa ter cautela para não tratar como se fosse algo sem solução e que torna a criança um problema.

Sendo assim, para começar o parecer descritivo educação infantil de 4 anos, é possível utilizar algumas expressões, como: “Durante o período tal, percebeu-se o progresso do aluno nos aspectos…”/ “De acordo com avaliações feitas com o aluno, foi possível observar que o desempenho do aluno no semestre…”

Como fazer um parecer descritivo na educação infantil?

Como fazer um parecer descritivo na educação infantil?

Para fazer um parecer descritivo educação infantil 4 anos, é necessário:

  1. Ter um olhar atento e interdisciplinar, onde deve constar uma análise de todos os campos dos saberes;
  2. Descreva todos os aspectos da criança, desde aspectos cognitivos e de aprendizagem, a aspectos sociais, emocionais e físicos;
  3. Informe as conquistas e avanços da criança e pontue suas dificuldades, destacando as possibilidades de intervenção visando melhorar seu desempenho.

Nesse sentido, essas são as informações que devem constar no parecer descritivo e como é um documento é necessário estar atento a alguns pontos.

Desse modo, é necessário escrever um texto coerente, observando a ortografia, concordância e formatação.

Além disso, não utilize palavras pejorativas, documentos, palavras no diminutivo, contradições e comparações com outros alunos.

Por fim, lembre-se que esse documento estará no histórico escolar do aluno, por isso embase o documento com anotações, fotos, encontros com coordenação ou outros professores.

2 modelos de parecer descritivo prontos para imprimir 

Modelo 1 de parecer descritivo educação infantil 4 anos 

O aluno (nome completo) no decorrer dos últimos meses mostrou ser uma criança mais tímida, pois fala menos e opta por passar mais tempo sozinha.

Além disso, sua adaptação está em andamento, visto que ainda apresenta choro constante devido sentir falta dos pais. No momento da brincadeira, o aluno prefere atividades que não requerem muita comunicação com os demais.

Nas tarefas grupais não faz apenas sua parte e às vezes nem participa. Isso inclui desde atividades recreativas a atividades passadas em sala de aula.

Por fim, os pontos mencionados estão sendo trabalhados com o aluno, no entanto, é importante considerar que cada criança tem um tempo para se adaptar e sentir-se à vontade na escola.

Modelo 2 de parecer descritivo educação infantil 4 anos 

Durante o período escolar de seis meses foi possível notar o progresso da criança (nome completo). No momento, conforme o que foi proposto em sala de aula, observou-se um avanço na aquisição de escrita e leitura.

Ademais, o aluno consegue ler com uma certa facilidade, entretanto, ainda apresenta dificuldade na leitura de frases mais longas, sendo necessário intervir.

Quanto à escrita, observou-se que o aluno ampliou sua capacidade de escrita, embora apresente alguns erros, é capaz de formar frases.

Além disso, nas atividades escolares grupais o aluno mostra respeito pelos demais e tem facilidade para aceitar sugestões.

Por fim, o estudante contribui para o desenvolvimento grupal, pois mostra habilidades de liderança, principalmente na tomada de decisões.

Conclusão

O parecer descritivo educação infantil 4 anos é um documento muito importante para acompanhar o desenvolvimento escolar da criança.

Desse modo, é uma grande responsabilidade escrever um documento como esse, pois constará no histórico escolar do aluno.

Ademais, é importante que o professor escreva o documento considerando os avanços e conquistas do aluno, mas também suas dificuldades.

Quanto às dificuldades serão necessários pontuar quais intervenções foram feitas visando a melhorar e quais intervenções serão feitas.

Além disso, entende-se que a criança não é apenas um “robô” objeto de aprendizagem, então é considerado seu todo, pois aspectos cognitivos, sociais, emocionais e físicos podem interferir em sua aprendizagem.

Por isso, é importante descrever também os aspectos mencionados acima e analisar os pontos fortes do aluno.

Por fim, é um documento oficial onde o professor deve se atentar a escrita, formatação e endereçamento.

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