Plano de aula de Páscoa na Educação Infantil

Embora a páscoa divida as comemorações entre celebrações religiosas (de diversas formas) e a comemoração tradicional e popular com ovos de chocolates e coelhinhos, não podemos ignorar que essa data cai no gosto das crianças e torna-se mais uma data divertida do ano.

Mas como a escola pode aproveitar essa data comemorativa para levar aprendizado e diversão ás crianças? Veremos a seguir!

Como trabalhar Páscoa na educação infantil?

plano de aula de pascoa
Creditos: escoladossonhosclaudia.blogspot.com

A educação infantil é a primeira etapa da educação. Nessa etapa, as interações, a convivência, brincadeira, exploração, expressão e a participação tem um significado ainda mais construtivo. É nessa fase que a criança vai assimilando sua relação com o outro e com tudo o que a cerca. Sendo assim, toda e qualquer atividade que permita que a criança construa de forma ativa, aproprie-se de conhecimento e desenvolva-se, essa atividade está de acordo.

Tendo como premissa a páscoa, podemos trabalhar:

  • Comunicação (fala, mímica,…);
  • Criatividade (desenvolvimento intelectual);
  • Percepção do espaço;
  • Coordenação Motora;
  • Memorização;
  • Raciocínio Lógico;
  • Imaginação;
  • Dança, movimento, autoconhecimento;
  • Exercício da liberdade de cada indivíduo;
  • Independência;
  • Autoconfiança;
  • Solução de problemas;

E diversas outras possibilidades.

Leia também: Plano de aula animais educação infantil: Qual o objetivo de trabalhar com animais nessa fase?

Trabalhar Páscoa de acordo com a BNCC

A criança aprende de diversas formas, isso é um fato. De acordo com a BNCC, a criança aprende brincando, participando ativamente das propostas, explorando, expressando-se e conhecendo-se. Partindo desse princípio, todas as atividades que possibilitem trabalhar todas essas diretrizes, são bem vindas.

Aprender sobre texturas, cores, formas, tamanhos, diferenças, semelhanças, sons, diversidade, pesos, espaços, mímicas, músicas, danças, linguagens, manipulação e outras demais experiências, enriquecem o aprendizado.

Atividades feitas em papel (escrever letras, pintar o coelhinho, desenha-lo, pontilhar, colar,…) são aliadas e tem papel importante na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, mas outros materiais bem como outros espaços que vão muito além de uma sala de aula também contribuem de forma significativa para o aprendizado.

Qual o objetivo da Páscoa na educação infantil?

pascoa na educaçao infantil
Creditos: escoladossonhosclaudia.blogspot.com

Não é possível trabalhar com as crianças na educação infantil e não incluir a ludicidade. Atividades lúdicas são brincadeiras cujo objetivo principal promove a interação, o desenvolvimento e o aprendizado de fora divertida. As atividades lúdicas com objetivos definidos turbinam o aprendizado e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

O objetivo da páscoa na educação infantil é proporcionar a troca sobre o que cada família entende com essa comemoração, propor atividades criativas, desenvolver a criatividade, a expressão oral, corporal,…

Além de ampliar a visão de sociedade com temas como respeito, partilha, solidariedade, amor, família, etc.

Plano de aula Páscoa Educação Infantil

plano educação infantil pascoa
Créditos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/

Para elaborar um plano de aula de páscoa na educação infantil, é preciso ter claramente:

  • idade das crianças;
  • o objetivo a ser alcançado;
  • o conteúdo;
  • quais recursos utilizar (lousa, papel, vídeo, material reciclado..)
  • o método (como será abordado o tema) ;

Um plano de aula páscoa na educação infantil pode ter as seguintes propostas:

-Desenhos para colorir.

-Tamanhos e pesos: “Qual é o coelho maior?” “Qual é o coelho menor?”.

-Semelhanças e diferenças: “Qual é a diferença entre os coelhos?”.

-Usando materiais variados:  “Elabore o seu coelhinho da páscoa!” (esses matérias podem ser materiais reciclados diversos, garrafa, embalagens, rolo de papel toalha, higiênico, papéis, elementos encontrados na natureza entre outros).

