Parecer descritivo habilidades e competências: Dicas e modelos prontos para imprimir

Quando a palavra avaliação é mencionada, a primeira coisa que vem à mente são as provas de português, matemática e as outras disciplinas estudadas ao longo da vida escolar. 

Porém, a avaliação se torna um pouco diferente quando ela é feita nos primeiros anos do ensino fundamental. Isso porque nessa época, as crianças não terão acesso a matérias como aquelas que foram citadas anteriormente, fazendo com que eu não precise de uma avaliação. Nesse caso, utiliza-se um parecer descritivo de habilidades e competências.

Trata-se de uma ferramenta poderosa na hora de analisar o desenvolvimento dos alunos. Ela leva em consideração os aspectos cognitivos, sócio emocionais e físicos. Portanto, o parecer descritivo habilidades e competências é uma excelente ferramenta para conseguir medir a capacidade dos alunos que estão nos primeiros anos da escola. 

Abaixo, iremos falar um pouco mais sobre essa ferramenta, o seu funcionamento e tudo que ela pode oferecer. Sendo assim, continue lendo o texto a seguir para tirar todas as suas dúvidas e ficar por dentro de tudo que reunimos sobre o tema.

O parecer descritivo habilidades e competências é um documento que a própria escola elabora, constituindo uma atividade que possui previsão no currículo pedagógico da escola, devendo ser elaborado em diversas etapas ao longo do ano letivo. 

Esse parecer também é conhecido como relatório individual e desempenha grande importância no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, sendo também uma excelente ferramenta para planejar as aulas que serão ministradas.

O que é um parecer descritivo?

Parecer descritivo habilidades e competências

O parecer descritivo habilidades e competências nada mais é do que um diagnóstico realizado pelo professor, de modo que o desenvolvimento dos alunos, levando em consideração as diferentes áreas de conhecimento. 

A partir disso, é possível reconhecer todas as suas potencialidades e necessidades, criando estratégias para melhorar ainda mais o seu progresso.

É por meio deste documento que os professores podem verificar se o aluno está respondendo bem aos estímulos de aprendizado, assim como identificar quais são as áreas que ele tem mais problemas. 

Com isso, o professor terá subsídios suficientes para intervir na forma certa e mudar a suas estratégias de ensino para que o aluno consiga absorver o máximo aquilo que lhe é repassado.

O que levar em conta na hora de elaborar um parecer descritivo?

relatorio habilidade e competência
Créditos: soescola.com

Na hora de elaborar um parecer descritivo de habilidades e competências, é necessário que o professor leva em consideração alguns aspectos relacionados ao aprendizado cognitivo, social e emocional das crianças. Abaixo, você confere cada um deles:

  • Aspectos físicos do aluno: aqui, temos a expressão corporal e o seu desenvolvimento, questão de higiene e saúde, uso e aplicação da força;
  • Aspectos sociais: Os aspectos sociais, temos relacionamento com os demais colegas, adultos e professores;
  • Aspectos emocionais: expressão de emoção e de comportamento;
  • Aspectos cognitivos: compreensão das informações, aprendizado tradicional e aplicação de todo o conhecimento obtido.

O que não deve conter no parecer descritivo?

o que nao colocar no relatório educativo
Créditos: educamundo.com.br

Não devem estar presentes no parecer descritivo habilidades e competências a transcrição das habilidades isoladas, sem que haja uma conexão entre elas, assim como evite expressões como não sabe, não conhece ou não realiza, bem como opte por não utilizar classificações pejorativos para se referir a um aluno.

Dicas para montar um bom parecer descritivo 

 

Para elaborar um bom parecer descritivo de habilidades e competências, você terá que olhar de forma interdisciplinar, abrangendo os demais campos do saber. 

Além do mais, também é indicado não utilizar expressões pejorativas ou que contenham um julgamento. Destaque todos os avanços das conquistas registradas durante a análise assim como pensam no caráter oficial que o documento possui.

