Parecer Descritivo Ensino Fundamental – Dicas e modelos prontos para imprimir

Como crianças e como expectativas de pais, professores e escolas em geral são criados. As avaliações são aprendidas para o diagnóstico do desenvolvimento do aluno e assim como as expectativas do desenvolvimento foram atendidas.

Mas será que as estimativas são precisas? O que considerou essas estimativas? Quão abrangente ela precisa ser? Assim é o parecer descritivo.

Uma avaliação que abrange diversas áreas de conhecimento e ampliações como possibilidades de estudo do desenvolvimento do aluno. Vamos entender o que é o parecer descritivo e sua importância.

O que colocar no parecer descritivo do ensino fundamental?

O parecer descritivo para o ensino fundamental tem suma já que existe um desafio na transição da educação infantil para esse ensino. Como proposta a novos conteúdos, uma rotina mais firme, atividades mais desafiadoras e um aumento de cobranças são fatores que não devem ser considerados no parecer descritivo para esses alunos.

Também vale lembrar que, o parecer descritivo não tem um prazo para ser realizado. Ele pode ser realizado todas as vezes que professor e escola acharem. Até porque é baseado nele que ambos podem desenvolver e trabalhar problemas de aprendizado e aprendizado.

ponto importante é apenas considerado Outro é que o parecer descritivo não diz respeito ao aluno. O parecer descritivo em ferramentas para que a escola elabore e planeje suas aulas de acordo como necessidades reais de seus alunos e crie estratégias conjuntas com a família para o desenvolvimento pleno e progressivo de cada um. 

O que levar em conta para elaborar o parecer descritivo?

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Créditos: escolaeducacao.com.br

Um parecer de necessidades definidas para o aluno, bem como as suas necessidades definidas para o desenvolvimento de suas potencialidades, suas dificuldades como, suas dificuldades, suas necessidades de desenvolvimento, suas necessidades de desenvolvimento, suas necessidades, etc.

É importante que cada criança seja aceita dentro das áreas de conhecimento (Arte Movimento, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade são vistas como únicas para que o parecer descritivo seja eficaz. E por isso precisa ser:

  • A individualidade de cada aluno;
  • A diversidade;
  • Aspectos físicos;
  • Aspectos transmitidos;
  • Aspectos cognitivos;
  • Aspectos sociais;

Todos os bebês precisam ser considerados. Um exemplo disso é a pandemia como a que a COVID-19 protagonizou. A foi uma das milhares de áreas de educação. 

As dificuldades enfrentadas, infelizmente impactam e impactam famílias inteiras por muito tempo. Milhares de questões de crianças ficaram órfãos mais antigos, muitas vezes mais queridos e amigos de suas famílias perderem uma fonte de renda, não tiveram acesso à idade remotas durante os anos e outras crianças impactam fisicamente, emocionalmente elogicamente como muitas crianças. E nada disso por exemplo, poderia ser ignorado em um parecer descritivo.

Dicas para realizar um bom parecer descritivo de ensino fundamental

como fazer parecer descritivo
Créditos: escolaeducacao.com.br

Embora o parecer descritivo seja proposto simples, ele norteia os rumores da escola professor e da família devem seguir os avanços contínuos.

Algumas dicas podem ser eficazes para que o parecer de fato seja preciso e preciso para o desenvolvimento do aluno e das suas habilidades e habilidades como capacitar e capacitar para que o auxiliem em seus avanços.

É importante:

  • A individualidade do aluno nunca deve ser ignorada – as estimativas de um parecer descritivo é individual;
  • Trajetória de aprendizagem – o parecer descritivo é um documento sequencial analisar o desenvolvimento progressivo das habilidades e habilidades nos documentos anteriores e não permitir de lado esta informação ao descrever;
  • Reúna o máximo de informações possíveis diariamente para um diagnóstico mais preciso – pode ser uma espécie de caderno diário. Assim será mais fácil no momento em que unir tais informações;
  • Sempre que precisar de uma dificuldade, faça uma proposta explícita para melhorar;
  • Explicitar o desenvolvimento do aluno em suas diferentes áreas considerando os aspectos sociais, cognitivos, motores,…
  • Use palavras de fácil compreensão e seja claro na escrita;
  • Não utilizar termos pejorativos, indelicados e ofensivos;
  • Ignorar que foram descobertos pequenos;
  • Não enfatizar habilidades de contexto que o aluno ainda não adquiriu e não citou proposta de melhoria;
  • “Não usar expressões como: “não conhece”, “não conhece”, “não faz”, “não gosta” – Substitua essas expressões por: “ainda não sabe”, “ainda não aceita”;
  • Enalteça todas as habilidades e manifestações orais e escrita dos alunos;
  • Enalteça suas boas relações com o meio; 
  • Sempre vincule como esperado para a sua proposta de desenvolvimento escolar – isso facilita ao parecer esperado para sua proposta de desenvolvimento escolar;
  • Os alunos dos 3 primeiros anos do ensino fundamental desenvolverem leitura e escrita – analisa criteriosamente habilidades e propostas atividades práticas e criativas para os alunos que ainda estão com mais dificuldade;

Modelos de parecer descritivo para imprimir

parecer descritivo fundamental
Créditos: educacaoetransformacao.com.br

Modelo 2

Observando o desempenho do aluno foi constatado que durante o ano letivo de 2012 ……. apresentou avanços em relação aos aspectos abaixo.

Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. Apresenta atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos. Solicita ajuda dos colegas e da professora quando necessário. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Seus conflitos são resolvidos, quando contrariado, sem recorrer à professora. …… não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas  concluía o dever de sala no tempo determinado.

Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente seu desempenho foi muito bom. …… é participativo, explica, argumenta e defende suas idéias e pontos de vista, respeitando as opiniões alheias. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de textos.  Lê textos, em voz alta, com fluência, fazendo uso de pontuação e entonação adequada. Suas produções são coerentes, mas ainda apresenta erros ortográficos e uma caligrafia não muito legível necessitando da intervenção constante da professora. Domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações problemas. Nas demais disciplinas ……. demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.

Dado o exposto conclui-se que Juan correspondeu as expectativas e está apto a cursar o….. ano do Ensino Fundamental I no ano de 2013.

Modelo 3

De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno  Lucas Gabriel em relação aos aspectos abaixo.

Sócio Afetivamente apresentou ótimos resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola. É dedicado e organizado, seu material é bem cuidado e os compartilha com os colegas. Realiza suas tarefas no prazo determinado e de acordo com o que é solicitado  procurando vencer os desafios propostos. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos na maioria das vezes, quando contrariado, sem recorrer à professora.

Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são coesas, no entanto ainda comete alguns erros ortográficos. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de

texto. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.

Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o ……. ano do Ensino Fundamental I em 2013.

Modelo 4

De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:

Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.  Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.

Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada. Mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.

Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o….. ano do Ensino Fundamental I em 2013.

Fonte: educacaoetransformacao.com.br

Conclusão

Um parecer descritivo é um documento muito importante. Através dele, professores podem fazer um acompanhamento mais detalhado sobre suas estimativas em diversas áreas do saber.

O parecer descritivo do ensino fundamental é de fato uma avaliação de uma etapa escolar vivenciada e descrita tanto para avaliação como para acompanhamento de rotina.

Propondo também que os professores sugiram e proporcionem meios de ensino e aprendizagem.

Permitindo também que as famílias acompanhem o desenvolvimento de habilidades e competências. Um parecer descritivo pode ser como etapas de ensino e auxiliar alunos e professores a seguir juntos.

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