-Músicas: Através de uma música tocada,cantada por meio de vídeo, um músico, o professor, etc.., peça para a criança criar uma dança de coelho e usar seu corpo para representar;

-Massas de modelar: Manipulando qualquer massa de modelar atóxica, peça para criança fazer um coelho.

– Texturas: Através de diferentes texturas usando materiais diversos, simule o pêlo de um coelho.

-Identificando e associando as letras: “Com qual letra começa”, “Quantas vogais tem” (use palavras simbólicas de páscoa como: amor, coelho, páscoa, paz,…) e peça para as crianças identificarem de acordo com a sua proposta.

-Identificando e associando os números: “Quantas letras tem o nome” “Quantidade de ovos” “Quantos coelhos tem”.

-Raciocínio Lógico: “como esse animal se vira na natureza” – mostre um coelho ou imagem dele e discuta com as crianças suas características físicas e como ele sobrevive na natureza (dê uma introdução sobre suas características).

Ouça todas as respostas e veja que boa parte das respostas seguirá uma lógica baseado naquele animal. Isso faz a criança pensar “fora da caixa”.

-Dobradura: Usando papéis, faça dobraduras de coelhinhos seguindo um passo a passo com as crianças cada qual fazendo sua própria dobradura com a menor interferência possível de um adulto.

Criatividade: “Decore os ovos” – deixe a criança usar a imaginação.

Tesouro de Páscoa: esconde pela sala diversos ovinhos com letras  dentro e peça para as crianças procurarem. Ela deve abrir/quebrar os ovos e falar uma palavra com a letra que ela encontrou.

Dentre diversas outras formas.

As atividades em folha ainda são muito procuradas. Sugerimos atividades para imprimir para serem trabalhadas com as crianças, clique no link para ter acesso.

Plano de aula Páscoa Maternal

As crianças do maternal compreendem a idade de 2 a 4 anos de idade. Nessa idade e através de estímulos, as crianças precisam desenvolver de forma significativa as suas habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. As atividades lúdicas, cheias de brincadeiras prenderão muito mais a atenção dos pequenininhos.

Atividades criativas, sensoriais, que explorem cor, tamanho, coordenação motora, atividades de encaixe, de expressão corporal, sons, imaginação, habilidades de linguagem, pareamento, contação de histórias, colagem, pintura com diversos materiais, etc contribuirão de forma significativa para o desenvolvimento das crianças do maternal. Todas essas propostas poderão ser aplicadas com o tema páscoa.

Nem sempre é fácil saber que tipos de atividades abordar e fazer com as crianças não é mesmo? Pensando nisso trouxemos uma super dica de como ajudar seu filho a se desenvolver de uma forma rápida, veja aqui !

Mas se ainda está em dúvida de como planejar sua aula, temos mais uma dica: a pedagoga Luane trás propostas de atividades para auxiliar no seu planejamento:

Plano de aula com símbolos da Páscoa

Os símbolos da páscoa bem como festa tradicional popular, têm basicamente o coelho e o ovo de páscoa. Mas na comemoração cristã por exemplo, também temos pão, vinho, cordeiro, cruz, Jesus Cristo, vela, peixe e trigo. Baseado nesses símbolos, todas as atividades sugeridas acima no plano de aula páscoa, poderão ser aplicadas.

Conclusão

Além de ser uma comemoração tradicional popular, a páscoa é uma celebração literalmente doce, de harmonia e trocas. Unir uma celebração à aprendizados culturais, pedagógicos e sociais, contribui diretamente para o desenvolvimento de muitas habilidades na educação infantil. A escola precisa ser um ambiente de vivências que permitam ampliar o universo de experiências e caminhar junto à sociedade em que as crianças estão inseridas.

Para que um plano de aula tenha sucesso, é preciso que ele seja pensado principalmente no público alvo. A combinação de um plano de aula páscoa ajustado e criativo permitirá que as crianças aprendam brincando fazendo com que o aprendizado seja muito mais eficiente e proveitoso.

Leia também: 3 modelos de parecer descritivo educação infantil de acordo com a BNCC

Leave a Reply

Your email address will not be published.