Um plano de aula é um documento que registra tudo o que você pretende fazer durante a aula. O plano de aula serve como um roteiro que deve ser seguido para atingir os objetivos inicialmente traçados, desde o tópico inicial até o que se espera dos alunos ao final da atividade.
Hoje, separamos um plano de aula de cores educação infantil de 4 anos. Confira!
Como trabalhar as cores de forma lúdica?
Trabalhar cores com crianças pode ser muito divertido. A cor é uma parte bonita de nossa experiência, e permitir que seu filho reconheça e perceba cores em sua vida cotidiana pode ampliar seus horizontes.
Sabendo que o brincar e a interação são aliados importantes para pais e educadores na hora de estimular o aprendizado infantil, reunimos aqui formas de trabalhar com seu filho, incluindo desenhos, brincadeiras e até visualizações!
- Turbo Color
Este é o jogo PlayKids que vem com o PlayKids Explorer. Como uma verdadeira caça às cores, o Turbo Color apresenta uma cor onde as crianças devem procurar algo com a mesma cor em seu ambiente real. O jogo é tão divertido e dinâmico que até permite que as crianças se movimentem no espaço.
- Balãozinho: Cores
Balãozinho é uma série muito inovadora de meditações guiadas com crianças pequenas. Essa ideia traz benefícios práticos, do foco ao autoconhecimento e calma, e também permite que as crianças pequenas pratiquem a visualização, do pensamento concreto ao abstrato, o que é um grande desafio até os quatro anos de idade. O trabalho de cor aqui acontece de forma mais experiencial, pois a criança tem que memorizar a cor sensorial.
- Os Pequerruchos Almanaque
Nesta série, as crianças têm que associar as cores de diferentes objetos do cotidiano, como “Qual é a cor da cereja, do morango e do cabelo do personagem?”. Uma vez que a criança sabia que era vermelho, o desafio passou a ser identificar o objeto vermelho na imagem. Assim, a criança participa da brincadeira de forma passiva (reconhecimento) e ativa (apontando objetos). legal!
Como apresentar as cores na educação infantil?
Concentre-se nas cores primárias:
Vermelho, azul e amarelo são cores puras ou primárias. Muitos outros são derivados da mistura entre eles. Então comece com aqueles que são mais fáceis de identificar. Para ensinar cores, faça as seguintes associações: vermelho e maçã, amarelo e sol, azul e céu. Você também pode usar tinta para que seu filho desenhe cores específicas, como círculos azuis.
O aspecto divertido é um bom auxiliar para o aprendizado, então invente alguns jogos. Pegue vários dos mesmos itens, como palitos de sorvete ou bolinhas, e pinte-os em várias cores diferentes e repetidas.
Espalhe tudo no chão e faça com que seu filho agrupe todos os mesmos itens. Em seguida, peça a cor de cada grupo. Depois disso, você também pode usar itens diferentes em sua casa e pedir para separá-los em cores.
Também é possível pegar uma caixa – como uma caixa de sapato – e pintá-la na cor original. Em seguida, pegue um pedaço de papel da cor respectiva de cada caixa, rasgue-o e molde-o em bolas. Misture-os e peça às crianças que coloquem cada bola em sua própria caixa.
Você vê qual é a probabilidade de ensinar cores na educação infantil? O importante é tornar o aprendizado divertido, começar devagar e evoluir aos poucos. As crianças são curiosas e com certeza este será um momento especial que aproximará seu filho de você, além de desenvolver uma habilidade importante.
Qual habilidade da BNCC trabalha cores?
Use linhas e cores primárias em composições artísticas.
Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem (Artes Visuais).
Competências: (EF15AR02) Explorar e identificar os elementos constitutivos das artes visuais (pontos, linhas, formas, cores, espaço, movimento, etc.).
Elaborar arte utilizando diferentes técnicas e procedimentos.
Objetos de Conhecimento: Artes Visuais – Materialidade.
Competências Profissionais: (EF15AR04) Experimentar diferentes expressões artísticas (desenho, pintura, colagem, caricatura, dobragem, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, etc.), uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais.
Conheça a poética de artistas que usam cores primárias em seus trabalhos.
Objetos de Conhecimento: Situação e Prática (Artes Visuais).
Competências Profissionais: (EF15AR01) Identificar e apreciar diferentes formas de artes visuais tradicionais e contemporâneas, desenvolvendo a percepção, imaginação, capacidade simbólica e imagética.
