Relatório educação infantil: O que escrever no relatório, como fazer e modelo

Na educação infantil é necessário que o professor realize o Relatório educação infantil.

Desse modo, consiste em um documento, onde são avaliados o que o aluno aprendeu, o seu desenvolvimento social e emocional e quais suas qualidades, baseado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Ademais, é importante que seja desenvolvido com uma linguagem acessível àqueles que irão ler. Assim como, é essencial ser desenvolvido de forma responsável, objetiva e completa.

Além disso, será importante avaliar quais os objetivos para o aprendizado naquela fase e se o aluno alcançou.

É normal ter dúvidas quanto ao relatório de educação infantil. Por isso, a seguir, nós vamos tirar todas elas.

O que escrever no relatório de educação infantil?

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Créditos: soescola.com

O Relatório educação infantil é um documento escrito por bimestre ou semestre, de acordo com as diretrizes da escola.

Ademais, é um documento escrito pelo professor, onde o mesmo descreve qual a evolução do estudante na educação infantil.

Desse modo, o que deve ser escrito no relatório, deve abarcar o desenvolvimento do estudante na educação infantil.

Mas também, quais áreas de conhecimento, o aluno precisa melhorar. Nesse espaço, será possível uma explicação do professor quanto a situação do aluno.

E se necessário, poderá realizar o encaminhamento do aluno a algum especialista, como fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo.

Além disso, no relatório é necessário que o professor descreva quais as características e qualidades do aluno.

Em seguida, será essencial descrever as habilidades sociais e emocionais, citando a evolução do aluno e o que precisa melhorar.

Como fazer um relatório de educação infantil de acordo com a BNCC?

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Créditos: cantinhoeducativo.com.br

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem alguns parâmetros, usados na hora de avaliar o desenvolvimento de crianças na educação infantil.

Desse modo, isso ocorre porque é esperado de cada fase de desenvolvimento que o aluno atinja pré-requisitos de aprendizado.

Mas, como os alunos estão na educação infantil e não fazem provas para medir seus conhecimentos, até porque nessa fase o aprendizado ocorre por meios lúdicos, é necessário fazer a avaliação e relatório do desenvolvimento do aluno.

Nesse sentido, para fazer um Relatório educação infantil de acordo com a BNCC, é necessário:

  1. Avaliar os campos que desenvolvem experiências: 1- gestos, corpo e movimentos; 2-  tempo, espaço, quantidades, relações e transformações; 3- o eu, o outro e nós; 4- pensamento, fala, escuta e imaginação e 5- formas, sons, traços e cores.
  2. Os objetivos desenvolvidos para a aprendizagem do aluno e os objetivos de desenvolvimento;
  3. Os direitos de desenvolvimento e os direitos de aprendizagem.

Como fazer relatório individual do aluno na educação infantil?

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Créditos: fazeducacao.com.br

O Relatório educação infantil é um documento completo, onde o professor precisa se atentar a alguns critérios na hora de fazer.

Inicialmente, é necessário que relatório contenha a identificação do aluno: nome completo, período escolar, nome da escola, turma.

Em seguida, o professor (a) poderá iniciar a introdução, onde terá que abordar a proposta do trabalho, citando as atividades realizadas e quais os objetivos.

Além disso, será essencial que citar o desenvolvimento das competências de acordo com a BNCC.

Por exemplo, é possível mencionar que na educação infantil são desenvolvidas as competências através da interação e brincadeira. Mas, apenas cite, não precisa descrever o que é a Base Nacional Comum Curricular.

Depois, fale sobre o reconhecimento do aluno, citando as características e qualidades do mesmo, como: é um aluno centrado, participativo, interativo e querido por todos.  

Nesse espaço, é importante reconhecer em que o aluno se destaca, quais as seus pontos fortes.

Ademais, a terceira parte é o desenvolvimento. Agora, o professor terá que considerar as 10 competências socioemocionais e a BNCC.

Nesse sentido, será essencial abordar as habilidades consolidadas e desenvolvidas, o desenvolvimento social e emocional e o amadurecimento.

Por exemplo, o professor poderá dividir o documento em algumas categorias, como: campos de experiência, o eu, o outro e nós; cores, formas, traços, sons; corpo, movimentos e gestos; espaços, quantidades, tempos, transformações e relações; fala, imaginação, escuta e pensamento.

Por fim, será necessário finalizar o documento, mencionando se o estudante conseguiu atingir o objetivo.

Inclusive, se o estudante não estiver preparado para passar ao próximo bimestre ou semestre, isso precisa ser indicado, porque poderá ser necessário ter um apoio em casa ou realizar algum encaminhamento a um especialista.

O que colocar no relatório individual do aluno?

No Relatório educação infantil é necessário que se coloque uma descrição do aluno, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, precisa constar os métodos de ensino e qual o objetivo do mesmo. 

Além disso, no desenvolvimento é necessária uma descrição completa das competências do aluno de acordo com a BNCC.

Por fim, na conclusão, o professor (a) deverá informar se o aluno está apto para passar ao próximo bimestre/semestre, se precisa de encaminhamentos ou mais apoio da família.

Modelo de relatório na educação infantil

1- Modelo de Relatório educação infantil 

O aluno (nome completo), estuda na turma X, na escola Y e no momento está no período A.

Inicialmente, a proposta de trabalho utiliza recursos lúdicos como pinturas, jogos e brincadeiras, com o objetivo de desenvolver o aprendizado, pois, sabe-se que nessa fase de desenvolvimento o aprendizado escolar ocorre por meio da ludicidade.

O aluno se destaca na área artística com seus desenhos, referindo-se a jogos e personagens. É comunicativo, interativo e querido por todos.

De acordo com a BNCC, é necessário que o aluno desenvolva competências sociais e emocionais.

Quanto a campo de experiência o eu, o outro e nós, o aluno consegue compreender cada uma e respeitar as individualidades.

Além disso, nas formas, traços, cores e sons, percebe-se um desenvolvimento normal, principalmente quanto aos traços e formas.

No espaço, tempo, transformações, relações e quantidades, o estudante apresenta um desenvolvimento normal e esperado para sua idade.

Quanto a escuta, pensamento, imaginação e fala, percebe-se um desenvolvimento normal, com destaque para a imaginação e pensamento.

Nos gestos, movimentos e corpo, percebe-se que o aluno não se expressa com facilidade, principalmente quanto a danças ou teatro. Sendo necessário desenvolver essas habilidades.

Por fim, o aluno conseguiu cumprir com os objetivos propostos pelo bimestre, e está apto para passar ao próximo bimestre. Apenas, será necessário que escola e família trabalhem juntos para desenvolver as habilidades de movimentos, gestos e corpo.

Sendo assim..

O Relatório educação infantil é muito importante para a análise e acompanhamento do aluno da educação infantil.

Além disso, para desenvolvê-lo, o professor (a) deverá estar atento a diretrizes do BNCC.

Por fim, o relatório fornece avaliações válidas, para o professor (a), escola e família.

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