Na educação infantil é necessário que o professor realize o Relatório educação infantil.
Desse modo, consiste em um documento, onde são avaliados o que o aluno aprendeu, o seu desenvolvimento social e emocional e quais suas qualidades, baseado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Ademais, é importante que seja desenvolvido com uma linguagem acessível àqueles que irão ler. Assim como, é essencial ser desenvolvido de forma responsável, objetiva e completa.
Além disso, será importante avaliar quais os objetivos para o aprendizado naquela fase e se o aluno alcançou.
É normal ter dúvidas quanto ao relatório de educação infantil. Por isso, a seguir, nós vamos tirar todas elas.
O que escrever no relatório de educação infantil?
O Relatório educação infantil é um documento escrito por bimestre ou semestre, de acordo com as diretrizes da escola.
Ademais, é um documento escrito pelo professor, onde o mesmo descreve qual a evolução do estudante na educação infantil.
Desse modo, o que deve ser escrito no relatório, deve abarcar o desenvolvimento do estudante na educação infantil.
Mas também, quais áreas de conhecimento, o aluno precisa melhorar. Nesse espaço, será possível uma explicação do professor quanto a situação do aluno.
E se necessário, poderá realizar o encaminhamento do aluno a algum especialista, como fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo.
Além disso, no relatório é necessário que o professor descreva quais as características e qualidades do aluno.
Em seguida, será essencial descrever as habilidades sociais e emocionais, citando a evolução do aluno e o que precisa melhorar.
Como fazer um relatório de educação infantil de acordo com a BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem alguns parâmetros, usados na hora de avaliar o desenvolvimento de crianças na educação infantil.
Desse modo, isso ocorre porque é esperado de cada fase de desenvolvimento que o aluno atinja pré-requisitos de aprendizado.
Mas, como os alunos estão na educação infantil e não fazem provas para medir seus conhecimentos, até porque nessa fase o aprendizado ocorre por meios lúdicos, é necessário fazer a avaliação e relatório do desenvolvimento do aluno.
Nesse sentido, para fazer um Relatório educação infantil de acordo com a BNCC, é necessário:
- Avaliar os campos que desenvolvem experiências: 1- gestos, corpo e movimentos; 2- tempo, espaço, quantidades, relações e transformações; 3- o eu, o outro e nós; 4- pensamento, fala, escuta e imaginação e 5- formas, sons, traços e cores.
- Os objetivos desenvolvidos para a aprendizagem do aluno e os objetivos de desenvolvimento;
- Os direitos de desenvolvimento e os direitos de aprendizagem.
Como fazer relatório individual do aluno na educação infantil?
O Relatório educação infantil é um documento completo, onde o professor precisa se atentar a alguns critérios na hora de fazer.
Inicialmente, é necessário que relatório contenha a identificação do aluno: nome completo, período escolar, nome da escola, turma.
Em seguida, o professor (a) poderá iniciar a introdução, onde terá que abordar a proposta do trabalho, citando as atividades realizadas e quais os objetivos.
Além disso, será essencial que citar o desenvolvimento das competências de acordo com a BNCC.
Por exemplo, é possível mencionar que na educação infantil são desenvolvidas as competências através da interação e brincadeira. Mas, apenas cite, não precisa descrever o que é a Base Nacional Comum Curricular.
Depois, fale sobre o reconhecimento do aluno, citando as características e qualidades do mesmo, como: é um aluno centrado, participativo, interativo e querido por todos.
Nesse espaço, é importante reconhecer em que o aluno se destaca, quais as seus pontos fortes.
Ademais, a terceira parte é o desenvolvimento. Agora, o professor terá que considerar as 10 competências socioemocionais e a BNCC.
Nesse sentido, será essencial abordar as habilidades consolidadas e desenvolvidas, o desenvolvimento social e emocional e o amadurecimento.
Por exemplo, o professor poderá dividir o documento em algumas categorias, como: campos de experiência, o eu, o outro e nós; cores, formas, traços, sons; corpo, movimentos e gestos; espaços, quantidades, tempos, transformações e relações; fala, imaginação, escuta e pensamento.
Por fim, será necessário finalizar o documento, mencionando se o estudante conseguiu atingir o objetivo.
Inclusive, se o estudante não estiver preparado para passar ao próximo bimestre ou semestre, isso precisa ser indicado, porque poderá ser necessário ter um apoio em casa ou realizar algum encaminhamento a um especialista.
O que colocar no relatório individual do aluno?
No Relatório educação infantil é necessário que se coloque uma descrição do aluno, introdução, desenvolvimento e conclusão.
Na introdução, precisa constar os métodos de ensino e qual o objetivo do mesmo.
Além disso, no desenvolvimento é necessária uma descrição completa das competências do aluno de acordo com a BNCC.
Por fim, na conclusão, o professor (a) deverá informar se o aluno está apto para passar ao próximo bimestre/semestre, se precisa de encaminhamentos ou mais apoio da família.
Modelo de relatório na educação infantil
1- Modelo de Relatório educação infantil
O aluno (nome completo), estuda na turma X, na escola Y e no momento está no período A.
Inicialmente, a proposta de trabalho utiliza recursos lúdicos como pinturas, jogos e brincadeiras, com o objetivo de desenvolver o aprendizado, pois, sabe-se que nessa fase de desenvolvimento o aprendizado escolar ocorre por meio da ludicidade.
O aluno se destaca na área artística com seus desenhos, referindo-se a jogos e personagens. É comunicativo, interativo e querido por todos.
De acordo com a BNCC, é necessário que o aluno desenvolva competências sociais e emocionais.
Quanto a campo de experiência o eu, o outro e nós, o aluno consegue compreender cada uma e respeitar as individualidades.
Além disso, nas formas, traços, cores e sons, percebe-se um desenvolvimento normal, principalmente quanto aos traços e formas.
No espaço, tempo, transformações, relações e quantidades, o estudante apresenta um desenvolvimento normal e esperado para sua idade.
Quanto a escuta, pensamento, imaginação e fala, percebe-se um desenvolvimento normal, com destaque para a imaginação e pensamento.
Nos gestos, movimentos e corpo, percebe-se que o aluno não se expressa com facilidade, principalmente quanto a danças ou teatro. Sendo necessário desenvolver essas habilidades.
Por fim, o aluno conseguiu cumprir com os objetivos propostos pelo bimestre, e está apto para passar ao próximo bimestre. Apenas, será necessário que escola e família trabalhem juntos para desenvolver as habilidades de movimentos, gestos e corpo.
Sendo assim..
O Relatório educação infantil é muito importante para a análise e acompanhamento do aluno da educação infantil.
Além disso, para desenvolvê-lo, o professor (a) deverá estar atento a diretrizes do BNCC.
Por fim, o relatório fornece avaliações válidas, para o professor (a), escola e família.
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