Qual a importância das cores na educação infantil?
O uso da cor na educação infantil, principalmente as cores mais vibrantes como vermelho, amarelo e laranja, ajuda a desenvolver habilidades motoras e cognitivas, raciocínio, fala, tato, audição, paladar e muitas outras habilidades.
O espaço e o ambiente para as crianças aprenderem e brincarem devem ser pintados em diferentes tonalidades para despertar o interesse e a curiosidade das crianças. Isso porque uma das primeiras características que as crianças usam para distinguir objetos é a cor.
Qual o objetivo de aprendizagem para trabalhar as cores?
Durante a educação infantil, é importante que as crianças desenvolvam as seguintes habilidades relacionadas às cores:
Identificar e identificar cores;
cor nomeada, fazer com que eles aprendam o nome de todas as cores;
desenvolver o raciocínio lógico;
Maneiras de aumentar o vocabulário e entender a realidade visual;
Trabalhar em equipe na construção e identificação de objetos coloridos;
Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação.
Para tornar isso possível, escolas e professores podem empregar uma série de estratégias divertidas, ao mesmo tempo, em que incentivam as crianças a se aventurarem no mundo das cores.
Como fazer um plano de aula sobre as cores? [Passo a Passo]
- De pé e sentado: Distribua várias folhas coloridas, uma cor por aluno. Diga aos seus alunos para se sentarem. Nomeie uma cor (como “vermelho”) e os alunos com essa cor devem rapidamente se levantar, pular e sentar. Comece devagar e fique cada vez mais rápido.
- Clique nos cartazes: Coloque alguns cartazes coloridos pela sala de aula e diga uma cor (por exemplo, “vermelho”). Corra até o pôster e clique em qualquer lugar que tenha vermelho. Faça o mesmo para outra cor, como “azul”. Um novo pôster é executado a cada vez. Agora peça aos alunos que façam esta atividade – nomeie uma cor e faça com que todos andem pela sala de aula e toquem na cor do pôster.
- Contando as cores: Explique às crianças que elas trabalharão em grupos para determinar quantas coisas na sala de aula têm uma cor específica. Explique que cada grupo explora uma cor. Qual grupo encontrará mais coisas vermelhas, amarelas, verdes ou azuis na sala de aula? Registre-se no quadro.
Modelos de plano de aula cores educação infantil 4 anos
1°- Use um cartaz para expor o poema As Borboletas de Vinicius de Moraes.
2º – Fale sobre as cores ao seu redor, as cores dos objetos, as cores das borboletas, as roupas e sapatos dos alunos.
3º – Assista ao clipe de Rainbow (Xuxa) e veja as cores.
4 – Distribua a imagem da borboleta e pinte com guache na cor preferida do aluno.
Modelo plano de aula educação infantil 5 anos
Campos de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: EI02TS02
Políticas e procedimentos:
Demonstrar imagens e objetos em que a cor é dominante em sala de aula;
Coordenação motora fina e ampla.
narrativa
música
(Foco no amarelo) Quando apliquei o plano, cantamos e, antes de contar a história, mostrei a sacola mágica e disse que de dentro sairiam alguns objetos da cor que estávamos trabalhando.
Todos pegaram os itens e os entregaram aos colegas. Alguns objetos possuem outras cores primárias, e alguns alunos já conhecem outras cores. Então contei a história de Cachinhos Dourados com o personagem que fiz no E.V.A.
Modelo plano de aula cores primárias
As cores primárias e as cores secundárias já disseram muito, mas você sabe quais são as características desses grupos de cores? A cor despertou nosso interesse desde a infância: adoramos usar giz de cera, giz de cera e marcadores para fazer os desenhos mais coloridos possíveis. Eles estão em nossas vidas desde que nascemos.
O estudo da cor sempre foi de interesse de muitos cientistas que tentam entender como e por que vemos todas as cores e como nossos cérebros as percebem.
Hoje, entendemos que a cor é sentida por células cone que residem em nossas retinas, e é por isso que somos capazes de identificar quando é vermelho e quando é azul.
Há algum tempo, também começamos a dividir as cores primárias e secundárias. Veja o que significa dizer que uma cor se enquadra em uma dessas duas categorias.
O que são cores primárias?