2 Modelos de parecer descritivo habilidades e competências

Modelo 1 

Parecer descritivo do aluno

O aluno apresenta um certo grau de dificuldade na comunicação com os demais colegas, não socializando e optando por se isolar. Ele foi recebido na turma no início de fevereiro, contudo, o seu desempenho era extremamente baixo quanta aprendizagem. Não consegui identificar as letras e não apresentava correspondência do som ou da palavra.

Ao longo das aulas ministradas, o aluno se recusa a participar das atividades que envolvesse toda a turma, não respondia aos estímulos e também costumava não trazer as atividades que eram passadas para casa.

Os professores e toda equipe técnica realizaram tentativas e participação do aluno em atividades lúdicas, bem como fizeram visitas domiciliares, reforço escolar, participação em reuniões e conversas individuais, com intuito de trazer mudanças para o quadro do aluno, de modo que ele pudesse se sentir inserido no contexto da aula e da escola.

Aos poucos foi possível ver uma mudança no que diz respeito à socialização com os demais colegas, de modo que o aluno continue a participar das atividades, conversar e até mesmo responder às atividades de casa. Aprendeu a ler o seu nome completo e palavras pequenas com no máximo três sílabas simples.

Até o final deste ano, ele já era capaz de reconhecer as letras e formar algumas palavras em conjunto com ajuda do professor que fala e escreve alguns números, demonstrando possibilidade de melhoria, porém, ainda não tenho autonomia na leitura e na escrita.

Dessa forma, acreditamos que com ajuda de um acompanhamento profissional, assim como a participação da família de forma mais próxima, o aluno conseguirá concluir o seu ciclo de alfabetização, obter diversas melhorias e avançar ainda mais no aprendizado

Dezembro de 2022

 

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Assinatura do professor

 

Modelo 2

Parecer descritivo do aluno

Mês 1

O aluno chegou até a escola no segundo semestre do ano, vindo de outra cidade. A família parece bem engajada com aprendizado. Contudo, o aluno tem certas dificuldades na identificação de números e letras, não conseguindo associar os sons com as palavras.

Mês 2

O aluno apresenta uma certa melhora em relação a leitura, conseguindo falar algumas palavras com poucas letras, assim como também já aprendeu a somar números menores. No entanto, ainda se mostra um pouco retraído em relação à socialização com os demais colegas.

Mês 3

A socialização por parte do aluno já mostra os seus primeiros sinais. Atualmente, ele fez amizade com uma garota e já parece ter um pequeno círculo social com outros dois colegas. Quanto ao aprendizado, ele se mantém com certas dificuldades que diz respeito a leitura de palavras com mais de três sílabas, bem como ainda sente dificuldades em fazer contas de multiplicação.

Mês 4

No quesito socialização, o aluno demonstra mais nenhum tipo de retração já está inserido no contexto da escola. Quanto ao aprendizado, é possível perceber grandes avanços, tendo em vista que ele demonstra vontade em aprender aquilo que é passado, assim como se empenha na leitura.

Mês 5

No último mês do ano letivo, o aluno demonstrou grandes avanços na leitura e na resolução de problemas matemáticos. O interesse em participar das aulas e entregar todas as atividades de casa também cresce de forma significativa. Encerrando o ano com grandes avanços no campo do aprendizado, socialização e empenho por parte do aluno.

Dezembro de 2022

 

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Assinatura do professor

Conclusão

Ao longo de tudo que foi passado nesse texto, podemos perceber a importância do parecer descritivo de habilidades e competências. Isso porque este documento é responsável por oferecer um diagnóstico preciso do aluno, de modo que o professor possa alterar a suas estratégias e conseguir avanços no campo do aprendizado.

Logo, trata-se de algo extremamente necessário para que os alunos que estão no início da sua vida eletiva consiga desenvolver a sua capacidade e cheguem na vida adulta devidamente instruídos.

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