Há muito tempo, as cores primárias eram chamadas de “cores puras”. São assim chamados porque não podem ser decompostos em outras cores, ou seja, são “primários”. É a partir delas que combinamos para criar outras cores, que são chamadas de cores secundárias.
Para começar a explicar as cores primárias e secundárias, é preciso primeiro saber que nem todos os animais da Terra vêem as mesmas cores. Os orópodes, por exemplo, têm 16 receptores de cores, o que significa que podem ver 16 cores primárias, muito mais do que o olho humano pode imaginar. Isso significa que eles veem o mundo de uma maneira completamente diferente.
Ao contrário dos populares estomatópodes de água-viva, os humanos não podem ver um trilhão de cores. Temos apenas 3 receptores, 13 a menos do que os crustáceos distantes que vivem no mar. É por isso que nossa visão é chamada de três cores primárias e, no sistema de cores de Da Vinci, as três cores primárias são vermelho, azul e amarelo.
A magia da cor experimente cores primárias para cores secundárias.
Você vai precisar de:
Seis copos de plástico transparente;
1 xícara de anilina azul, 1 xícara de anilina amarela, 1 xícara de anilina vermelha;
Como fazer isso:
Despeje a água em três copos até a borda. Coloque anilina azul, outra anilina vermelha e outra amarela em um copo. Rapidamente, misture as cores correspondentes no copo vazio da seguinte forma: (amarelo+vermelho:laranja), (vermelho+azul:roxo), (azul+amarelo:verde) deixe o pequeno experimentar também, misture as cores primárias para formar as cores secundárias.
Modelo plano de aula cores secundárias
Ao contrário das cores primárias, as cores secundárias não são cores puras. Ou seja, é feito com a junção das cores primárias para formar a nova cor. Para fazê-los, é necessário misturar uma cor primária com outra em quantidades iguais.
Essas combinações são chamadas de cores secundárias. Imagine se ninguém tivesse uma ideia brilhante de misturar cores primárias para criar cores de tinta? Talvez nossa peça seja estranha e tenha apenas três cores.
Atividade
Painel nas mãos do aluno
Pintura com cores primárias e secundárias
Pinte as mãos dos alunos na cor primária e peça-lhes que carimbem o papel branco. Em seguida, repita o processo com a cor secundária. Monte o mural de cores misturadas conforme mostrado. Em seguida, peça aos alunos que identifiquem as cores primárias e secundárias no painel. Por meio deste exercício, os professores poderão observar a compreensão da turma sobre os tópicos que estão sendo estudados.
Pintura
Tire uma foto pronta de cores primárias e secundárias como modelo para o desenho do seu filho. Deixe a criança seguir livremente ou não seguir o modelo fornecido pelo professor. Coloque cores primárias e secundárias na mesa ou deixe a mesa misturar cores primárias para obter cores secundárias.
Modelo plano de aula cores e formas
Podem usar vários materiais com possibilidades de processamento para desenvolver o entendimento da criança.
Elementos de linguagem visual: textura, cor, superfície, volume, espaço, forma, etc.
Experimente as muitas possibilidades de representação visual 2D e 3D.
Brinque com o amarelo com cores e formas!
Também usando o mesmo material, desenhe um salto, em vez de números, coloque figuras geométricas.
Outra maneira:
Explore e descreva as semelhanças e diferenças entre as propriedades e propriedades dos objetos. Manipular e explorar. Manipule objetos e brinquedos com uma variedade de materiais e explore sua física. Usando seus próprios brinquedos de cores diferentes, faça com que seu filho siga a ordem de cores indicada.
Por fim, todos os professores precisam ter um plano de aula e, no ensino online, existem algumas diferenças em relação aos planos de aula para atividades presenciais. O planejamento eficaz das aulas está diretamente relacionado à otimização do aprendizado dos alunos, pois por meio dele, os alunos podem compreender ou não compreender o que é apresentado.
Um plano existe em quase todas as nossas ações porque ele orienta a execução da atividade. Portanto, isso é essencial em diferentes áreas da vida social e torna-se essencial nas atividades docentes.
Os planos de aula são fundamentais para o sucesso no processo de ensino. Sua ausência pode gerar monotonia e desorganização na sala de aula, desencadeando o desinteresse pelo conteúdo e frustrando a sala de aula.
Espero que vocês tenham gostado desse conteúdo e se ficou com dúvida deixe nos comentários.
Leia também: Atividades animais domésticos e selvagens para imprimir – Vejam aqui as melhores